Tutorial: Como fazer Copy para anúncios do zero

Como fazer copy para anúncios do zero

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Se você quer saber como fazer copy para anúncios e acertar no Google e Facebook ADS é essencial conhecer os fundamentos da escrita persuasiva.

Afinal, se há mais de um século, Copywriting ajuda empresas a faturar milhares de dólares através de cartas de vendas enviadas pelos correiros, imagine só o que essa habilidade pode fazer pelo seu negócio hoje?

Nas linhas a seguir, você entenderá, passo a passo, como fazer copy para anúncios campeões em conversão.

Leia até o final.

Como fazer copy para anúncios

1° Determine o objetivo do anúncio

Antes de colocar a mão na massa e escrever, você precisa ter clareza de qual é a finalidade daquele anúncio. 

Por que?

Isso vai evitar que você coloque a carroça na frente dos bois e encha o anúncio de informações confusas que farão o leitor querer escapar dali o mais depressa possível.

Para identificar qual é o objetivo do anúncio, primeiramente você precisa ter clareza de qual será a página de destino.

Ou seja, para onde as pessoas serão levadas após clicar no botão azul? 

WhatsApp do time comercial, página de captura, site institucional…

Pense nisso antes de escrever e lembre-se:

Na copy, o objetivo é sempre levar o leitor para a próxima página.

2° Identifique qual é o nível de consciência do público

Antes de decidir apertar o botão de compra, existem estágios de consciência pelos quais as pessoas passam para que decidam comprar ou não.

Esses estágios são:

  1. Inconsciente do problema – a pessoa não faz ideia sequer que tem um problema.
  1. Consciente do problema – ela sabe que tem um problema, mas não faz ideia de como resolver.
  1. Consciente da solução – sabe que existe uma forma de resolver o problema, mas ainda não conhecem a solução que você oferece.
  1. Consciente do produto/oferta – sabe que o seu produto pode resolver o seu problema, mas ainda não tem certeza se ele é a solução definitiva.
  1. Totalmente consciente – aqui a pessoa já sabe que precisa do produto e só está esperando uma oferta irresistível para passar o cartão.

Identificar em que nível de consciência o público está vai te ajudar a não errar na abordagem e invalidar técnicas de copy poderosas somente por usá-las em momentos inadequados.

Se você nunca ouviu falar em níveis de consciência até chegar neste post, é obrigatório que leia este material aqui após finalizar a leitura, caso contrário todas essas dicas isoladas podem não te trazer o resultado desejado.

3º Mapeie os problemas, mitos e sonhos do público

A razão pela qual muita gente queima dinheiro no gerenciador de anúncios é que elas acreditam que precisam ser extremamente criativas para vender.

A verdade é que essa é uma das maiores em relação a como fazer copy para anúncios.

Você não precisa se contorcer na busca pela abordagem mais disruptiva para os seus anúncios.

Muito pelo contrário. 

Aqui na VL, investimos bons milhões em anúncios todos os anos e pudemos comprovar por experiência que os anúncios mais lucrativos não são os mais criativos.

Então, qual é o segredo?

Conhecer os problemas, mitos e sonhos da sua audiência – ou PMS.

Esses dados vão ajudá-lo a criar anúncios magnéticos, que chamam a atenção das pessoas, geram conexão com elas e despertem o interesse para o que você tem a oferecer.

Simplesmente porque o PMS torna a copy extremamente pessoal e faz as pessoas sentirem que você leu a mente deles.

Neste conteúdo aqui, você vai entender exatamente como descobrir o PMS da sua audiência – confira, assim que terminar a leitura.

4° Siga um método para não errar na persuasão

Imagine só quão frustrante é a sensação de nadar, nadar e morrer na praia…

É exatamente o que acontece quando você quer fazer copy para anúncios sem método – e por método, não entenda fórmula.

Métodos de escrita persuasiva são estruturas que garantem que as copies sigam uma linha de raciocínio com início, meio e fim. 

Diferente das fórmulas, o método não te aprisiona em templates engessados, mas te dá liberdade de brincar com as técnicas dentro do seu texto, com a segurança de não pesar a mão e tornar o anúncio confuso, a ponto do público não sabere o que fazer ao final.

O método de escrita que usamos aqui na VL e ensinamos para os alunos dos nossos treinamentos de Copy é o Impacta, Conecta e Converte, onde:

Impacta: Você vai chamar a atenção do público através de uma headline que instigue a curiosidade ou esteja relacionada ao PMS do público.

Conecta: Após ganhar a atenção do público é hora de gerar conexão e despertar o interesse para a sua oferta. Nessa etapa vale contar histórias, mencionar benefícios e até amplificar problemas que o público enfrenta.

Converte: Copy sem CTA não é Copy, é redação. Aqui, é hora de chamar o leitor para a ação através de um comando único e urgente.

Percebe como é simples? E de fato é para ser mesmo.

5° Escreva primeiro, revise depois

A quinta dica sobre como fazer copy para anúncios e que também vai te ajudar a escrever qualquer outro tipo de copy que vende de verdade é: escreva primeiro, revise depois.

Ao sentar para escrever, derrame todas as suas ideias no google docs. 

Permita que o lado direito do seu cérebro (artístico) trabalhe livremente sem a interferência e julgamento do lado esquerdo (racional).

Isso vai te ajudar a fugir das garras do bloqueio criativo, além de contribuir para que você seja muito mais produtivo escrevendo.

Bônus: Onde encontrar boas referências para anúncios

Se mesmo após os cinco passos mencionados acima, você ainda precisar de um impulso para começar a escrever os anúncios, busque referências.

Você pode analisar anúncios de concorrentes ou até mesmo empresas que admira para se inspirar, em sites como:

Mas atenção, use esses sites somente para se inspirar.

Não copie anúncios de concorrentes ou terceiros, a menos que queira virar piada no marketing digital.

Esse conteúdo te ajudou?
Confira também 5 elementos de persuasão obrigatórios em copy para anúncios.

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