Como vender pelo Instagram em 2021

Como vender pelo Instagram

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O Instagram é a rede social mais popular do mundo atualmente e esse é um fato incontestável. Isso tem levado muita gente se perguntar: como vender pelo Instagram?

Apesar das grandes investidas de novatos como o TikTok, a família de aplicativos do Facebook segue firme e forte tendo lugar de preferência na cabeça da maior parte do público.

Falando especificamente do Instagram, apenas no Brasil são quase 70 milhões de usuários. Isso significa que o país ocupa o terceiro lugar no ranking mundial dos países onde mais se usa a rede social.

Fica então estabelecido que o Instagram é o mais “queridinho” em terras brasileiras. 

Mas será que dá para fazer dinheiro com essa rede social? Ou as pessoas estão lá apenas para passar o tempo vendo vídeos de gatinhos? 

O público realmente compra pelo Instagram?

Você encontrará a resposta para essas perguntas nos tópicos a seguir.

Além disso, você vai descobrir métodos que funcionam e vão ajudar você a vender mais no Instagram em 2021.

O Instagram só serve para blogueiras?

Definitivamente, a resposta é não.

Basta passar alguns minutos no aplicativo para perceber que há milhares de infoprodutores construindo público e vendendo por lá todos os dias.

Provavelmente você já foi convidado para participar de algum evento de lançamento (uma semana, desafio, maratona ou intensivo, por exemplo) enquanto pulava os stories ou rolava o feed do Insta.

Para não ficarmos só nas impressões, vamos aos números:

  1. Uma pesquisa da empresa OpinionBox mostrou que 83% dos participantes seguem alguma marca na rede social.
  2. O mesmo levantamento revelou que metade dos usuários diz já ter comprado algum produto através da rede.
  3. Mostrando o poder dos influenciadores, outro dado relevante é que 47% dos usuários afirma já ter sido influenciado a comprar alguma coisa por alguma personalidade do Instagram.

Não há dúvidas de que muitos negócios são feitos diariamente por ali, certo?

Como vender pelo Instagram?

Se é verdade que dá para vender pelo Instagram, também é verdade que não basta abrir o app para ver as vendas acontecendo automaticamente.

Existe um conjunto de técnicas que conduzem o público até a compra – e é delas que vamos falar neste texto.

A seguir, você terá acesso às estratégias mais eficazes que experimentamos até agora e que levaram a Você Ligado aos 5 dígitos de faturamento mensal.

Conteúdo massivo

Pense em como funciona o processo de venda: uma pessoa tira um dinheiro do bolso dela e coloca no seu por acreditar que receberá algo equivalente em troca.

Percebe como é necessário confiança e relacionamento para que essa transação ocorra?

No Instagram, esse relacionamento é desenvolvido através de conteúdo em quantidade e qualidade abundantes.

Você precisa gerar conexão com as pessoas por meio da sua mensagem, de forma que elas sejam ajudadas pelos seus ensinamentos a ponto de se verem no dever de te retribuir comprando o seu produto.

Esse é o método ICC – Impacta, Conecta e Converte – aplicado à produção de conteúdo para redes sociais.

Além disso, esse é o princípio de funcionamento do gatilho mental da reciprocidade.

É por isso que é tão importante ser ativo no Instagram para servir as pessoas que te acompanham. 

Elas precisam te ver lá o tempo todo para que se sintam próximas de você.

Consistência

De nada adianta ter apenas um ou dois conteúdos extraordinários e se esquecer que o perfil existe.

Para que seja de fato construído o relacionamento com o público, é importante que você se posicione de maneira próxima – a ponto de as pessoas que te acompanham passarem a te enxergar como um amigo que está sempre presente.

Traduzindo para a prática: você precisa produzir conteúdo para o Instagram com regularidade. 

Seja posts no feed, caixas de perguntas nos stories, vídeos no IGTV ou lives.

A venda só acontece depois de múltiplos pontos de contato.

Linha Editorial

Embora seja interessante mostrar um pouco da sua personalidade no perfil, você não pode perder de vista o objetivo de ajudar sua audiência a alcançar uma transformação prática.

Nutricionistas, por exemplo, têm muito a ganhar conquistando a simpatia do público ao compartilhar momentos pessoais. 

Mas não podem deixar de dar lições sobre o processo de emagrecimento, hipertrofia, alimentação saudável, entre outros assuntos relevantes para as pessoas que acompanham o perfil.

É importante que você defina alguns temas centrais para abordar no seu conteúdo e conduza sua audiência de fato a resultados concretos.

Investigue os problemas mais latentes dos seus seguidores e busque falar deles no seu conteúdo diário.

Pessoalidade

Lendo até aqui, você já deve ter notado que pessoas se conectam com pessoas no Instagram (o nome “rede social” não foi escolhido por acaso).

Prova disso é o baixo engajamento de perfis corporativos e o grande apelo dos perfis de personalidades.

Mesmo grandes empresas que têm a simpatia do público (como a Coca-Cola ou o Mc Donalds) enfrentam dificuldades para se conectar profundamente com seus seguidores.

A solução é se mostrar um ser humano. 

Além de falar do conteúdo técnico, traga elementos da sua personalidade para o perfil.

Ainda que você tenha uma loja de roupas, por exemplo, você pode humanizar e adicionar pessoalidade à sua marca de algumas formas, como por exemplo:

  • Mostrar os bastidores do negócio
  • Apresentar sua equipe ao público
  • Dar sua opinião sobre a nova coleção
  • Dividir as dificuldades de tocar um negócio.

Conclusão

O Instagram pode sim ser uma máquina de fazer dinheiro, mas isso não quer dizer que basta criar um perfil lá e começar a faturar. 

Existe uma série de ações que precisam ser tomadas para que as vendas aconteçam e dividimos com você as mais eficazes para nós.

Gostou desse conteúdo? 

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