5 técnicas para impedir o seu conteúdo de virar lixo digital

5 técnicas para impedir o seu conteúdo de virar lixo digital - Foto de uma lixeira verde, na sombra.

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Você já se perguntou qual é o volume de informações – vulgo lixo digital – que circulam na internet todos os dias?

A nona edição do Data Never Sleeps, um estudo realizado pela Domo, no mundo, a cada minuto:

  • 694 mil horas de vídeos são assistidos no Youtube;
  • 65 mil novas fotos são compartilhadas no Instagram;
  • 167 milhões de clipes são assistidos no TikTok;
  • 5,7 milhões de novas pesquisas são feitas no Google.

5 técnicas para impedir o seu conteúdo de virar lixo digital - Infográfico Data Never Sleeps 9.0

Nas entrelinhas desses dados, se esconde um fato que assombra muito empreendedor no Marketing Digital…

Como fazer o meu conteúdo se destacar, em meio a um oceano de informações que engole as pessoas cada vez que elas acessam a internet? 

Mas, além dos empresários, há um outro grupo de pessoas que perdem algumas noites de sono, ao pensar na quantidade de informações com que precisam competir todos os dias:

Os produtores de conteúdo online.

Afinal, ao mesmo tempo em que as pessoas passam mais tempo conectadas, também é mais difícil ganhar a atenção delas, justamente pela infinidade de informações a que estão expostas o tempo todo.

Então…

Como fazer um conteúdo se destacar?

Como capturar a atenção imediata de um usuário enquanto ele rola o feed do Instagram?

Como criar conteúdos que se conectam e geram profunda identificação com as pessoas do outro lado da tela?

Como impedir que o seu conteúdo seja ignorado e se torne um mero lixo digital?

Continue lendo, pois aqui você vai descobrir os segredinhos dos conteúdos irresistíveis que grudam na mente das pessoas.

O segredo do conteúdo valioso

Há mais ou menos 200 anos nos Estados Unidos, quando a publicidade feita através de mídias físicas, como jornais e panfletos, revelando a necessidade de um marketing direcionado à vendas, surgiu um novo tipo de profissional: 

O Copywriter.

Diferente de um redator publicitário ou um jornalista, a escrita de um Copywriter tem um único objetivo: vender.

E o fato é que isso não mudou após quase 200 anos em que essa profissão foi criada.

A era digital mudou a forma como as empresas enxergam e fazem marketing, mas não mudou a essência e objetivo da escrita de um Copywriter profissional.

Através das técnicas de Copywriting, qualquer pessoa, Copywriter ou não, é capaz de transformar uma comunicação comum em magnética e com alto poder de persuadir o receptor a tomar uma ação que você espera, seja:

  • Um cadastro em um formulário;
  • A compra de um produto;
  • Uma resposta ou interação nos stories;
  • A inscrição em um canal no Youtube;
  • Um clique em um botão ou link específico;
  • Um comentário em um post ou vídeo.

Não há limites para o que a comunicação persuasiva pode fazer pelo seu negócio.

Foi através da Copy de um anúncio de um minuto e meio, por exemplo, que a startup americana Dollar Shave Club que vende lâminas de barbear por um dólar, viralizou ao ponto de conquistar 12 mil novos assinantes em menos de 24 horas, além de ser vendida para a P&G alguns meses depois por 1 bilhão de dólares.

Como salvar um conteúdo de virar lixo digital

Se você está determinado a salvar o seu conteúdo de virar lixo digital, nos próximos parágrafos vai descobrir como pegar emprestado dos Copywriters profissionais 5 técnicas de persuasão que você pode adaptar para criar:

  • Posts de instagram;
  • Emails;
  • Artigos de blog;
  • Iscas digitais;
  • Roteiros para vídeos;
  • E muito mais.

Aplicar essas técnicas no seu conteúdo, vai te ajudar a impactar, conectar e converter seguidores em clientes

Pegou caneta e papel para anotar tudo? 

Então, vamos ao que interessa.

1 Pesquisa de público alvo

A primeira etapa para criar um conteúdo que captura a atenção imediata dos seus potenciais clientes é a pesquisa.

Por que?

Através da pesquisa você vai descobrir algumas coisinhas sobre essa audiência que vão te dar os meios para criar conteúdos assertivos, que vão de encontro às necessidades e desejos das pessoas.

Por exemplo:

  • Os maiores problemas que aquela audiência enfrenta;
  • As mentiras que essas pessoas acreditam, que podem impedir que elas comprem o seu produto ou serviço;
  • Os sonhos e desejos mais profundos que elas têm;
  • A linguagem que essa audiência usa para se comunicar.

Por exemplo, imagine uma clínica de estética que ofereça o serviço de depilação a laser.

Se você identificou na pesquisa de mercado que a audiência acredita que depilação a laser provoca câncer, que tal criar um conteúdo específico para esclarecer essa mentira e deixar a pessoa um passo mais perto de fechar um pacote de sessões de depilação definitiva?

Conteúdos baseados em pesquisa tem maiores chances de chamar a atenção e manter o público interessado no que você está dizendo.

2 Títulos atraentes

Após definir um tema de interesse da audiência, é hora de criar um título atraente para esse conteúdo.

Capriche nessa etapa, pois o título é o fator determinante para alguém decidir se vai dar uma chance e ler o seu conteúdo até o final ou não.

Tenha em mente que títulos impactantes costumam seguir um padrão. 

Eles são:

  • Claros;
  • Urgentes;
  • Específicos;
  • Úteis;

e

  • Despertam a curiosidade das pessoas.

Se você é um iniciante ou ainda sente dificuldades para criar bons títulos, saiba que não precisa começar do zero. 

Portais de notícias online como G1, Terra e UOL são excelentes para buscar referências de títulos impactantes.

3 Storytelling

Após conquistar a atenção do leitor é preciso envolvê-lo na narrativa, para que ele se mantenha interessado até o final.

Uma das formas mais eficazes de cativar o interesse da audiência é colocar em jogo a técnica persuasiva que até Jesus usou: o bom e velho Storytelling.

Mas por que seres humanos gostam tanto de histórias?

Uma série de pesquisas de ressonância magnética, realizadas por estudiosos da neurociência, mostram que ao ver, cheirar, ouvir, degustar ou tocarmos alguma coisa, as emoções desses atos estimulam neurônios em áreas específicas do nosso cérebro.

O mais interessante é que você não precisa fazer algo, de fato, para que o seu cérebro reaja a esse estímulo.

Por exemplo, ver uma comida saborosa em um tutorial aqui no Youtube produz exatamente a mesma reação cerebral que ver essa mesma comida na mesa de casa, durante um almoço de domingo.

O que isso tem a ver com storytelling?

Absolutamente tudo. 

O cérebro humano não distingue estímulos reais de fictícios.

É por isso que as histórias são tão poderosas! 

Elas provocam reações físicas e emocionais nas pessoas, como se elas estivessem vivendo aquilo na própria pele.

Conte histórias nos seus conteúdos, seja nos posts do feed, nos stories, vídeos e até mesmo artigos para Blogs.

Sem dúvidas, o Storytelling é um dos elementos de persuasão que mais usamos aqui na Você Ligado, principalmente nos conteúdos compartilhados no Instagram @robertasvl.

4 Quebra de objeções

Quebrar objeções é um dos pilares do Copywriting, desde que Copy é Copy e é algo que todo negócio precisa fazer para maximizar as conversões em vendas, seja na produção de conteúdo ou durante as campanhas de vendas direta. 

Objeções são desculpas ou crenças que as pessoas têm que as impedem de comprar o produto ou serviço que você quer vender.

Lembra que no item 1 falamos sobre identificar na pesquisa de público quais são os mitos ou mentiras em que as pessoas acreditam? Pois é…

Então, um conteúdo persuasivo, que vai gerar uma venda … e essa venda não precisa ser de um produto logo de cara, pode ser uma ideia… precisa destruir as objeções da audiência antes mesmo de fazer uma oferta.

No exemplo a seguir, você pode ver um conteúdo que quebra a objeção “Será que Copy é para mim?”:

5 CTA clara

A quinta técnica de Copy obrigatória em um conteúdo persuasivo é ter uma CTA única, clara e específica.

“Não posso pedir pra galera curtir, comentar, salvar e compartilhar?”

Poder você pode.

Mas entenda que ao pedir para a pessoa fazer um monte de coisa, você corre o risco de confundi-la e o mais provável é que ela trave e não tome ação nenhuma.

Por isso, ao planejar o seu conteúdo pense em uma ação específica que deseja que o leitor tome ao final de cada post.

Chegamos ao final de mais um conteúdo aqui no Blog e torcemos para que você tenha gostado e que essas 5 dicas te ajudem a construir conteúdos valiosos e altamente persuasivos.

E para você que chegou até aqui e provou que quer mesmo dominar as técnicas de Copywriting para criar conteúdos que impactam, conectam e convertem em vendas todos os dias, tem presentinho:

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