3 equipamentos básicos para começar trabalhar com marketing digital

equipamentos necessários para trabalhar com marketing digital

Compartilhe:

No marketing digital, a produção de conteúdo é praticamente obrigatória. Portanto, quais equipamentos para trabalhar com marketing digital são imprescindíveis?

Acontece que produzir conteúdo, muitas vezes, pode exigir:

  • fotografias
  • áudios
  • gravação e edição de vídeos,
  • criação de páginas 

E mais.

É natural, então, que muitos se perguntem quais são os equipamentos necessários para fazer toda essa máquina digital funcionar.

Preciso de câmera? Devo comprar equipamentos de iluminação? Vou usar um microfone? De qual tipo? Meu celular é suficiente? Quanto vai custar tudo isso?

Calma, se você está começando no digital e ainda não tem muito dinheiro para investir, fique tranquilo.

Aqui você vai descobrir o que é necessário, o que é dispensável e quais são os 3 equipamentos para trabalhar com marketing digital que os iniciantes nesse mercado precisam ter.

Antes, um conselho amigo

3 equipamentos para trabalhar com Marketing Digital - Um personagem do desenho Minions dando um murro no outro

Uma das crenças limitantes mais comuns de quem inicia no digital é a de que é necessário montar estúdio grande, cheio de equipamentos para trabalhar com marketing digital e ter resultado.

Ao ver os grandes nomes do mercado fazendo superproduções, o principiante logo imagina que esse é o padrão e que é impossível começar sem todo esse maquinário.

Esse engano trava muita gente. 

Por isso, queremos quebrar essa ideia logo no início.

Você vai ver esse assunto em detalhes nos próximos parágrafos, mas fica um conselho inicial: você não precisa ter um estúdio de Hollywood, cheio de equipamentos caros, para começar

Sabe a frase do Arthur Ashe “Comece onde você está, use o que você tem e faça o que você pode”

Se encaixa perfeitamente nesse contexto.

Trabalhe com o que tem, consiga seus primeiros resultados e só então invista em melhorias.

Equipamentos para trabalhar com Marketing Digital

Veja a seguir quais são os equipamentos para trabalhar com marketing digital que você precisa para ter os primeiros resultados.

O básico para gravação de vídeos

Celular

Os celulares evoluíram muito na última década e é possível afirmar com segurança que, a não ser que seu modelo seja muito antigo, o aparelho que você tem nas mãos é suficiente para fazer as primeiras produções.

Na VL, boa parte das gravações são feitas com nossos próprios celulares e os resultados são muito satisfatórios. 

A maior prova disso é que nunca tivemos reclamações sobre esse aspecto em nossos produtos.

Iluminação

Uma boa ideia é se preocupar com a luz – o que não quer dizer que você precise comprar grandes esquemas de iluminação.

Apenas garanta que o local da sua gravação vai estar bem claro, de preferência com a luz natural do sol.

Se tiver algum orçamento sobrando, busque por luminárias (comuns, de escritório) e lâmpadas circulares (conhecidas como “ring light”) em sites como o Mercado Livre.

Captação de áudio

Este sim é um cuidado que você precisa tomar e faz uma grande diferença: a captação de áudio.

Um ditado famoso entre os produtores é o seguinte: as pessoas suportam um vídeo com qualidade ruim, mas não aguentam áudio ruim.

Os consumidores de conteúdo se importam muito mais com o que estão ouvindo do que com o que estão vendo na tela.

Ainda que não possa investir em um bom microfone no momento, você pode usar o microfone do fone de ouvido do seu próprio celular para a gravação em vez de usá-lo sem nada acoplado. 

O microfone do celular acaba captando muito ruído ambiente e sua voz provavelmente ficará com eco.

Se tiver orçamento, considere a aquisição de um microfone de lapela.

Aqui na VL, utilizamos o Audio Technica ATR 3350 – encontrado por valores em torno de R$200,00 a R$300,00 no mercado.

O básico para gravação de videoaulas

Se você precisa gravar aulas que exigem a exibição da sua tela, muito provavelmente seu rosto ocupará apenas uma pequena porção da imagem (o típico quadrado em um dos cantos).

Isso quer dizer que o foco do material estará no seu conteúdo e não em você, e isso alivia a necessidade de uma webcam sofisticada.

Como a imagem ficará reduzida, ficará mais difícil para o público perceber a baixa qualidade do vídeo e a webcam integrada ao seu notebook deve servir muito bem no início.

Mais tarde, quando possível, considere a aquisição de uma webcam que tenha pelo menos a qualidade de 1080p.

Os preços variam consideravelmente de acordo com a demanda e o modelo que você busca. 

Aqui na VL, utilizamos a Logitech C920.

Acessórios úteis

Tripé para câmera ou celular

Os tripés são essenciais para conseguir mais estabilidade na gravação dos vídeos. 

Pensando em obter mais flexibilidade no posicionamento da câmera ou celular, procure por tripés com pés flexíveis, que podem ser enroscados em praticamente qualquer superfície.

Refletores de LED

Para conseguir uma luz mais forte, considere a aquisição de refletores de LED.

Esses equipamentos são encontrados facilmente em sites como Mercado Livre e Amazon.

Basta procurar com tempo aqueles com melhor custo-benefício e que, de preferência, caibam no seu orçamento.

É hora de começar

A popularização dos celulares facilitou muito a vida do infoprodutor.

Se antes era obrigatório conseguir uma filmadora e um gravador de áudio à parte para registrar bons vídeos, atualmente a maioria dos celulares oferece uma qualidade satisfatória e serve bem à maioria dos casos.

Não espere ter milhares de reais para começar a empreender no Marketing Digital

Inicie agora mesmo com os equipamentos que você tem e vá fazendo melhorias aos poucos.

É assim que a maioria dos players do mercado começou, logo, não ter os equipamentos mais sofisticados (de forma alguma) deve ser um empecilho para você começar.

Fez sentido para você? Então se inscreva em nosso Blog para receber direto na sua caixa de entrada os segredos dos nossos bastidores. 

Nos vemos por lá!

Índice

Inscreva-se em Nosso Blog

O segredo dos nossos bastidores revelados na sua caixa de entrada. É conteúdo de mentoria, só que de graça.