[Manual do Copywriter] Como entregar um trabalho de Copy?

Como entregar um trabalho de Copy?

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“Como entregar um trabalho de Copy?” Está aí uma dúvida que todo Copywriter profissional já teve no início da carreira.

O primeiro objetivo de um Copywriter iniciante é conseguir trabalho – e você pode encontrar o caminho para isso no Guia Definitivo: Conquiste seu primeiro cliente como Copywriter.

Depois do job conquistado, surgem as questões secundárias:

  • Como entregar o serviço?
  • Como se comportar na entrega?
  • Como aumentar as chances de ser contratado novamente?

Pegamos toda a experiência que temos na Você Ligado, escrevendo copies, treinando alunos e mentorados para te dizer exatamente o que fazer.

Considere esse post como um manual que você precisará seguir para – mais do que escrever – agir como um Copywriter profissional e encantar os seus clientes, desde o início até a entrega do projeto.

Vamos nessa?

O que um cliente busca num Copywriter?

Antes de entender como entregar um trabalho de Copy, é importante falar dos atributos que o mercado procura em qualquer profissional – Copywriter ou não.

O tempo passa, a tecnologia evolui e com isso acabamos deixando de lado boas práticas e comportamentos que antes eram comuns. 

Você não vê ninguém usando telefones públicos (os famosos “orelhões”) há muito tempo, não é mesmo?

Entretanto, algumas práticas nunca saem de moda e causam uma excelente impressão nos contratantes.

Veja algumas delas, a seguir.

Pontualidade

[Manual do Copywriter] Como entregar um trabalho de copy - Ampulheta com grãos vermelhos posicionada sobre folhas de jornais.

Quando você desrespeita o prazo para entregar um trabalho de Copy, pode estar colocando em risco toda a programação de um projeto.

Para ter uma ideia do impacto que a entrega de uma Copy fora do prazo pode causar, basta se lembrar de que ela também vai passar por um designer (no caso de uma página de vendas), por todo um processo de gravação e edição (caso seja um roteiro de vídeo) ou, no mínimo, por uma outra pessoa que agendará o disparo dos e-mails.

Com todo esse potencial para inconvenientes, imagine o quão insatisfeito seu cliente se sentirá (e com razão) se você desrespeitar os prazos?!

A pontualidade é o primeiro sinal de um profissional que encara a escrita persuasiva com seriedade e responsabilidade.

Correção gramatical

O trabalho de um Copywriter é diferente de um professor de português, um jornalista ou mesmo um redator de conteúdo.

Mas o que todas essas profissões têm em comum é a necessidade de escrever em um bom português.

É importante deixar claro que isso não significa encher o texto de formalidades ou usar palavras muito rebuscadas. 

Você não precisa dominar a gramática ou ter tirado nota máxima na redação do ENEM.

No entanto, como profissional da escrita, é sua obrigação entender bem – pelo menos – de ortografia e pontuação. 

Esses cuidados vão contribuir para que a comunicação com o público seja mais assertiva. 

Como entregar um trabalho de Copy 

Trate qualquer Copy como a mais importante do mundo

No início, provavelmente você terá clientes pequenos e com pouco orçamento. 

Isso não quer dizer que você tem licença para entregar um trabalho de Copy mal feito.

Além de ser uma questão de caráter, tratar todo cliente com respeito e se dedicar ao máximo é uma forma de aprimorar suas habilidades como Copywriter.

No fim das contas, todo mundo ganha: 

  • Você: experiência e dignidade 
  • O cliente: um serviço bem prestado.

Preze pela organização

Documentos bem organizados agregam valor ao seu trabalho e facilitam a vida dos seus clientes.

É claro que o primordial numa entrega de copy é um texto eficiente que resulta em conversões. 

Mas o fato é que tomar cuidado com fontes, indentações, estrutura e títulos nunca fez mal a ninguém.

Imagine a satisfação do seu contratante ao se deparar com um documento no qual é fácil encontrar o que se está procurando e todos os conteúdos estão nos lugares certos?!

Entregue mais do que o combinado

Overdelivery é um termo em inglês usado quando alguém faz mais do que o que foi solicitado.

Essa é uma das formas mais eficazes de fidelizar clientes e fazer com que eles te recomendem para outras pessoas que precisam dos serviços que você oferece.

E como o overdelivery funciona na prática para o Copywriter? 

Dessa forma:

Foi contratado para criar uma sequência de 4 e-mails? Entregue 6.

Te convidaram para participar do lançamento de um produto específico? Dê uma olhada nos outros produtos daquele produtor e sugira melhorias também para eles.

Seu trabalho é escrever 10 anúncios? Faça 15.

Pode parecer ingenuidade, mas pergunte a qualquer grande Copywriter e ele te dirá que fez mais do que o necessário quando estava começando.

Faça mais do que esperam de você e suas chances de ser bem sucedido no Copywriting aumentarão.

Conclusão

O mais importante, no fim das contas, é entender que tudo que os clientes querem é ter alguém:

  • Em quem possam confiar
  • Que escreva textos persuasivos que resultem em vendas
  • Que não tenha medo do trabalho e entregue mais do que é pedido.

São princípios simples de seguir, mas muito poderosos para fidelizar clientes prestando serviços de Copywriting.

Está iniciando nessa jornada e deseja começar rápido a trabalhar como um Copywriter profissional? 

Então você precisa conferir as 6 dicas que preparamos para ajudar Copywriters iniciantes.

Clique aqui para acessar o conteúdo completo.

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