Overdelivery para Copywriters: Como fazer os clientes implorar para te contratar

Overdelivery para Copywriters: Como fazer os clientes implorar para te contratar - Ilustração de um aperto de mãos fechando um negócio enquanto, com um caminhão de entrega ao fundo sobre um background amarelo

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A forma mais eficaz de encantar clientes e fazê-los implorar para contratar seus serviços de Copywriting é fazer o que chamamos de Overdelivery para Copywriters.

Não sabe o que é Overdelivery ou como Copywriters podem fazer Overdelivery

Sem problemas. 

Neste conteúdo você descobrirá como funciona o Overdelivery para Copywriters. 

Além disso, você sairá daqui sabendo tudo o que precisa fazer para surpreender os seus clientes e se posicionar como um Copywriter profissional valioso e indispensável.

O que é Overdelivery?

Traduzindo o termo para o Português, Overdelivery significa “Entregar Mais” ou “Entregar além do esperado”.

Essa técnica é muito comum em restaurantes e serviços de delivery. 

O Overdelivery consiste basicamente em superar as expectativas do cliente adicionando algo no atendimento que eles não esperam e sem cobrar nada por isso, claro.

Já aconteceu de você pedir um Hambúrguer no iFood e receber junto um bombonzinho?

Isso é Overdelivery

Acontece que essa técnica agrega muito valor aos negócios e contribui para fidelizar clientes, conforme o Gazeta do Povo:

Reprodução: Gazeta do Povo

Então por que não adicionar uma estratégia tão simples e eficaz, ao prestar serviços de Copywriting?

É assim que funciona o Overdelivery para Copywriters

Nas próximas linhas você vai descobrir 3 formas de aplicar essa técnica na Profissão Copywriter.

Se preocupar com detalhes na formatação dos textos

Se existe algo que espanta clientes e passa uma péssima impressão sobre a qualidade do seu trabalho é o descuido com a formatação dos textos – quer você utilize o Google Docs ou qualquer outra ferramenta.

Palavras com tamanhos diferentes a cada frase. Alinhamento e espaçamento desconfigurados. Não formatar títulos e subtítulos. Não usar Bullet Points. Ausência de parágrafos… 

Não importa se a sua Copy é incrível, criativa e inovadora. Esses erros vão sobressair.

Se o seu texto não estiver bem formatado, a primeira impressão do cliente ao abrir o arquivo (antes de ler uma única linha) será de susto.

Detalhes são capazes de demonstrar duas coisas:

  1. Capricho e organização;

Ou

  1. Desleixo e falta de profissionalismo.

Você deve escolher qual imagem deseja passar para os seus clientes de Copy.

Se tiver dificuldade em entender como funcionam as ferramentas para criação de texto, como o Docs e Word, separe um texto na sua agenda para testar configurações básicas, como:

  • Títulos e Subtítulos;
  • Tamanho e Estilo de fonte;
  • Alinhamento de Parágrafos;
  • Bullet Points;

Sem dúvidas isso vai impactar muito – e de forma positiva – a qualidade na entrega dos seus projetos de Copy.

Entregar mais do que o combinado

O acordo com o cliente foi escrever 15 anúncios? Escreva 30. 

Foi contratado para escrever uma página de captura? Entregue 4 opções para o cliente ter a possibilidade de fazer testes AB e manter ativa aquela que converter mais a um custo mais baixo.

Fechou um plano com conteúdos para Blog? Escreva também mensagens de divulgação para esses materiais no WhatsApp, Telegram e Stories.

Ter uma postura pró-ativa é fundamental para agregar ainda mais valor ao seu trabalho como Copywriter.

Se você está começando na Profissão Copywriter, Overdelivery não é uma opção e sim uma obrigação.

Principalmente se você almeja “fazer o seu nome” no mercado de Copy e viver das palavras lucrativas.

Entregar mais que o combinado aumenta as chances de os clientes indicarem você para outros Especialistas e Empresas que precisam de serviços de Copy. 

Com o tempo, você poderá até cobrar mais pelos seus serviços, pois as pessoas reconhecerão que você oferece muito mais que textos. Oferece uma experiência.  

Demonstrar interesse pelos resultados das Copies

Essa estratégia foi mencionada em uma Live de esquenta para a Jornada Profissão Copywriter.

Durante essa Live no instagram da Roberta – Copywriter e Sócia fundadora da Você Ligado – o Alê – Gestor de Projetos e primeiro Copywriter contratado pela Você Ligado – disse o seguinte:

“O Copywriter que as grandes Agências de Marketing e Experts procuram não é aquele que só cumpre prazos, mas aquele que se interessa em saber se as Copies estão dando resultados.”

Entregar mais do que prometeu não significa se preocupar apenas com quantidade. 

Significa estar disposto a escrever o quanto for necessário para:

  1. Diminuir Custo Por Lead: O que o seu cliente pagar ao Facebook e Google ADS para captar contatos durante uma campanha de vendas ou Lançamento;
  2. Aumentar os pontos de contato com o público: Produzir mais conteúdo, se necessário – usando técnicas de Copywriting para Instagram – escrever mais e-mails e mensagens de WhatsApp
  3. Potencializar os resultados da campanha: Consequência da execução dos itens acima.

Ao escrever um anúncio, por exemplo, se preocupe em saber qual está convertendo mais, o que pode melhorar ou replicar.

O Copywriter disputado a tapas pelos clientes abomina pensamentos como “entreguei o combinado dentro do prazo, não preciso mais me preocupar”.

A razão pela qual Copywriters não trocam palavras por dinheiro é que eles escrevem tanto quanto for preciso para garantir resultados aos seus clientes, independente se for 20 ou 70 anúncios.

A grande vantagem é que quanto mais Copies você escrever, quanto mais repertório você tiver, mais fácil será escrever com autenticidade. 

Você vai conseguir otimizar o seu fluxo de trabalho e ser capaz de escrever mais rápido, com mais qualidade e assertividade. 

Principalmente se tiver como aliado o Arsenal de Copy – uma estratégia a prova de bloqueios criativos, desenvolvida pela @robertasvl e que é ensinada no treinamento de Copywriting APL: Além das Palavras Lucrativas. 

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