Se você quer descobrir como fazer um bom Copywriting – em outras palavras, criar uma Copy profissional – preste muita atenção em cada parágrafo desse conteúdo.
Aqui, você descobrirá quais são as características de uma boa Copy e como produzir um texto persuasivo que impacta, conecta e converte em vendas, quer você seja:
- Copywriter iniciante;
- Empreendedor em busca de mais conhecimento nas técnicas de escrita persuasiva;
- Social Media ou Produtor de conteúdo digital se aventurando no universo da escrita lucrativa.
Mas antes de te mostrar como fazer um bom Copywriting, é necessário desmistificar o que é de fato uma boa Copy.
Confira, a seguir.
O que é um bom Copywriting?
Existe uma crença limitante entre aqueles que até gostariam de monetizar a sua habilidade de escrita, mas não se acham bons o suficiente ou acreditam que não escrevem bem.
Acontece que o parâmetro usado para determinar o que é uma boa Copy é bem diferente quando pensamos na escrita criativa aplicada em contos e poesias, por exemplo.
Em Copywriting, texto bom é aquele que vende.
Mesmo que, aos seus olhos, ele não seja o mais criativo, bem escrito e gramaticalmente impecável.
O objetivo da sua escrita como Copywriter é uma só, fazer o cliente tomar uma ação imediata, seja:
- apertar o botão “comprar”;
- se cadastrar em um formulário;
- interagir com o texto.
Dito isso, fique tranquilo, pois você não precisa criar narrativas impressionantes como as de Stephen King e J. K. Rowling para vender através da escrita.
Na verdade, escrever uma Copy que vende é mais simples do que imagina, desde que siga os quatro passos apresentados nas próximas linhas.
Passo a passo: Como fazer um bom Copywriting
Você não precisa mais torrar os neurônios pensando em como fazer um bom Copywriting, pois a receita da Copy que converte requer que você siga apenas 4 passos simples.
1° Investigue o seu público
Muita gente acha que escrever é a atividade principal e a verdade é que essas pessoas não poderiam estar mais enganadas!
Esse erro explica porque tem tanta Copy ruim pela internet e o desespero de empresários por bons Copywriters.
Fato é que escrever é apenas 20% do trabalho de um Copywriter profissional.
Os outros 80% envolvem pesquisa de mercado e persona.
Isso porque para um texto ser considerado persuasivo, ele precisa se conectar com as pessoas e a verdade é que é impossível gerar essa conexão quando você nem mesmo sabe com quem está falando.
Por isso, antes de digitar uma única linha de uma Copy – seja para anúncio, email ou página de vendas – faça uma boa pesquisa sobre o público para o qual vai escrever.
Descubra:
- Quais são os maiores problemas que essas pessoas enfrentam e que o seu produto ajuda a resolver?
- Pelo que elas se interessam, o que elas gostam que você pode usar como gancho na sua abordagem?
- Em quais mitos elas acreditam ou quais crenças limitantes possuem que as afastam da solução dos seus problemas (o produto que você está vendendo)?
- Quais são os maiores desejos e sonhos que esse público tem e que o seu produto ajuda a realizar?
- Quais objeções esse público tem que os impedem de adquirir o produto ou serviço que você está oferecendo?
Essas informações são muito importantes para que você consiga construir uma comunicação personalizada e assertiva para um grupo específico de pessoas.
“Onde descobrir essas informações?”
- Comentários em perfis do Instagram do mesmo nicho;
- Sites de avaliações no Google;
- Comentários em produtos do mesmo nicho na Amazon;
- Comentários em vídeos no Youtube;
- Pesquisas feitas diretamente com a audiência;
- Caixinhas de perguntas e enquetes no Instagram.
2° Siga uma estrutura de Copy validada
Se você é iniciante no universo da Copy, a forma mais segura de garantir que a Copy vai vender é seguir uma estrutura validada por outros profissionais.
Mas algo precisa ficar claro:
Estrutura não é a mesma coisa que template de Copy – onde você apenas copia uma Copy pronta e substitui algumas palavras que fazem referência ao seu negócio.
Não existe nada mais nocivo para a lucratividade de uma campanha de vendas do que utilizar templates de Copy.
Isso porque Copies são escritas para dialogar com um grupo específico de pessoas.
Quando você copia o texto de outro negócio, ainda que do mesmo nicho, além de passar vergonha na internet, você estará queimando dinheiro distribuindo uma mensagem que:
- Não se conecta com a sua audiência;
- Não revela a proposta única de valor do seu produto;
- Não vende.
Estruturas de Copy, por sua vez, te ajudam a criar uma comunicação com uma linha de raciocínio com início, meio e fim.
Assim, você não fica preso a templates engessados e consegue dar mais personalidade aos seus textos, sem pecar na persuasão.
Entenda mais sobre isso acessando Como aplicar o Impacta, Conecta e Converte nas estruturas de Copy.
3° Escreva sem julgamentos
O terceiro passo para criar uma boa Copy é se libertar da autocobrança e escrever sem julgamentos.
Isso significa deixar a mente fluir e ir digitando todas as suas ideias no Google Docs, sem parar para corrigir erros gramaticais, ideias aparentemente desconexas ou configurar a estética do texto.
Um dos maiores erros que um Copywriter, Social Media ou Redator pode cometer é tentar escrever e revisar o texto ao mesmo tempo.
Além de matar a sua produtividade, você corre o risco de cair num bloqueio criativo.
Isso porque o cérebro humano é dividido em dois hemisférios:
Direito – Intuitivo, criativo e artístico
Esquerdo – Racional, lógico e matemático
Então, quando você tenta escrever (criatividade) e revisar (lógica) ao mesmo tempo, acaba forçando os dois hemisférios a funcionar ao mesmo tempo, o que acaba gerando aquela sensação de que está travado.
Confira também Como resolver o bloqueio criativo na hora de escrever.
4° Faça uma boa revisão na sua copy
Após deixar a imaginação assumir o controle e colocar para fora todas as suas ideias, deixe a Copy descansar por 1 ou 2 dias, antes de executar o quarto passo que é revisar a Copy.
Durante a revisão da Copy, está liberado avaliar a Copy sob um olhar crítico e corrigir erros gramaticais, de pontuação e concordância, quebrar parágrafos longos, adicionar bullet points e emojis, por exemplo.
Mas, a etapa de revisão não serve unicamente para avaliar os aspectos técnicos e visuais de uma Copy.
Aqui, você também deverá avaliar se a Copy está persuasiva e vai impactar, conectar e converter leitores em clientes.
Descubra neste conteúdo aqui quais são os aspectos que você deve analisar durante a revisão para garantir que a Copy vai vender.