3 elementos de uma estratégia de Copywriting lucrativa

3 Elementos de uma estratégia de Copywriting lucrativa

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Para entender o que é uma estratégia de Copywriting, antes reflita sobre o seguinte:

Alguma vez a sua atenção foi fisgada por um anúncio ou post no instagram porque sentiu que foi escrito para você?

Já aconteceu de ficar tão impressionado com a autoridade com que um expert do marketing digital falava que você simplesmente se sentiu impelido pela curiosidade a clicar no link que ele mandou?

Então, acredite, você já experimentou na própria pele como é ser envolvido por uma estratégia de Copywriting.

No decorrer deste conteúdo você entenderá, com exemplos práticos:

  1. Como funciona uma estratégia de Copy;
  2. Como estruturar uma estratégia de copywriting;
  3. Quais são os elementos indispensáveis em uma estratégia de copy lucrativa.

Preparado para mergulhar fundo na habilidade mais lucrativa da internet?

Leia até o final.

O que é Copywriting

Para garantir que você está na mesma página que alguém que já entende bem o conceito de Copywriting, vamos desmistificar essa palavrinha.

Copywriting envolve um conjunto de técnicas e fundamentos provenientes do estudo do comportamento humano que aplicados na comunicação escrita ou verbal tem a capacidade de estimular a tomada de ação imediata.

Aqui na internet, esse recurso é utilizado especialmente na produção de conteúdo e na criação de páginas, emails e materiais para campanhas de marketing direto.

Ou seja, ações com o objetivo de vender produtos e serviços.

Dessa forma, uma estratégia de Copywriting diz respeito a ações coordenadas com o objetivo de estruturar e distribuir textos com foco em conversão.

É por isso que a habilidade de transformar palavras comuns em persuasivas é tão valiosa.

Pois as técnicas de Copy ajudam os negócios a vender em larga escala e multiplicar sua capacidade de faturamento.

Em outras palavras, quem domina Copywriting tem o poder de gerar fortuna com as próprias mãos.

Como criar uma estratégia de Copywriting

Afinal de contas, como é que eu faço para criar uma estratégia de copywriting do zero?

Nos próximos parágrafos, você descobrirá três elementos importantes que precisa se atentar ao planejar um conteúdo, criar um anúncio ou mesmo uma página de vendas.

1 Respeite o nível de consciência do público

Quando se fala em Copywriting, nada é uma regra absoluta pois a escrita persuasiva é direcionada a seres humanos que não são tão precisos quanto o cálculo 2+2=4.

Mas existe um fator que chega muito perto do que poderia ser taxado como regra na copy e este é o nível de consciência.

Níveis de consciência é um fundamento desenvolvido por Eugene Schwartz que explica como a mente humana se comporta durante o processo de compra.

A partir desse conhecimento, você tem condições de dosar os elementos de persuasão na medida e intensidade corretas para que a pessoa tome a ação idealizada para aquele tipo de Copy.

Essa metodologia basicamente explica porque não adianta querer vender remédio para quem nem sabe que está doente.

Dessa forma, antes de escrever uma copy você precisa identificar quão consciente o público está em relação:

  1. Ao problema que ele tem;
  2. A solução para esse problema;
  3. Ao produto que soluciona o problema.

A semelhança do que um médico faz com seus pacientes, a ideia dessa metodologia é examinar e diagnosticar antes de prescrever qualquer tratamento.

Assim, a pessoa saberá exatamente qual é a sua condição, quais são as consequências e como isso a impedirá de alcançar seus objetivos.

2 Escolha as técnicas de copy adequadas

Headlines, gatilhos mentais, objeções, promessa, cta… 

Todos esses elementos são importantes, mas precisam ser escolhidos com cautela para que a comunicação não soe apelativa ao invés de persuasiva e a sua estratégia de copywriting seja bem sucedida.

Para ficar mais claro, imagine que precisa escrever um anúncio para vender sérum de vitamina C para mulheres que sofrem com acne e manchas na pele.

Se durante a campanha, não ficou claro para o público como a vitamina c ajuda a resolver esse problema nem quais benefícios esse produto proporciona para a saúde da pele, dificilmente um desconto ou o gatilho mental da urgência fará efeito.

Assim, pondere quais técnicas faz sentido usar em cada copy, a partir do nível de consciência do público-alvo da copy. 

Isso vai te ajudar a escrever textos intencionais e estratégicos que vão impactar, conectar e converter muitas vendas para o seu negócio.

3 Use imagens viscerais no design

Copy sem design converte? Absolutamente.

Porém, se você pode investir nesse tipo de mídia, porque não usá-lo para potencializar ainda mais os seus resultados, não é? 

Humanos são seres visuais, por isso um design visceral é uma verdadeira mão na roda quando se fala em chamar a atenção do público e amplificar o entendimento da mensagem.

Para tanto, é necessário que copy e design dancem em perfeita sincronia.

O que quer dizer que as imagens precisam estar relacionadas e complementar a interpretação do texto, de modo que a união dos dois faça total sentido para quem vai receber o material.

Veja mais no tópico a seguir.

Exemplo prático de uma estratégia de Copywriting aplicada em conteúdo

Se você chegou até aqui, é hora de fechar o seu entendimento completo de tudo o que leu com um exemplo prático em que houve uma estratégia de Copywriting por trás da criação deste conteúdo no Instagram.

Existem algumas coisinhas interessantes nesse post que revelam uma estratégia de copy muito eficaz – não é à toa que o conteúdo esteve fixado por um bom tempo no perfil da @robertasvl.

O primeiro ponto é o nível de consciência.

Esse post foi construído para pessoas que já tem consciência do problema – o nível 2, segundo a metodologia de Eugene Schwartz.

Ou seja, elas já sabem que tem algo impedindo de alcançar seus objetivos e até já ouviram falar sobre Copywriting, embora não saibam exatamente de que forma esse conhecimento pode ajudar.

Então, a estratégia de Copywriting do post é elevar a consciência para a solução desse problema, o que fica bem claro na headline do post: “2 bons motivos para você aprender Copywriting hoje”.

Ao longo do conteúdo, o conteudista brinca com as técnicas de Copy escolhidas para defender a sua abordagem e conduzir o leitor à conclusão inevitável de que ou você domina Copy ou continuará deixando dinheiro na mesa.

As principais, são:

Quebra de padrão

Após explicar o conceito de Copywriting, nos cards 3 e 4, o autor do post recorreu à quebra de padrão para recuperar a atenção do público após uma informação meramente técnica e despertar o interesse dele para o que estava nos próximos cards.

Problema comum que gera conexão 

De forma bem estratégica, nos cards 5 e 6 o conteúdo eleva a consciência do público de que copy não serve apenas para quem quer prestar serviços como Copywriter, mas sim para qualquer pessoa que precisa vender alguma coisa, inclusive o seu próprio tempo.

Vantagens de dominar Copywriting

Após despertar o interesse é hora de gerar desejo em aprender Copywriting. 

Para isso, o conteudista lista nos cards 7 e 8 alguns dos principais benefícios desejados pelo público e que deixam subentendido suas dores e sonhos, como baixa remuneração, vontade de empreender e fazer transição de carreira.

CTA para comentário

Além de estimular o engajamento com o conteúdo e garantir que os engajados recebam os próximos conteúdos do perfil. 

Essa CTA também foi usada como uma forma de sentir como o público recebeu o conteúdo e servir de inteligência para as próximas produções.

Agora é a sua vez de colocar a mão na massa e executar tudo o que aprendeu aqui.

Para te ajudar ainda mais a criar boas estratégias de copywriting para o marketing de conteúdo do seu negócio, aperte o link abaixo e acesse o guia que te ajudará a transformar posts em máquinas de imprimir dinheiro.

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