Guia para Copywriters: Como criar uma persona para o seu cliente

como criar uma persona

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Existem dentro do Marketing uma infinidade de conceitos que, em alguns momentos, podem até parecer conflitantes. É o caso de como criar uma persona, por exemplo.

Há, porém, um princípio com o qual todo mundo concorda: conhecer bem com quem você está falando é fundamental para que os planos de marketing tragam resultados.

O Copywriter, que escreve para se conectar profundamente com as pessoas, deve prestar atenção especial nisso – já que ele é o responsável por desenvolver toda a comunicação.

Uma das técnicas mais eficazes para conhecer profundamente seu público e assim escrever de maneira magnética e persuasiva é definir uma persona.

Mas o que é uma persona? Como criar uma na prática? Como Copywriters podem transformar esse conhecimento em resultados concretos?

É o que você vai descobrir a seguir.

O que é persona?

Para garantir que estejamos na mesma página é preciso que você tenha o conceito de persona bem claro na cabeça.

Persona, também chamada de avatar, é a representação fictícia do seu cliente ideal.

Em um sentido mais profundo do termo, ela é uma espécie de personagem baseado em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos clientes, como:

  • Idade
  • Sexo
  • Estado civil.

Mas vai além de uma simples ficha técnica cheia de dados demográficos.

A criação de uma persona também leva em consideração camadas mais profundas, como histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.

Para que serve a persona?

Se você sabe com quem está falando, conhece os sonhos, traumas, objetivos e medos, fica muito mais fácil se comunicar e gerar conexão com as pessoas.

A criação de persona ajuda desde o desenvolvimento de conteúdo que engaja até a escrita de páginas, anúncios e e-mails de alta conversão.

Com uma persona definida, você sabe exatamente o que dizer e o que não dizer, como e quando dizer.

O Copywriter que entende a sua persona sabe quais palavras usar para levar seu público a tomar as atitudes esperadas – principalmente as que geram vendas.

Como criar uma persona na prática

Guia para Copywriters: Como criar uma persona para o seu cliente - Ilustração de três personas/avatares.

Hora de sair da teoria e colocar a mão na massa.

Criar uma persona para o seu cliente – caso ele ainda não tenha uma definida – é um processo super importante, mas não precisa ser complexo. 

Tudo se trata de fazer as perguntas certas para obter as informações mais relevantes.

Comece pela superfície

É claro que a sua maior intenção aqui é descobrir em detalhes como funciona a cabeça do seu cliente ideal e usar essas informações na escrita persuasiva.

Mas vamos começar pelo que está na superfície.

É importante que você não se esqueça do essencial e descubra o básico sobre o seu público:

  • Qual a faixa etária?
  • Qual a profissão?
  • Qual o status de relacionamento?
  • Qual a composição familiar?
  • Qual a renda mensal?
  • Onde mora?
  • Qual a formação educacional?

Mergulhe em águas profundas

Cumprida essa parte, podemos partir para questões mais profundas e investigar a mentalidade da sua persona:

  • O que ela fala quando ainda não chegou no resultado esperado?
  • Quais são as desculpas que ela dá?
  • O que ela diz quando percebe a dor?
  • O que ela costuma falar para filhos, marido, família, amigos?
  • Qual o assunto da fofoca com outras pessoas?

De forma resumida, o que você está buscando determinar é: quais são os sonhos, desejos e dores da sua persona?

Falando especificamente sobre sonhos, se pergunte: 

  • O que é sucesso para ela? 
  • Como ela mede esse sucesso?
  • Ela quer uma Ferrari ou é mais tangível prometer 500 reais extras no fim do mês?
  • Ela teme perder o emprego ou o maior medo é dirigir sozinha?

É importante saber dessas informações porque elas te indicarão que caminho tomar na persuasão, quais elementos, estruturas e gatilhos mentais utilizar.

Descubra as dores

O Copywriter profissional se coloca no lugar da persona e sabe quais são as preocupações que mais incomodam.

Em outras palavras, ele precisa saber onde dói.

Para isso, é muito válido fazer as seguintes perguntas sobre seu avatar:

  • Quais são as frustrações diárias?
  • Qual a maior dor dentre todas?

Seu objetivo ao investigar a maior dor da sua persona é mostrar que aquela é uma dor séria e revelar a origem dela, para que ela te perceba como autoridade – mais tarde, quando for escrever a Copy.

Inclusive, você pode aproveitar essa informação para construir seu argumento com as consequências negativas de não comprar o seu produto.

Duas perguntas preciosas para se fazer nessa etapa são: 

  1. Caso ela não compre o seu produto/serviço, qual vai ser a dor futura?
  2. Que problema deixará de ser resolvido e continuará a incomodar (ou incomodará ainda mais)?

Você pode reforçar ainda mais o sentimento de dor contando casos de pessoas que perderam a oportunidade e acabaram sofrendo.

Descubra os prazeres

É hora de investir quais são os prazeres – o que acontecerá quando a dor for solucionada.

Para chegar a eles, se pergunte:

  1. Que elemento negativo deixará de existir para a persona com o seu produto?
  2. Como será o futuro com a dor resolvida?
  3. Qual será o efeito da solução na auto-estima da pessoa?
  4. O que sua persona não podia fazer e passará a poder?

Descubra as desculpas

Entre dores e prazeres, existem as desculpas: empecilhos que separam a sua persona da compra do seu produto (portanto, da solução do problema).

Desculpas também são chamadas de “objeções”.

O que você pode fazer para determinar essas objeções é se colocar no lugar dela e imaginar que é um reclamão – uma pessoa que inventa todo tipo de motivo para não fazer alguma coisa.

Em seguida, elabore argumentos contrários a essas desculpas.

Como no exemplo abaixo:

DESCULPAARGUMENTO CONTRÁRIO
Esse curso não serve para mim porque não entendo nada de tecnologia.Esse curso funciona mesmo que você não entenda nada de tecnologia e mal saiba ligar um computador.

Por que falar tanto sobre persona?

Se fosse preciso dar a você um único argumento para ter atenção ao estudo de persona, seria o seguinte: esse conhecimento é o que distancia as pessoas que vendem muito das que vendem pouco.

Lembre-se que para existir venda, deve haver confiança. 

As pessoas só vão confiar em você se acreditarem que você realmente as entende e conhece o universo delas.

Seu grande objetivo com a definição de uma persona é escrever copies tão específicas – portanto, persuasivas, que façam a sua persona achar que aquele texto foi feito exclusivamente para ela.

Chegamos ao fim desse conteúdo, mas antes precisamos dar a você um conselho que sempre damos para os nossos alunos do APL Exp: busque entender de gente!

Como você pode fazer isso? 

Consumindo conteúdos e lendo livros que vão além das palavras lucrativas. Além de técnicas de Copywriting.

Inclusive, você pode começar a fazer isso agora mesmo! 

Dê uma olhada nessa seleção dos 5 melhores livros de Copywriting que nos ajudaram a escalar a Você Ligado e faturar milhares de reais através da escrita persuasiva. 

Se você gostou do que viu aqui e deseja continuar recebendo conteúdos sobre técnicas avançadas de Copywriting, entre agora mesmo no canal do Telegram da Roberta (@robertasvl) – Fundadora, Copywriter e Especialista da Você Ligado.

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