O que Copywriting tem a ver com Tráfego Pago? Será que todo gestor de tráfego pago precisa saber Copywriting?
Essa é uma dúvida muito frequente entre as pessoas que acompanham os conteúdos da Você Ligado no Instagram e Youtube. Por isso preparamos esse conteúdo.
Aqui você entenderá qual é a relação entre essas duas profissões que dependem uma da outra para o sucesso de uma campanha de vendas ou lançamento de um produto digital.
Vamos nessa?
Quando a Copy é boa, supera o Tráfego Pago?
Eis um fato incontestável: quando a Copy (anúncio) é boa e o tráfego também, a campanha tem tudo para converter muito.
Não existe campanha de anúncios só com tráfego pago ou só com a Copy. O trabalho do Gestor de Tráfego Pago e do Copywriter são interdependentes – neste caso.
Mas tem um porém, uma Copy boa, admite um tráfego pago “feijão com arroz”. Isso significa que se o anúncio:
- Chamar a atenção das pessoas;
- Fazer com que elas se conectem com a mensagem;
- Gere interesse genuíno pela oferta.
Existe uma grande chance de que ele converta, mesmo que o Gestor de Tráfego deixe algo “passar batido” na hora de subir os criativos.
Por outro lado, quando o tráfego é bom – bem segmentado e com boa distribuição de orçamento – mas a Copy deixa a desejar, o resultado da campanha pode ser arruinado.
O que acontece é que em vez de gerar conversões e vendas, uma Copy ruim causa um tipo de efeito reverso nas pessoas.
Ao invés de gerar interesse pela compra do produto ou serviço oferecido, elas podem pensar: “se tem uma coisa que eu não vou fazer é clicar nesse botão ou comprar esse produto”.
Gestor de tráfego pago precisa saber Copywriting?
Enfim, a pergunta que não quer calar: O gestor de tráfego pago precisa saber Copy?
A resposta é: depende.
O Gestor de tráfego pago não precisa dominar Copywriting, conhecer todas as técnicas, gatilhos mentais e estruturas da escrita persuasiva.
A questão é que pode acontecer de você pegar trabalhos em que o cliente só vai te entregar as Copies dos anúncios e você precisa ser capaz de avaliar se aquele material está em condições de gerar vendas.
Pense o seguinte, você está lidando com a parte mais sensível de um empresário: o bolso.
Portanto, demonstrar preocupação em entregar bons resultados para os clientes vai te ajudar a conquistar ainda mais a confiança e credibilidade com os seus clientes.
Quais são os princípios de Copy que todo Gestor de tráfego deve dominar?
O Gestor de Tráfego que quer se diferenciar no mercado e colecionar campanhas lucrativas no seu portfólio precisa entender os princípios básicos de Copywriting.
Veja quais são eles:
A Headline é impactante?
O elemento mais importante de uma Copy é a headline – título do texto.
É na headline que as pessoas decidem se vão continuar lendo a Copy ou não. Por isso, ela precisa ser impactante o suficiente para capturar a atenção das pessoas.
Acontece que headlines persuasivas possuem, pelo menos, uma dessas quatro características:
- Útil;
- Única;
- Urgente;
- Ultra-específica.
Por isso, a primeira coisa que o Gestor de Tráfego precisa saber avaliar é se a headline dos anúncios contempla pelo menos uma dessas quatro características.
O conteúdo do anúncio gera conexão?
O segundo elemento de uma Copy que converte é a capacidade que ela tem de gerar conexão com as pessoas.
Um texto só vai conectar com as pessoas e gerar conversões se ele fizer sentido, seguir uma linha de raciocínio e conversar com os problemas da audiência – problemas este que o produto ou serviço anunciado é capaz de resolver.
Esse é o segundo princípio de Copywriting que o Gestor de Tráfego precisa ser capaz de avaliar.
A CTA está correta?
Pasme, muitos Copywriters erram na hora de colocar a CTA nos anúncios, seja por descuido, inexperiência ou insegurança de chamar as pessoas a tomar uma ação.
Fato é que Copy sem CTA não é Copy, é informação solta.
Por isso, antes de publicar a campanha, avalie se as CTA estão corretas e – o mais importante – se estão claras o suficiente para não confundir a audiência.
Esse é o diferencial do gestor de tráfego
Independente se o Gestor de Tráfego for subir anúncios para uma campanha simples de vendas, funil perpétuo ou lançamento, ele precisa estar a par da Big Ideia e de toda a estratégia de Copy.
Ter um olhar crítico e uma postura proativa – e não alguém passivo que só aperta botões – diante as campanhas ajudará você a se posicionar como um Gestor de tráfego valioso e bem remunerado pelos seus clientes.
Esse conteúdo fez sentido para você?
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