3 indicações de filmes e séries para Copywriters profissionais

3 indicações de filmes e séries para Copywriters profissionais

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Procurando boas indicações de filmes e séries, a fim de descansar os dedinhos de escrever palavras lucrativas, Copywriter?

Este conteúdo vai lhe ajudar.

Separamos aqui, 3 indicações de filmes e seriados que trazem perspectivas interessantes sobre Copywriting, Persuasão, Vendas e Comportamento Humano. 

Vale lembrar que esse conteúdo contém spoilers, por isso, se você ainda não assistiu alguma dessas produções, corra os olhos pelos sub-títulos para descobrir quais são elas antes de continuar a leitura.

Sem dúvidas, as indicações que verá aqui vão agregar muito ao seu repertório como Copywriter, ilustrar alguns fundamentos da escrita persuasiva aplicados na prática e te ajudar a escrever copies mais autênticas, interessantes e persuasivas.

Leia até o final.

Indicações de filmes e séries para Copywriters

1 Self Made

A primeira produção dessa lista de indicações é Self Made.

Indicações de filmes e séries para Copywriters - Banner da série Self Made

Uma série curtinha lançada em 2020, de apenas 4 episódios, que conta a história de Madam C. J. Walker – uma empreendedora americana, filantropa e ativista política e social, registrada pelo Guinness Book como a primeira mulher que se tornou milionária nos Estados Unidos.

O foco da minissérie é mostrar como Madam conquistou sua fortuna vendendo produtos capilares para mulheres negras, numa época onde cor da pele, tipo de cabelo e gênero eram sinônimos de poder.

E isso é mostrado de várias formas em diversas situações no decorrer dos episódios, ambientados na américa dos anos 1867.

O sonho das mulheres negras daquela época era ter um “cabelo bonito”, ou seja, como o cabelo das pessoas brancas, afinal aquele era o padrão de beleza da época.

A personagem Madam tinha um produto – precisamente, um tônico capilar – e decidiu vender esse produto no mercado da época, mas fracassou em suas primeiras tentativas.

Por que?

Ela cometeu o erro que a maioria dos Copywriters iniciantes cometem: não vender a transformação do produto.

Madam dizia o que o tônico fazia – estimular o crescimento capilar – mas o ponto é:

  • Não é isso que qualquer outro tônico capilar faz? 
  • Por que, então, as pessoas deveriam comprar o tônico dela e não qualquer outro?

É quando o jogo muda para Madam…

Ela decide parar de falar sobre o problema que o produto soluciona e foca na transformação que ele trás, as dores que ele soluciona para a persona.

Ela faz isso através de uma técnica milenar, que até Jesus usou: o Storytelling.

Madam decide contar as dificuldades que enfrentou antes de decidir vender aquele produto, enquanto ainda era uma lavadeira e, com isso ela vai pontuando as dores que sentiu na própria pele:

  • perder a esperança de uma vida melhor;
  • achar que nasceu para ser lavadeira e que não tinha o direito de sonhar;
  • ser agredida e abandonada pelo marido.

Problemas que afetaram tão profundamente sua autoestima e vontade de viver, que fizeram seus cabelos cair, literalmente!

É quando, finalmente, surge um raio de esperança: o tônico capilar.

Madam vendeu a transformação do produto e ainda fez disso o seu propósito, para que assim como ela, mais mulheres resgatassem:

  • sua autoestima;
  • seus sonhos;
  • suas aspirações profissionais;
  • sua vontade de viver.

Fantástico, não é Copywriter?!

É exatamente isso que o seu produto precisa fazer: vender a transformação e tocar as dores que a sua audiência nem imagina que tem e que você pode solucionar.

Então, já favorita a série aí na sua lista da Netflix e bora aprender com essa empreendedora que fez história e usou Copywriting tão brilhantemente, numa época em que não existia internet ou computador.

2 Gênio Indomável

A segunda produção dessa lista de indicações de filmes e séries, não tem a ver com vendas especificamente, mas aborda um ponto chave na escrita de um Copywriter profissional e que vai agregar ao seu repertório: 

Empatia – a capacidade de se colocar no lugar e sentir a dor do outro.

Indicações de filmes e séries para Copywriters - Banner do filme Gênio Indomável

O filme Gênio Indomável foi escrito pelos astros e grandes amigos Matt Damon e Ben Affleck – ou Batman, como preferir – co-estrelado pelo grande e já falecido ator Robin Williams.

Lançado em 1997 – Gênio Indomável teve nove indicações ao Oscar e venceu em duas dessas categorias indicadas, sendo elas a de:

  • melhor roteiro;
  • melhor ator coadjuvante – para Robin Williams (o único Oscar de sua vida).

No enredo, o protagonista Will, interpretado por Matt Damon, é um jovem com uma série de problemas comportamentais, como agressividade, estar sempre na defensiva – atitudes estimuladas por traumas que sofreu na infância.

Após uma briga, Will é preso e condenado a auxiliar um renomado professor de matemática do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, que se encanta com as habilidades do jovem rapaz após ver ele resolver um problema dificílimo de matemática.

Além do trabalho voluntário, Will também precisa participar de uma sessão de terapia uma vez por semana.

É nesse momento, senhoras e senhoras, que Robin Willians entra em cena e podemos observar ao longo do enredo o poder que a empatia tem para construir pontes e gerar profunda conexão emocional entre duas pessoas aparentemente opostas.

A história é muito tocante e traz várias lições sobre a importância de pensar nos sentimentos das pessoas, da conexão social e na força que o vínculo emotivo tem para transformar e curar os seres humanos.

O filme está disponível na Prime Vídeo, caso você ainda não tenha assistido e queira se inspirar.

3 Suits

Suits, a terceira e última produção dessa lista de indicações de filmes e séries, traz uma série de lições que podemos tomar para a vivência da Profissão Copywriter.

Indicações de filmes e séries para Copywriters - Banner da série Suits

Apenas para você entender o contexto da série, caso não conheça a série:

Suits conta a história de Harvey Specter (Gabriel Macht), o melhor advogado de Manhattan.

Harvey encontra um garoto chamado Mike Ross – interpretado por Patrick J. Adams – que foi expulso do colégio e mesmo assim consegue boa nota na prova de admissão do curso de Direito devido a sua memória fotográfica fantástica.

O seriado tem nove temporadas e está disponível na plataforma de streaming Netflix, caso você queira correr assistir assim que finalizar a leitura.

Mas, vamos a aplicação.

Lições que Suits traz para a experiência e atuação de um Copywriter

Separamos as 3 lições mais importantes.

1ª Seja proativo

Um dos maiores diferenciais que você pode ter como Copywriter é o hábito de ser proativo.

Vemos muito isso em Suits, quando o personagem Mike começa a planejar a defesa dos casos mesmo antes de ser solicitado pelo seu chefe – Harvey Specter.

No seriado, Mike sempre pensa em vários cenários para que possa ter o controle nas mãos de todas as situações que provavelmente possam acontecer durante os julgamentos.

Com isso ele consegue evitar ser pego de surpresa e acabar correndo o risco de usar as estratégias de forma equivocada.

Como Copywriter, você pode fazer o mesmo.

Sempre busque formas de entregar mais do que o cliente pediu, demonstrar preocupação com os resultados dele, seja escrevendo mais emails, mais anúncios e até mesmo variações de uma mesma página de captura ou vendas para testar.

É importante se antecipar a esse tipo de situação, pois é muito comum que durante um lançamento ou uma campanha de vendas, por exemplo, uma Copie não converta tanto quanto você imaginava.

Então, quando você se prepara antecipadamente para essas situações, consegue até mesmo se posicionar como um profissional mais valioso para o seu cliente.

Confira também Overdelivery para Copywriters: Como fazer o cliente implorar para te contratar

2ª Não fuja dos desafios

A segunda lição importante que você pode aprender com Suits e levar para a sua profissão é não fugir dos desafios.

Richard Branson – um empresário britânico bilionário, fundador do Grupo Virgin – disse uma vez:

“Se alguém te oferecer uma oportunidade incrível, mas você não tem certeza de que consegue fazer, diga sim – e depois aprenda como fazer.”

Isso é muito importante para você evoluir na Profissão Copywriter.

Um Copywriter Senior, por exemplo, que ganha os seus 10, 20, 30 mil reais em cada projeto de copy que atua, um dia foi um iniciante.

Um dia, ele precisou vencer o medo de vender, acreditar no seu potencial e aceitar desafios maiores para subir alguns degraus e evoluir na profissão, mesmo que isso significasse estudar mais, se dedicar mais, renunciar algumas coisas.

Enfim, não fuja dos desafios pois são eles que vão lapidar a sua escrita e performance como Copywriter profissional.

3ª Agregue valor

A terceira e última lição retirada de Suits e que você pode levar para a sua vida profissional como Copywriter é agregar valor para o seu cliente.

Em Suits, Mike não foi contratado pelas suas credenciais acadêmicas ou experiência, mas pela capacidade que ele demonstrou de agregar valor ao escritório a partir da sua habilidade de reter um volume muito grande de informações e com riqueza de detalhes.

Muito provavelmente você não tenha memória fotográfica como o personagem Mike, mas nenhum ser humano é um potinho vazio.

Você sempre terá algo para agregar ao seu contratante… Uma experiência, habilidade ou conhecimento.

Anotou as dicas, Copywriter?

Se você tem alguma série ou filme para indicar para mim ou os seus colegas que também estão assistindo este vídeo, comente aqui embaixo. 

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