16 palavras poderosas para turbinar a persuasão dos seus textos

16 palavras poderosas para turbinar a persuasão dos textos - Ilustração da silhueta musculosa e a cabeça representada por uma lâmpada

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Assim como os cozinheiros usam temperos para acentuar o sabor dos alimentos, Copywriters usam palavras poderosas para temperar seus textos.

Mais do que dar brilho, palavras fortes têm o poder de transformar textos chatos em Copies impactantes e com alto poder de persuasão.

Nas próximas linhas você verá uma lista de ingredientes, ou melhor, palavras para utilizar em suas:

Dominar o uso dessas palavras tornará o seu trabalho como Copywriter ainda mais autêntico e valioso no mercado.

Alerta de spoiler: a décima quinta palavra pode soar controversa mas te surpreenderá, se aplicada da forma correta.

Vamos lá?

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Palavras poderosas para usar nas Copies

1° Você

Um dos maiores erros que Copywriters iniciantes – e até aqueles que já possuem alguma experiência – podem cometer é abusar do “eu” na Copy.

Tente substituir o “eu” por “você” e veja a mágica acontecer.

Usar o “você” coloca o receptor na mensagem na voz ativa. 

Ou seja, ele sente que está no controle e que a decisão de tomar alguma ação partiu dele e não que foi induzido ou manipulado. 

2° Grátis – Gratuito

O ser humano adora ganhar coisas sem ter que pagar por elas. Ele se sente em vantagem.

Mas é preciso usar essa palavra com cautela nos textos para não pôr em cheque o valor daquilo que você está oferecendo.

Sempre utilize outros elementos e argumentos para explicar o porquê ser “gratuito”.

Afinal, você quer que ela pense “Isso é valioso, preciso aproveitar enquanto está disponível” e não “É de graça, então não presta”.

3° Comprovado

Essa é uma das palavras poderosas com o objetivo de provar algum argumento de vendas, benefício ou transformação que o seu produto oferece.

Ao utilizar essa palavra tome cuidado para ser específico e incluir provas autênticas para validar o que está falando.

Por exemplo:

“Tratamento contra câncer de mama comprovado pelo Conselho de Oncologia Clínica do Estado de São Paulo”

4° Exclusivo

Exclusivo é uma das palavras poderosas que precisam de uma justificativa válida para ter efeito sobre o leitor.

Jamais use essa palavra por usar.

Porque um produto – ou serviço – é exclusivo? O que o torna exclusivo? É exclusivo para quem?

Veja um exemplo onde a palavra exclusivo foi usada adequadamente para referenciar o Mastermind da @robertasvl:

“Copy Million RX: Exclusivo para Copywriters de alto nível”

Nesse caso o exclusivo não perdeu o efeito, pois somente Copywriters que atuam em projetos de 6, 7 dígitos podem fazer parte do Copy Million RX.

Ou seja, não é algo acessível para todos, não entra quem quer. Por isso é exclusivo, e gera desejo nas pessoas para fazer parte. 

5° Original

Essa palavra é extremamente valiosa, principalmente se você está escrevendo para negócios representantes de marcas famosas como:

  • Apple;
  • Louis Vuitton;
  • Chanel;
  • Gucci.

Imagine que uma mulher queira comprar uma bolsa da Louis Vuitton. 

Certamente essa cliente procurará lojas físicas representantes que vendem produtos originais. 

Então é importante deixar essa informação clara para atrair esse público específico.

6° Raro

As pessoas gostam daquilo que não é comum, que não está disponível para todos.

Essa é a razão pela qual algumas galerias de arte organizam exposições com obras de artistas renomados em momentos específicos, somente para pessoas da alta sociedade.

Isso também explica porque os quadros do Leonardo da Vinci, Vincent Van Gogh e Claude Monet custam milhares de dólares.

Use essa palavra com sabedoria e o seu público associará o produto ou serviço que está oferecendo a algo de muito valor.

7° Revelado / Revelar

Quer ativar o gatilho mental da curiosidade no seu público? Diga que vai revelar algo – um método, estratégia ou hack – para eles.

Essa é uma das palavras poderosas que você pode utilizar nas headlines para capturar a atenção das pessoas e fazer com que elas leiam a sua Copy inteira.

Veja como a palavra “Revelar” foi usada na página de vendas da Formação APL Experience: 

8° Premiado

Essa palavra pode ser usada com, pelo menos, dois objetivos na Copy:

  1. Demonstrar autoridade:

Na primeira hipótese pode ser que o produto, método, empresa ou especialista tenha recebido algum prêmio e você queira usar isso na Copy para aumentar a autoridade.

  1. Mencionar algum prêmio (bônus):

Por exemplo, se está escrevendo para um lançamento de desafio, pode ser que queira premiar o melhor participante.

Assim, essa é uma outra forma de usar essa palavra na Copy para gerar interesse nas pessoas por aquilo que está oferecendo a elas.

9° Seguro

Esta palavra pode ser utilizada em diversos momentos nos textos e sua principal função é quebrar objeções e ativar o gatilho mental da segurança nas pessoas.

Ela é indispensável tanto para criar ofertas irrecusáveis como para escrever páginas de checkout persuasivas.

10° Garantido

Essa palavra é muito também pode ser utilizada para ativar o gatilho mental da segurança ao fazer uma oferta.

Uma das formas mais comuns de utilizá-la na Copy é no FAQ, ao dizer que se a pessoa comprar e não gostar do produto tem garantia de solicitar o reembolso e receber todo o dinheiro de volta.

Embora seja muito simples, essa palavra ajuda a quebrar uma das objeções mais fortes do público: o investimento é seguro?

11° Provocante

Essa é uma daquelas palavras que mexem com a imaginação das pessoas porque instiga à sensualidade.

Por instigar a sensualidade, a palavra “provocante” cai muito bem em nichos que têm esse apelo, como por exemplo lojas de produtos íntimos.

Mas o uso dessa palavra não é restrito somente a esse nicho. 

Veja como ela pode ser usada para tornar uma headline mais atraente:

“3 formas de escrever ofertas provocantes para as suas páginas de vendas”

12° Sexy

A palavra “sexy” tem o mesmo efeito que “provocante”, pois instiga a imaginação das pessoas.

Você pode usar para escrever headlines de emails, posts no instagram, anúncios ou mesmo no corpo da Copy.

Veja um exemplo de como essa palavra pode ser aplicada no nicho de Copywriting:

“5 estratégias para deixar a sua Copy mais sexy”

13° Velocidade

As pessoas gostam de soluções que trazem rapidez, que as fazem ganhar tempo.

Por isso, se o produto ou serviço para o qual você vai escrever oferece esse tipo de benefício para as pessoas, explore isso na Copy.

Exemplo:

“Conheça o método que te fará ganhar velocidade na escrita das Copies para campanhas de vendas”

14° Segredo

As pessoas ficam curiosas quando leem essa palavra e a tendência é que pensem: “preciso saber que segredo é esse”.

Veja um exemplo: 

“O segredo dos emails que vendem todos os dias”

Essa palavra performa muito bem na Copy para infoprodutos, como:

  • Cursos;
  • Treinamentos;
  • Consultorias;
  • Masterminds.

15° Ridículo 

Embora a palavra “ridículo” tenha um sentido ruim, ela é capaz de trazer uma carga emocional mais forte para as frases.

O segredo é usá-la para caracterizar situações e não pessoas. 

Imagine construir um Storytelling com essa palavra…

“Se você acorda todos os dias pensando como é ridículo ter que trocar horas por dinheiro, pegar ônibus lotado e ainda não ter grana suficiente para pagar as contas no final do mês, a Profissão Copywriter é para você.”

Ficou claro para você? Então bora para a última palavra poderosa.

16° Investir

Você gosta de perder dinheiro? Provavelmente não.

Na realidade ninguém gosta da sensação de gastar dinheiro e não ter nenhum tipo de retorno, não ganhar nada em troca.

Por isso, quando for ofertar algum produto ou serviço, utilize “investir – investimento” para substituir palavras com sentido negativo, como:

  • Comprar;
  • Pagar;
  • Gastar. 

Assim você consegue eliminar a sensação de perda que a compra de um produto pode significar para a pessoa, principalmente se o produto é destinado para um público com recursos financeiros limitados.

O mais interessante é que você pode combinar (com moderação) as palavras poderosas que viu aqui para escrever textos autênticos e que farão os clientes implorar para contratar os seus serviços.

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