Domine essa técnica para escrever textos que vendem

Domine essa técnica para escrever textos que vendem - Ilustração de uma planta com folhas semelhantes a cédulas de dinheiro, enquanto uma mão arranca uma dessas folhas.

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Cada vez mais empreendedores, do digital ou não, têm descoberto que é possível alcançar escala financeira a partir da habilidade de escrever textos que vendem.

Existem dezenas de conteúdos aqui no Blog Você Ligado que mostram como aplicar técnicas de Copywriting em anúncios, emails e posts de Instagram para potencializar as vendas.

Mas neste conteúdo, você descobrirá o método desenvolvido pelos fundadores da Você Ligado – @robertasvl e @luizsvl – para escrever textos que com o objetivo de gerar ou aumentar as vendas de um produto ou serviço. 

Esse método se chama PMS (sigla para Problemas, Mitos e Sonhos)

Não importa se você precisa escrever uma mensagem de WhatsApp ou uma Página de Vendas, o PMS é aplicável em qualquer tipo de texto persuasivo, também chamado de “Copy”.

Entenda, a seguir.

O que é o PMS?

O PMS é uma técnica que ajuda Copywriters, Social Media, Redatores e Produtores de Conteúdo Digital a criar textos que:

  1. Impactam as pessoas;
  2. Geram conexão entre o público e a mensagem;
  3. Convertem em vendas: 

Isso porque com o PMS permite identificar:

  1. Os problemas que as pessoas enfrentam e um produto ou serviço resolve;
  2. Os mitos e mentiras em que elas acreditam que impedem de comprar o produto ou serviço;
  3. Seus sonhos e desejos mais profundos que o produto ajuda a alcançar.

Conhecer esses três fatores da sua audiência é fundamental quando se fala em escrever textos que vendem. 

Por que?

Em primeiro lugar, as pessoas não querem saber se o seu produto é o melhor do mercado ou se é feito a mão com matéria-prima importada exclusivamente de Madagascar.

Textos que se limitam a descrever características de produtos ou serviços são chatos e facilmente ignorados pelo público.

Agora, quando você cria narrativas que envolvem sonhos que as pessoas têm e usa argumentos lógicos e coerentes para mostrar exatamente o que ela precisa fazer para realizar aquele desejo – obviamente isso precisa ter relação com o produto que você quer vender – temos um texto persuasivo, um texto que vende.

Usando o PMS para escrever textos que vendem

E na prática, como escrever textos que vendem, a partir do PMS?

Veja os exemplos a seguir:

Como usar os Problemas da audiência para vender

Usar o primeiro elemento do PMS, é fundamental para criar textos que tem o objetivo de doutrinar o público: aumentar o nível de consciência sobre um determinado problema e a solução para esse problema.

Por exemplo, imagine um Social Media que está com dificuldades de criar conteúdos que potencializam as vendas nas redes sociais.

O problema desse público é: criar conteúdos que vendem.

Agora veja um exemplo que conteúdo que chama a atenção e desperta o interesse da audiência justamente por trazer a solução para esse problema:

Destrua as mentiras em que a audiência acredita

Se você já estudou um pouquinho de Copywriting – a ciência por trás dos textos persuasivos – ou mesmo técnicas de negociação e vendas, provavelmente entende o quanto é fundamental quebrar objeções para vender mais.

Acontece que os Mitos (ou Mentiras), muitas vezes, se tornam objeções que impedem as pessoas de comprar um produto ou serviço.

Quer ver um exemplo de mito que o público para quem a Você Ligado gostaria de vender o treinamento de Copywriting APL acredita?

“Não há espaço para novos Copywriters. O mercado digital saturou.”

Agora, preste atenção em como essa mentira deslavada é quebrada no post a seguir:

Note que a argumentação construída na legenda do post não só joga por terra esse mito, como prova que o mercado não saturou, pelo contrário, não há Copywriters profissionais suficientes para atender toda a demanda do mercado.

Criar textos assim – independente se é um post, email ou anúncio – é muito importante para transformar o “não” de um potencial cliente em “sim” quando chegar o momento de fazer uma oferta.

Alimente os sonhos da sua audiência

Se existe algo em que todos os profissionais que usam a escrita para vender concordam é: o texto que vende nunca é sobre mim ou o meu produto, é sobre o outro.

Por isso, é muito importante conhecer quais são os sonhos e desejos mais profundos do público.

Isso vai te ajudar a escrever textos que emocionam e geram uma conexão forte com as pessoas.

Se você vende um treinamento online de Marketing Digital, por exemplo, e um dos sonhos da sua audiência é conquistar liberdade geográfica, crie textos que mostram como trabalhar com Marketing Digital proporciona essa liberdade.

Use a criatividade, varie o formato e fuja daqueles posts óbvios de um cara com um notebook no colo trabalhando na praia.

As pessoas sabem que ao ar livre a claridade é mais forte e um post assim pode acabar soando apelativo demais.

Por isso, apresente novas perspectivas da liberdade geográfica.

Veja um exemplo de como exploramos no perfil da @robertasvl o sonho “trabalhar perto dos filhos” para mostrar que isso pode ser alcançado através da Profissão Copywriter:

Agora é a sua vez de colocar o PMS em prática e escrever textos que vendem para o seu negócio ou negócio dos seus clientes.

Topa o desafio?

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