3 boas indicações de filmes e séries sobre negócios

3 boas indicações de filmes e séries sobre negócios

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Está procurando boas indicações de filmes e séries sobre negócios para maratonar no fim de semana?

Neste conteúdo, faremos uma análise de 3 filmes e séries que além de te ajudar a espairecer, vão te inspirar, agregar ao seu repertório e estimular a sua criatividade na hora de escrever copy que vende.

Confira!

Filmes e séries sobre negócios

1 Billions 

A trama da série Billions é focada no universo corporativo e financeiro norte americano e retrata o embate pessoal entre Chuck Rhoades – procurador federal do distrito sul de Nova York e que tem como desafio pessoal prender o bilionário Bobby Axelrod – que é o dono de uma das maiores firmas de investimentos dos estados unidos e que possivelmente está envolvido em negócios ilegais.

Bobby Axelrod – personagem interpretado por Damian Lewis – é um famoso bilionário de Wall Street, que perdeu todos os seus parceiros de negócio em um fundo de investimento, no dia 11 de setembro de 2001.

Acontece que minutos depois do destino ter impedido a sua morte, Axelrod fez uma ousada jogada e ganhou um mar de dinheiro. Com isso, ele assumiu o controle total do fundo de investimentos e o renomeou para Axe Capital. 

Em Billions, Axelrod é popular e tem boa fama por realizar doações generosas para instituições de caridade.

Mas apesar das boas intenções por trás de suas ações, ele também é um homem ganancioso e extremamente estrategista, capaz de ir até as últimas consequências para garantir a concretização dos seus planos. 

Do outro lado do jogo, temos o seu oponente, Chuck Rhoades – interpretado por Paul Giamatti. 

O embate entre Bobby e Chuck começa logo no episódio piloto da primeira temporada, no momento em que Chuck recebe em seu escritório uma série de indícios que apontam que Bobby e a Axe Capital utilizam informações privilegiadas para ganhar dinheiro no mercado financeiro. 

A partir daquele momento, começa uma espécie de jogo de gato e rato entre os dois, que se arrasta pelas 6 temporadas existentes da série até a data em que este conteúdo foi escrito.

Agora, um dos aspectos interessantes de Billions é que não vemos personagens caricatos onde temos o mocinho lutando contra o vilão desprezível.

A série evidencia muito bem a dualidade entre dois personagens antagonistas onde ambos apresentam desvios de conduta em prol dos seus interesses pessoais.

Lições sobre negócios que Billions te ensina

Indicações de filmes e séries sobre negócios - Billions

Quais são as lições que você Copywriter ou empresário pode tirar dessa obra de ficção?

Separamos pelo menos 3 aprendizados valiosos.

O primeiro é:

1 Aproveite as oportunidades

Na série, o personagem Axelrod constrói o seu negócio bilionário em meio a uma crise nacional. 

É claro que não estou sugerindo que você coloque a ética de lado para tirar vantagem das situações.

Na verdade, Billions nos ensina a estar atento às oportunidades que surgem diante de nós, inclusive nos momentos de crise.

Seja no digital ou no mercado tradicional, para crescer e se destacar é preciso ser ousado em momentos decisivos. 

Fato é que é muito difícil conquistar resultados extraordinários dentro da sua zona de conforto, então seja audacioso. 

Só assim você poderá colher recompensas grandiosas.

2 Aprenda a delegar

A segunda lição importantíssima é: Aprenda a delegar.

Uma característica muito interessante da trama é a disposição do personagem Bobby em se cercar de pessoas estratégicas para auxiliá-lo nas mais diversas ações no seu dia a dia.

Ou seja, ele sabe que não tem condições de fazer tudo sozinho, por isso recruta talentos para executar atividades em que ele não é tão bom e assim pode se concentrar nas áreas em que ele é especialista.

Se você tem um negócio, por exemplo, considere trazer para o seu time pessoas com habilidades melhores que as suas nos assuntos em que não tem tanta expertise.  

Assim, você poderá trazer mais resultados para o seu negócio, embora não seja o responsável direto por cada um deles.

3 Venda benefícios

E a terceira e última lição, que sempre repitimos incansavelmente aqui no Blog, no canal da VL no Youtube, nos conteúdos lá do Instagram @robertasvl e nos meus treinamentos de Copy é: Venda benefícios.

Na série, Axelrod não ficou bilionário vendendo as características técnicas do seu produto, mas sim os benefícios que ele gerava na vida dos seus clientes.

Você deve fazer o mesmo no seu negócio. 

Oriente a sua equipe de vendas para direcionar os argumentos para os benefícios que os produtos proporcionam. 

Como Copywriter, ressalte esses aspectos nas copies que você produz, independentemente se são conteúdos para redes sociais, anúncios ou páginas de vendas.

Evidentemente essas não são as únicas lições que você pode tirar da série Billions, mas são as que achemos mais importante destacar aqui.

Caso você tenha interesse em assistir, atualmente a série está disponível na plataforma de Streaming Netflix.

2 O Clube do Imperador 

Filmes e séries sobre negócios - O clube do Imperador

O Clube do Imperador – um drama lançado em 2002 conta a história de William Hundert, professor da Saint Benedict’s, uma tradicional escola de rapazes estadunidense conhecida por receber os filhos da elite política e social.

Durante suas aulas, o professor Hundert se esforça ao máximo para emplacar na mente dos alunos princípios éticos, através de menções a citações de filósofos gregos e romanos, como por exemplo:

“o caráter de um homem é o seu destino”

“o fim depende do início”

Tudo vai bem, a turma é muito engajada e respeitosa, até que entra em cena o jovem Sedgewick Bell – filho de um senador influente.

Sedgewick entra em confronto com as ideias e sistema de ensino do professor. 

Apesar da rebeldia de Sedgewick, o professor Hundert enxerga no jovem potencial, o que o levar a ter ainda maior interesse em moldar o caráter do rapaz. 

Mas ao contrário do que se espera, em O Clube do Imperador, não há redenção do personagem problemático por um mentor empático.

Embora os dois desenvolvam uma relação mais próxima ao longo da trama, durante o concurso para o prêmio Júlio César, organizado pelo professor, Sedgewick burla as regras e cola para obter vantagem na competição.

O professor denuncia o comportamento errado do aluno, mas os gestores da Saint Benedict’s decidem não punir o rapaz, em função da posição política do seu pai.

Isso acaba gerando uma crise interna no professor, ao se dar conta de que embora pregue a ética aos seus alunos, ele mesmo favoreceu Sedgewick durante as eliminatórias do concurso como um dos 3 finalistas, no lugar do aluno de origem humilde e comportamento exemplar Martin Blythe, por acreditar ser aquela a única chance de Sedgewick encontrar redenção.

Anos mais tarde, já adulto, Sedgewick organiza uma reunião com o professor e seus antigos colegas de turma, onde propõe realizarem novamente o concurso Júlio César.

Frustrando as expectativas do professor, novamente o jovem burla as regras para obter vantagem, alegando que a ética é apenas uma construção que não tem o menor valor em sua vida.

Aprenda isso com O Clube do Imperador

O Clube do Imperador mostra que de nada serve a educação, se ela não puder ser revertida em crescimento, se não resultar em mudança.

Essa, sem dúvidas, é a maior lição que a gente pode tirar desse filme.

De nada adianta criar a missão, visão e valores do seu negócio se isso não nortear as suas ações e as da sua equipe no dia a dia.

Não adianta investir em capacitação, treinamentos e aperfeiçoamento profissional se você não for capaz de executar e gerar mudanças a partir desse conhecimento.

Por outro lado, o clube do Imperador nos ensina também a partir da postura do personagem Martin Blythe que a integridade é o reflexo cristalino de tudo o que foi plantado dentro de você

3 Emilly em Paris

Filmes e séries sobre negócios - Emilly em Paris

A terceira indicação desse vídeo é uma série que a @robertasvl já mencionou bastante lá no seu perfil no Instagram e que gerou muitos insights para as campanhas de venda dos meus treinamentos de Copy da VL.

A série Emily em Paris.

Se você procura algo mais leve para assistir, vai descobrir nos próximos parágrafos que pode extrair lições valiosas mesmo em produções mais descontraídas.

E se ao final da leitura, decidir que não quer essa indicação na sua lista de favoritos, também não tem problema porque esse post já vai te ajudar a tirar insights legais para o seu negócio, mesmo que não assista a série de fato.

Emily in Paris conta a história de Emily Cooper, uma norte-americana de 20 e poucos anos que se muda de Chicago para Paris para trabalhar como estrategista de Mídia Social na Savior, uma empresa de marketing francesa, durante um ano.

A trama, basicamente apresenta os desafios que Emily enfrenta para se adaptar à cultura, ao novo trabalho e aos relacionamentos nessa nova fase de sua vida.

Insights de Emilly em Paris

Sem dar muito spoiler, o seriado traz alguns insights interessantes sobre carreira, que podem inspirar profissionais de diversas áreas.

1 Alinhe a comunicação ao perfil da marca

Um dos primeiros problemas enfrentados por Emily é convencer um dos principais clientes da agência, o estilista Pierre Cadault, de que ela é qualificada para cuidar de sua marca. 

A reação de Pierre é questionar, afirmando que sua empresa precisava de uma visão francesa, não de uma americana. 

Afinal, a marca de luxo era conhecida pelo público justamente por ser francesa.

O mesmo acontece na “vida real”, com negócios reais.

A comunicação obrigatoriamente precisa estar sempre alinhada com o perfil de uma marca. Só assim é possível transmitir sua personalidade e história e diferenciá-la entre os concorrentes.

2 Inove ou feche as portas 

O mundo está sempre mudando. 

Por isso, é muito comum que processos, produtos e serviços bem-sucedidos anteriormente não apresentem mais a mesma performance.

É importante ficar atento às tendências, buscar alternativas para melhorar o trabalho e atender às novas necessidades do público.

Esse fato é evidenciado na série quando Pierre Cadault faz um desfile totalmente disruptivo e consegue um alcance maior entre os jovens, tirando a imagem de que a marca era velha. 

3 Saiba se vender

Você não precisa de muito tempo ou de um discurso eloquente para vender suas ideias a alguém.

O que você precisa é conhecer suas habilidades, seus pontos fortes e diferenciais.

Mas lembre-se: não fale tanto de si mesmo.

Mesmo durante uma reunião de vendas ou uma entrevista de emprego, por exemplo, mostre para o seu cliente como elas podem se beneficiar das suas habilidades, daquilo que você está oferecendo.

Uma das cenas em que isso ficou evidente na série foi quando a personagem Emily convenceu o dono de uma rede de hotéis a se reunir com um de seus clientes para criar um aroma exclusivo para o seu empreendimento.

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Confira também3 indicações de filmes e séries para Copywriters | Parte 1

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