Como treinar Copy sem ter cliente ou produto para escrever?

Como treinar Copy sem ter um cliente ou produto para escrever

Compartilhe:

Se você está ansioso para descobrir como treinar Copy, antes de mais nada saiba que esse é um excelente sinal. 

A partir do momento que você se apaixona pela mágica escondida na escrita lucrativa, automaticamente vem o desejo de colocar aquele conhecimento em prática o quanto antes.

Mas como treinar Copy quando você ainda não tem um cliente ou produto para escrever? Quando ainda você está estudando Copywriting e é um Copywriter iniciante?

Nas linhas a seguir, você descobrirá 3 formas de treinar copy mesmo que esteja começando e ainda não tenha clientes.

O melhor de tudo é que mais do que apenas treinar, este conteúdo vai te ajudar a abrir o caminho rumo ao seu primeiro cliente como Copywriter.

Bateu o friozinho na barriga?

Então vamos ao que interessa.

Como treinar copy mesmo sendo iniciante?

1 Escreva Copy para produtos fictícios

A primeira forma de treinar Copy sem ter um cliente de fato é escrever Copy para produtos fictícios.

Como assim?

É bem simples, na verdade.

Use a sua imaginação para criar um produto interessante, com o qual você se identifica e que te deixaria empolgado em escrever.

Se você tem afinidade ou se interessa por música, por exemplo, que tal criar algumas copies para vender um curso de piano para iniciantes?

Você pode escrever alguns emails, anúncios e até mesmo bolar uma página de vendas para esse produto fictício.

Como o seu objetivo é apurar suas habilidades na escrita persuasiva, não faz diferença se o produto é real ou não.

Apenas se certifique de deixar claro para potenciais clientes que as copies foram escritas como treino e que o produto não é real, caso resolva adicionar os textos ao seu portfólio de Copy.

2 Escreva Copies fictícias para produtos reais

A segunda forma de treinar Copy sem ter um cliente é escrever copies fictícias para produtos reais.

Aqui, você tem liberdade para escolher um produto com o qual também tenha afinidade ou que pertença a um nicho com o qual você tenha interesse em atuar.

Tudo o que precisa fazer é escrever (ou reescrever) algumas copies para uma campanha de vendas hipotética daquele produto.

O mais legal é que você tem a possibilidade de ampliar o seu portfólio adicionando copies para produtos variados, sejam digitais ou físicos, fica a seu critério.

Lembre-se apenas de também ser honesto com futuros contratantes de que se tratam de Copies fictícias que você escreveu para praticar.

3 Escreva como teste para pequenos negócios

Como treinar copy sendo um Copywriter iniciante?

A terceira e última forma de treinar copy é entrar em contato com pequenos negócios, prestadores de serviços e profissionais liberais e se oferecer para criar algumas copies gratuitas por algum tempo apenas para praticar.

Vale ressaltar que essa é uma excelente oportunidade de fisgar o primeiro cliente, sem parecer invasivo ou desesperado.

Ao abordar esses negócios, deixe claro que você está estudando Copywriting, gostou do produto ou serviço que eles oferecem e gostaria de escrever algumas copies de forma gratuita por 15-30 dias apenas para aprimorar suas habilidades.

Deixe claro que a pessoa poderá usar os textos (sejam posts de instagram, anúncios ou emails) se assim desejar e que se ela gostar do seu trabalho, ao final daquele período, vocês podem firmar uma parceria.

Não se esqueça de reforçar que dar continuidade ou não a parceria é uma escolha dela e que a sua intenção é apenas adquirir experiência e praticar a escrita persuasiva.

Independente de qual forma escolher para treinar Copy – uma as três – além de mais intimidade com a escrita persuasiva, você também terá mais copies para anexar ao seu portfólio e, consequentemente, mais elementos que atestam a sua habilidade de escrita.

Tudo isso será importantíssimo para que você consiga negociar com futuros clientes.

E já que tocamos no assunto…

O time de conteúdo da Você Ligado preparou um Guia com um passo a passo para te ajudar a prospectar e fechar novos contratos como um Copywriter profissional, mesmo que seja iniciante e tenha zero experiência.

Aperte o link abaixo, preencha o seu nome e email no formulário, para ter acesso ao guia gratuitamente.

Índice

Inscreva-se em Nosso Blog

O segredo dos nossos bastidores revelados na sua caixa de entrada. É conteúdo de mentoria, só que de graça.