3 formas de gerar valor para os seus clientes como Social Media

Como agregar valor ao serviço de Social Media

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“Como agregar valor ao serviço de Social Media? Como me tornar um Social Media mais valioso e bem pago?”

Se você atua como Social Media ou é um Copywriter produtor de conteúdo e também sofre com essa dúvida? Fique aqui até o final.

Nas próximas linhas, você verá 3 dicas que vão te ajudar a se posicionar como um profissional mais valioso e indispensável para os seus clientes de Social Media.

Você vai descobrir exatamente o que fazer para agregar valor ao serviços de Social Media e até cobrar mais pelo seu trabalho.

Leia até o final.

A habilidade chave para se tornar um Social Media valioso

A habilidade chave para se tornar um Social Media valioso

Se você caiu de paraquedas neste conteúdo e não está familiarizado com a palavra Copywriting, precisamos desatar esse nó agora mesmo, porque essa palavrinha esconde o segredo para você ser mais valorizado como Social Media.

Copywriting é a arte e ciência de transformar textos comuns em persuasivos, através de técnicas de escrita que tem o objetivo de:

  1. Impactar o receptor da mensagem, capturando a atenção imediata dele;
  1. Conectar com as emoções das pessoas para mantê-las interessadas na mensagem;
  1. Converter uma tomada de ação, seja a compra de um produto, o engajamento com um post, um cadastro em um formulário.

Enfim, a ação que você desejar, conforme o objetivo da comunicação.

Acontece que dominar Copywriting é a chave para você agregar valor ao serviço de Social Media e se posicionar como um profissional mais valioso.

Como assim?

Veja bem, não existe mercado saturado para quem entrega resultados aos seus clientes.

Na profissão Social Media, resultados não tem a ver somente com:

  • O alcance do perfil;
  • A quantidade de curtidas nas publicações;
  • O número de comentários nos posts;
  • Número de salvamentos, compartilhamentos;
  • Ou o volume de novos seguidores que o perfil está atraindo.

Engajamento é muito importante, mas engajamento por si só não paga as contas de uma empresa.

Isso significa, que um Social Media jamais deve limitar o seu trabalho a produzir conteúdo por produzir.

É por isso que entender os fundamentos da escrita persuasiva é um diferencial na Profissão Social Media.

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3 formas de agregar valor ao serviço de Social Media

Chegou a hora de dar nome aos bois e tangibilizar como você pode aplicar Copywriting na prática para agregar valor ao seu trabalho de Social Media para os seus clientes.

A seguir, você verá 3 formas de fazer isso.

1ª Construa conteúdos baseados no PMS da audiência

Você já deve ter percebido o quanto está difícil engajar o público nas redes sociais, principalmente com conteúdos técnicos que tem o objetivo de trazer um conhecimento e não entreter.

Pois bem, se engajamento não é suficiente, posts construídos sem técnicas de Copy nem mesmo conseguem engajar o público.

Como contornar essa situação?

Saiba que não é tão difícil quanto parece.

O segredo está em criar conteúdos relacionado ao PMS daquela audiência:

Sigla para:

P = Problemas 

M = Mitos

S = Sonhos

Quando você explora um problema, mito ou sonho do público no seu post, de cara já consegue se desviar do erro catastrófico que é tentar “falar com todo mundo”.

O post amparado no PMS se torna mais personalizado, pois fala com um tipo específico de pessoa que tem um tipo de problema.

E o que acontece quando essa pessoa se depara com o seu conteúdo?

Bingo! Ela se identifica com ele imediatamente.

Então, o primeiro obstáculo você venceu que é capturar a atenção da persona em meio a um mar de informações a que ela está exposta ali nas redes sociais.

E como eu descubro qual é o PMS da minha audiência?

Pesquisa, caro leitor.

Você precisa fazer uma pesquisa de persona detalhada antes de escrever uma única linha de conteúdo.

Essa pesquisa vai te dar uma base de quais são os temas de interesse da sua audiência. 

Assim, será muito mais fácil criar posts interessantes e relevantes e evitar ser ignorado pelas pessoas.

2ª Crie conteúdos alinhados à estratégia de vendas do negócio

Você já percebeu que criar conteúdo por criar, trará pouco ou nenhum impacto significativo sobre os resultados da empresa, certo?

Acontece que, como Social Media, a sua função não é apenas alimentar as redes sociais do seu cliente.

A sua função é alimentar as redes sociais com conteúdos que vão ajudá-lo a vender mais.

Conteúdos que:

  1. Elevam o nível de consciência do público sobre o problema, solução e produto que aquela empresa, marca ou Especialista oferece;
  1. Quebram objeções que impeçam as pessoas de comprar o produto 
  1. Reforçam os benefícios e transformações através de provas sociais.

O Social Media valioso precisa desenvolver a mentalidade estratégica de entender qual tipo de conteúdo criar para cada etapa do funil de vendas do negócio.

Exemplo.

Imagine que você esteja como Social Media de um Expert em Nutrição que está na fase de captação de um lançamento.

Como você pode agregar valor nessa campanha, através do seu trabalho, produzindo conteúdo que ajude a preparar as pessoas para o lançamento?

Escrevendo posts que aqueçam essa audiência e tornem mais claro:

  1. Quais são os problemas que ela enfrenta;
  1. Qual a solução que existe para esse problema;
  1. Como aquele Especialista vai ajudar a resolver esse problema – através do evento que antecede a abertura de carrinho no lançamento.
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3ª Inclua outros serviços ao seu pacote

O seu trabalho não precisa ser apenas criar posts e gerenciar as redes sociais dos seus clientes.

Por que não se posicionar como um profissional mais estratégico?

Quando você entende como funciona a jornada de compras do cliente fica fácil identificar quais são os pontos de contato que o público terá com aquela empresa ou Expert até que se decida pela compra.

Logo, a partir dos seus conhecimentos nas técnicas de Copywriting, você pode se colocar à disposição para criar outros tipos de textos que vão ajudar o negócio a vender mais, como:

Além disso, você pode firmar parcerias com outros profissionais – gestores de tráfego, designers e editores de vídeo, por exemplo – para oferecer um serviço ainda mais completo e personalizado para os seus clientes.

Afinal, é preciso profissionais para subir os criativos no gerenciador de anúncios, criar as artes dos posts e materiais, editar os vídeos…

Fazer tudo isso sozinho, além de cansativo, vai dificultar que alcance a escala no seu negócio como Social Media, pois terá que desempenhar as atividades de vários profissionais sozinho e perderá mais tempo com demandas fora da sua gama de especialidades.

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Outro ponto é que, a partir do momento em que você se dispõe a fazer mais do que deveria e aumentar os resultados em vendas, o cliente também te percebe como um profissional mais valioso.

Faz sentido para você?

Confira também 5 técnicas para impedir o seu conteúdo de virar lixo digital e aprofunde ainda mais os seus conhecimentos com os conteúdos aqui do Blog Você Ligado.

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