Conteúdo para o Instagram: 3 técnicas para criar posts que vendem

Conteúdo para o Instagram - 3 técnicas para criar posts que vendem - Ilustração de uma mulher sentada em sua mesa de trabalho

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Sem dúvidas, um dos questionamentos mais comuns entre Social Media e produtores de conteúdo é: quais técnicas devo utilizar para gerar ou aumentar as vendas de um negócio, ao criar conteúdo para o Instagram?

Esses profissionais já perceberam que o que funcionava há 2-3 anos atrás já não funciona mais.

Hoje em dia, a quantidade de conteúdo compartilhado nas redes sociais aumentou em proporções gigantescas.

A entrega orgânica diminui a cada dia. Está mais difícil chamar a atenção das pessoas em meio a milhares de posts. 

Por isso, vender no Instagram parece uma tarefa impossível.

Se você se sente dessa forma, calma.

Nas próximas linhas você descobrirá 3 técnicas para criar conteúdo para Instagram que os Copywriters da Você Ligado aplicam nos perfis @robertasvl e @logoterapiabr para desenvolver posts que Impactam, Conectam e Convertem em vendas.

Conteúdo para o Instagram: 3 técnicas obrigatórias para você usar

1° Explore os problemas, mitos e sonhos da audiência

A primeira característica de um conteúdo que vende é abordar, pelo menos, um dos elementos da técnica PMS

P = Problemas que as pessoas tem e o produto resolve;

M = Mitos ou Mentiras em que elas acreditam que as impedem de comprar o produto ou serviço;

S = Sonhos e desejos mais profundos que elas têm e que o produto ajuda a alcançar.

Por que isso é importante?

Além de gerar conexão com a audiência, esses conteúdos ajudam a fixar na mente das pessoas a ideia de que aquele produto ou serviço vai resolver o problema delas de forma definitiva.

No Copywriting – a ciência por trás dos textos persuasivos – chamamos isso de “aumentar o nível de consciência” do público sobre:

  1. O problema;
  2. A solução;
  3. O Especialista (ou empresa);
  4. O produto.

Quanto mais conscientes as pessoas estiverem sobre estes 4 aspectos, mais preparadas e receptivas elas vão estar para receber uma oferta e comprar o produto ou serviço.

2° Entregue o que prometeu

Os Copywriters Social Media formados pelo treinamento de Copy da Você Ligado – o Além das Palavras Lucrativas (APL) – já sabem: prometeu, tem que cumprir!

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Se o post promete “4 estratégias desconhecidas para triplicar a produtividade do Social Media”, essas estratégias não podem ser as mesmas que outros 47 perfis compartilham. 

Além disso, elas precisam realmente cumprir a promessa: “triplicar a produtividade…”.

Preste atenção: Ao criar conteúdo para Instagram (ou para a internet) é indispensável entregar conteúdos de valor, que agreguem à vida das pessoas.

Isso significa que os conteúdos precisam ser autênticos. 

Não pode ser algo que elas encontram facilmente no Google ou em qualquer outro lugar. 

Caso contrário, a sua estratégia de conteúdo não vai se diferenciar em nada de outros negócios que vendem uma solução semelhante.

“Tenho medo de entregar muito no gratuito e não ter o que vender depois…”

Como diria @robertasvl – Copywriter e Sócia Fundadora da Você Ligado:

“Se todo o seu conhecimento se esgota no gratuito, provavelmente ainda não é o seu momento de ensinar.”

Outro ponto muito importante é: entregar bons conteúdos vai ativar nas pessoas o gatilho mental da reciprocidade.

Em outras palavras, elas ficarão tão gratas pelo conhecimento que você está compartilhando de graça que quando você fizer uma oferta, as chances de que comprem de você é, pelo menos, 50% maior.

3° Use uma única CTA

Conteúdo para o Instagram: 3 técnicas obrigatórias para você usar - Use uma única CTA

A terceira e última técnica para criar conteúdo para Instagram pode parecer óbvia, mas 80% dos criadores de conteúdo erram (e erram feio) nesse ponto.

Todo conteúdo que vende no Instagram, obrigatoriamente, possui uma CTA única e clara.

Se você pedir para as pessoas “curtir, comentar, salvar e compartilhar”, a probabilidade de que elas não tomem ação nenhuma é muito maior.

Não confunda a mente da sua audiência. 

Dê um direcionamento específico e observe a mágica acontecer.

Um último hack de persuasão é aplicar o gatilho mental do “por que” na chamada para ação.

Robert Cialdini – Psicólogo e Autor do Best Seller “As Armas da Persuasão” explica que as pessoas gostam de justificar suas ações, mesmo que essas justificativas não sejam lá grande coisa.

Por isso, a CTA “Salve esse post para te ajudar a escrever carrosséis magnéticos e impactar mais pessoas no Instagram” tende a funcionar muito melhor do que “Gostou do conteúdo? Então salve esse post”.

Esse conteúdo ajudou você?

Confira também Como Criar Um Call-To-Action Eficaz? [40 Exemplos Práticos Para Você Se Inspirar].

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