Como planejar um negócio digital com OKRs?

Como planejar um negócio digital com OKRs

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É claro que o grande objetivo de abrir negócio digital é ganhar dinheiro, ninguém tem dúvidas sobre isso. Mas também é fundamental saber como planejar um negócio digital.

Existem outras preocupações que o empreendedor que almeja faturar e manter uma empresa na internet precisa ter.

A web é uma grande comunidade de pessoas, por isso você também deve focar em entender e atender muito bem as necessidades delas através dos seus produtos.

O planejamento para ganhar dinheiro online envolve muito mais do que faturamento.

O objetivo aqui é ajudar você a entender quais outras áreas precisam da sua atenção para que o seu negócio digital seja duradouro.

Mais do que isso: ao final desse conteúdo você será capaz de determinar se está no caminho através da metodologia OKR – sigla para Objectives and Key Results.

Pronto para descobrir como planejar o seu negócio digital do jeito certo?

A importância de saber como planejar um negócio digital

Todo iniciante se pergunta como ter os primeiros resultados com o marketing digital

Essa é uma dúvida comum e o assunto até merece um texto inteiro.

Mas existe também uma segunda questão: como ter resultados consistentes?

Conquistar o famoso 6 em 7 (100 mil reais faturados em 7 dias) é um resultado impressionante. Mas esse dinheiro some em pouco tempo sem um plano de ação claro.

Produtos perpétuos (que estão sempre à venda) têm problemas próprios. 

É difícil, por exemplo, equilibrar o investimento constante em anúncios e o retorno das vendas.

Com planejamento você conhece os números do seu negócio, determina seus objetivos e esquematiza as etapas para alcançá-los – acompanhado sempre para saber se está ou não no caminho certo.

Apenas com uma metodologia de planejamento e gestão, será possível responder a perguntas como:

  • Para onde vai a minha empresa?
  • Quais ações devo tomar para chegar lá?

Veja a seguir como as OKRs ajudam a responder essas perguntas.

Planejando com OKRs

Planejando um negócio digital com OKRs - Ilustração de um empreendedor analisando vários aspectos de um planejamento

Objectives and Key Results (OKR) são o caminho para descobrir as respostas das duas perguntas mencionadas no item anterior.

Determinando os Objectives (objetivos), você responde a primeira: “Para onde vai a minha empresa?”

Os KR (Key Results) – ou resultados-chave – respondem a segunda: “Quais ações devo tomar para chegar lá?”

Criada no final dos anos 90, a metodologia se popularizou quando foi adotada pelo Google – lá no início – e é considerada um dos pilares do crescimento vertiginoso da empresa nos anos seguintes.

De acordo com a ideia original, as metas OKR são definidas com a seguinte fórmula:

“Eu vou _________” 

 (aqui são definidos os objetivos)

“medido por _________” 

(e aqui os resultados-chave)

Você vai entender melhor a partir de um exemplo com as OKRs.

Digamos que o objetivo de um empreendedor seja se aproximar dos seus clientes para entender melhor as necessidades deles.

Percebe como esta ainda é uma ideia subjetiva e difícil de mensurar?

Agora veja o que acontece ao adicionar os resultados-chave (KR):

  • Eu vou… conseguir 20 respostas de clientes com feedback sobre o meu produto;
  • Eu vou … fazer vídeo-chamadas com os 5 maiores clientes do trimestre.

O objetivo de se aproximar dos clientes fica imediatamente mais concreto e mensurável, portanto, mais alcançável.

Se o nosso empreendedor conseguir as 20 respostas, saberá que atingiu o seu objetivo. Se ele conseguir 18, então terá cumprido 90% da meta.

Como implementar as OKRs na prática

Defina o seu objetivo

Aqui é o momento de sonhar e declarar tudo o que você almeja para o seu negócio – por mais inespecífico que seja.

Objetivos são o que você quer muito que aconteça, como:

  • Ganhar projeção nacional;
  • Conquistar a confiança dos clientes;
  • Aumentar o faturamento.

Objetivos definidos? Então vamos à próxima etapa.

Defina os resultados-chave dos seus objetivos

Agora é a hora de desmembrar os seus objetivos em ações específicas que você deve ser capaz de medir para acompanhar.

Vamos pegar o primeiro objetivo como exemplo: ganhar projeção nacional.

Quais resultados-chave tornarão esse objetivo possível?

  1. Determinar quais são os 5 estados com maior potencial para abertura de uma filial;
  2. Marcar reuniões com 3 parceiros em cada um dos estados selecionados para firmar parcerias.

Percebe como a metodologia OKR traz clareza em relação às ações que precisa tomar para chegar ao seu objetivo?

Ela é uma ferramenta excelente para ajudar a planejar um negócio digital – ou físico mesmo, se esse for o seu caso.

Quais as vantagens de ter uma empresa orientada por OKRs?

Vamos começar pensando numa empresa que tem o modelo tradicional e se orienta por tarefas em vez de resultados.

O que acontece é que a equipe não entende a visão geral do negócio e simplesmente se concentra em entregar os produtos pedidos.

No caso de uma empresa de marketing digital orientada por tarefas, por exemplo, as metas seriam:

  • Produzir 14 posts de Instagram semanais;
  • Produzir 2 vídeos de YouTube semanais.

Um colaborador preocupado apenas com tarefas poderia entregar tudo sem se importar com a qualidade ou o alcance desses materiais.

Entretanto, se fosse orientado por resultados (alcançar 130 mil pessoas semanalmente), o empenho estaria em produzir o melhor material possível, mesmo que isso significasse um volume menor.

Com as OKRs cada um sabe o que é esperado de si e, idealmente, trabalha da maneira mais eficiente possível para atingir um bom resultado.

Conclusão

É evidente que as OKRs conflitam com o modo de gestão e planejamento tradicional das empresas e, portanto, a transição para esse método de gestão não é suave.

Objetivos e resultados-chave (OKRs) transformam empresas concentradas em produtos em negócios voltados para a resolução de problemas.

Pode ser que implementar as OKRs seja difícil no início e a equipe não compreenda bem logo de cara.

Mas fica aqui o convite para você refletir sobre os benefícios do modelo: se fica definido onde se quer chegar e quais são exatamente os passos para chegar lá, o resultado é inevitável.

E aí, o que achou da metodologia OKR? Conseguiu entender como colocá-la em prática?

Deixe suas dúvidas aqui nos comentários.

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