4 passos para se diferenciar no mercado

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Este conteúdo foi feito para empreendedores – Copywriters ou não – que querem saber como se diferenciar no mercado.

O que você verá a seguir é um trecho valioso de uma aula do treinamento pago de Copywriting da Você Ligado, o Além das Palavras Lucrativas (APL).

Por isso, se você tem um negócio e quer saber como se diferenciar, leia com atenção pois, aqui você entenderá quais são os 4 P’s da diferenciação.

Como se diferenciar no mercado

1° P – Propósito

Propósito é o que vai diferenciar você das outras pessoas que prestam o mesmo serviço ou vendem o mesmo produto.

Quando você vende um produto ou serviço, de alguma forma você está servindo as pessoas. 

Então se questione:

“Qual é a minha missão? Por que eu presto esse serviço? 

O que me faz levantar da cama toda manhã e fazer o meu trabalho?”

Para ficar mais tangível, pense no que motivou você a começar. Quais incômodos te levaram a criar aquela solução?

A missão da Você Ligado, por exemplo, é formar mil Copywriters bem sucedidos ainda este ano (2021), ajudar a alavancar negócios através dos canais de comunicação digital para que eles vendam mais através das palavras.

Ter em mente qual é o propósito do seu negócio ajudará você a posicionar a sua comunicação de forma única no mercado – ainda que o seu concorrente venda exatamente o mesmo produto que você.

2° P – Princípios

Agora que você já sabe qual é o seu propósito, é hora de entender quais são os seus princípios – os seus valores.

Um exemplo para Copywriters:

Criar uma oferta falsa com desconto surreal apenas para aumentar a conversão nos formulários de contato pode “funcionar”?

Sim. Pode.

Mas a integridade e verdade é um valor dos Copywriters bem sucedidos, então não faz sentido criar esse tipo de spam e irritar as pessoas.

Se você quer ser um Copywriter e possui os valores citados acima, também não é coerente aprender Copywriting com pessoas que vão te ensinar a fazer clickbait – uma técnica usada para gerar tráfego online através de conteúdos enganosos e sensacionalistas.

Os seus valores vão dizer quem você é e contribuir para diferenciá-lo no mercado.

3° P – Pessoas

Como se diferenciar no mercado

Essa, na verdade, deveria ser a primeira coisa na qual os empreendedores deveriam pensar antes de criar ou vender um produto/serviço.

O maior erro que os donos de negócio podem cometer é ficar pensando:

  • “Eu quero fazer mais dinheiro”;
  • “Eu quero vender mais”;
  • “Eu preciso pagar as contas da minha casa”;
  • “Eu quero que o meu negócio seja reconhecido”.

Quando, na verdade, tudo isso é consequência do servir as pessoas.

Então pense: Quem são as pessoas que você ajuda? A quem você serve?

Se você não conhece o seu potencial cliente, não consegue visualizar qual é o perfil das pessoas que vão comprar o seu produto ou serviço, dificilmente conseguirá se comunicar de forma personalizada com ele.

Você não conseguirá ser diferente. Você só pensará em si mesmo, no seu faturamento, no seu dinheiro.

Pode parecer contraintuitivo – e às vezes a gente só quer pagar as contas mesmo – mas o retorno financeiro depende de entregar valor para então receber valor.

Por exemplo, imagine uma mãe que tenha aberto um SPA.

Com quem essa empreendedora deve falar? Possivelmente com pessoas que querem fazer massagem, certo? 

Só que se o propósito dela for: 

“Eu abri esse SPA porque eu sou mãe e queria ter mais tempo com os meus filhos, então eu criei esse negócio e hoje eu ajudo outras pessoas a relaxarem para aproveitar melhor o tempo com os seus filhos.”

Talvez, a sua persona, as pessoas que você serve sejam mães também.

A partir do momento em que você deixa transparecer a sua missão na comunicação, a sua persona – o seu cliente ideal – vai se conectar com você de uma forma mais profunda e queira comprar de você.

4° P – Problema

O que te frustra em relação aos serviços dos “concorrentes”?

Por exemplo, antes de criar o treinamento de Copywriting Além das Palavras Lucrativas (APL), a @robertasvl ouvia muita gente falar que os cursos de Copy tinham um monte de teoria de livro que não fazia sentido e que, no fim, não conseguiam aplicar nada na prática.

Então, o APL foi desenvolvido com o objetivo de resolver esse problema, trazer mais exemplos e dentro de uma didática que os alunos consigam colocar o conhecimento em prática sem nenhuma dificuldade.

A partir do momento em que identificar um problema no produto concorrente que o seu produto resolve se certifique de deixar isso claro na sua comunicação.

E aí, pronto para colocar os 4 P’s da diferenciação em prática e se destacar no mercado? 

Comente aqui embaixo como esse conteúdo te ajudou.

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