É claro que o grande objetivo de abrir negócio digital é ganhar dinheiro, ninguém tem dúvidas sobre isso. Mas também é fundamental saber como planejar um negócio digital.
Existem outras preocupações que o empreendedor que almeja faturar e manter uma empresa na internet precisa ter.
A web é uma grande comunidade de pessoas, por isso você também deve focar em entender e atender muito bem as necessidades delas através dos seus produtos.
O planejamento para ganhar dinheiro online envolve muito mais do que faturamento.
O objetivo aqui é ajudar você a entender quais outras áreas precisam da sua atenção para que o seu negócio digital seja duradouro.
Mais do que isso: ao final desse conteúdo você será capaz de determinar se está no caminho através da metodologia OKR – sigla para Objectives and Key Results.
Pronto para descobrir como planejar o seu negócio digital do jeito certo?
A importância de saber como planejar um negócio digital
Todo iniciante se pergunta como ter os primeiros resultados com o marketing digital.
Essa é uma dúvida comum e o assunto até merece um texto inteiro.
Mas existe também uma segunda questão: como ter resultados consistentes?
Conquistar o famoso 6 em 7 (100 mil reais faturados em 7 dias) é um resultado impressionante. Mas esse dinheiro some em pouco tempo sem um plano de ação claro.
Produtos perpétuos (que estão sempre à venda) têm problemas próprios.
É difícil, por exemplo, equilibrar o investimento constante em anúncios e o retorno das vendas.
Com planejamento você conhece os números do seu negócio, determina seus objetivos e esquematiza as etapas para alcançá-los – acompanhado sempre para saber se está ou não no caminho certo.
Apenas com uma metodologia de planejamento e gestão, será possível responder a perguntas como:
- Para onde vai a minha empresa?
- Quais ações devo tomar para chegar lá?
Veja a seguir como as OKRs ajudam a responder essas perguntas.
Planejando com OKRs
Objectives and Key Results (OKR) são o caminho para descobrir as respostas das duas perguntas mencionadas no item anterior.
Determinando os Objectives (objetivos), você responde a primeira: “Para onde vai a minha empresa?”
Os KR (Key Results) – ou resultados-chave – respondem a segunda: “Quais ações devo tomar para chegar lá?”
Criada no final dos anos 90, a metodologia se popularizou quando foi adotada pelo Google – lá no início – e é considerada um dos pilares do crescimento vertiginoso da empresa nos anos seguintes.
De acordo com a ideia original, as metas OKR são definidas com a seguinte fórmula:
“Eu vou _________”
(aqui são definidos os objetivos)
“medido por _________”
(e aqui os resultados-chave)
Você vai entender melhor a partir de um exemplo com as OKRs.
Digamos que o objetivo de um empreendedor seja se aproximar dos seus clientes para entender melhor as necessidades deles.
Percebe como esta ainda é uma ideia subjetiva e difícil de mensurar?
Agora veja o que acontece ao adicionar os resultados-chave (KR):
- Eu vou… conseguir 20 respostas de clientes com feedback sobre o meu produto;
- Eu vou … fazer vídeo-chamadas com os 5 maiores clientes do trimestre.
O objetivo de se aproximar dos clientes fica imediatamente mais concreto e mensurável, portanto, mais alcançável.
Se o nosso empreendedor conseguir as 20 respostas, saberá que atingiu o seu objetivo. Se ele conseguir 18, então terá cumprido 90% da meta.
Como implementar as OKRs na prática
Defina o seu objetivo
Aqui é o momento de sonhar e declarar tudo o que você almeja para o seu negócio – por mais inespecífico que seja.
Objetivos são o que você quer muito que aconteça, como:
- Ganhar projeção nacional;
- Conquistar a confiança dos clientes;
- Aumentar o faturamento.
Objetivos definidos? Então vamos à próxima etapa.
Defina os resultados-chave dos seus objetivos
Agora é a hora de desmembrar os seus objetivos em ações específicas que você deve ser capaz de medir para acompanhar.
Vamos pegar o primeiro objetivo como exemplo: ganhar projeção nacional.
Quais resultados-chave tornarão esse objetivo possível?
- Determinar quais são os 5 estados com maior potencial para abertura de uma filial;
- Marcar reuniões com 3 parceiros em cada um dos estados selecionados para firmar parcerias.
Percebe como a metodologia OKR traz clareza em relação às ações que precisa tomar para chegar ao seu objetivo?
Ela é uma ferramenta excelente para ajudar a planejar um negócio digital – ou físico mesmo, se esse for o seu caso.
Quais as vantagens de ter uma empresa orientada por OKRs?
Vamos começar pensando numa empresa que tem o modelo tradicional e se orienta por tarefas em vez de resultados.
O que acontece é que a equipe não entende a visão geral do negócio e simplesmente se concentra em entregar os produtos pedidos.
No caso de uma empresa de marketing digital orientada por tarefas, por exemplo, as metas seriam:
- Produzir 14 posts de Instagram semanais;
- Produzir 2 vídeos de YouTube semanais.
Um colaborador preocupado apenas com tarefas poderia entregar tudo sem se importar com a qualidade ou o alcance desses materiais.
Entretanto, se fosse orientado por resultados (alcançar 130 mil pessoas semanalmente), o empenho estaria em produzir o melhor material possível, mesmo que isso significasse um volume menor.
Com as OKRs cada um sabe o que é esperado de si e, idealmente, trabalha da maneira mais eficiente possível para atingir um bom resultado.
Conclusão
É evidente que as OKRs conflitam com o modo de gestão e planejamento tradicional das empresas e, portanto, a transição para esse método de gestão não é suave.
Objetivos e resultados-chave (OKRs) transformam empresas concentradas em produtos em negócios voltados para a resolução de problemas.
Pode ser que implementar as OKRs seja difícil no início e a equipe não compreenda bem logo de cara.
Mas fica aqui o convite para você refletir sobre os benefícios do modelo: se fica definido onde se quer chegar e quais são exatamente os passos para chegar lá, o resultado é inevitável.
E aí, o que achou da metodologia OKR? Conseguiu entender como colocá-la em prática?
Deixe suas dúvidas aqui nos comentários.
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