Um Copywriter deve escrever projetos de Copy que vão contra os seus valores?

Um Copywriter deve escrever projetos de Copy que vão contra os seus valores

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Ser Copywriter é uma delícia e quem concorda, respira (rsrs).

Isso porque você pode escrever projetos de Copy de casa, enquanto viaja, não precisa pegar trânsito e nem ônibus lotado e muito menos bater ponto no trabalho às sete da manhã.

Mas, assim como em qualquer outra profissão, alguns questionamentos podem perturbar os pensamentos do Copywriter e um deles é:

“É correto escrever para um projeto que vai contra os meus valores pessoais?”

Se acomode aí no sofá, pegue o seu cafezinho que nos próximos parágrafos você entenderá o que levar em consideração antes de aceitar escrever projetos de Copy e assim evitar frustrações nessa profissão.

Lembrando que aqui nada é regra. 

O objetivo do conteúdo é promover uma reflexão para que você analise por si mesmo essa questão e chegue às suas próprias conclusões.

Você não precisa fazer isso para escrever projetos de Copy

Como Copywriter, você não precisa ser a persona do produto para escrever projetos de Copy.

O que isso significa, na prática?

Acreditar na transformação de um produto não significa ser a persona dele, um potencial cliente, em outras palavras.

O fato de um determinado produto ou serviço não servir para você, não quer dizer que ele não é bom ou não resolve os problemas de um grupo específico de pessoas.

E está tudo bem.

Digo isso, porque uma das dúvidas que mais recebemos de Copywriters iniciantes seja no Youtube ou no instagram @robertasvl é:

“É certo escrever Copy para produtos que eu não compraria?”

A verdade é que não tem nada de errado em escrever para um produto que você não compraria, desde que você acredite na transformação dele.

Confira também 11 fundamentos de um Copywriter de sucesso.

Quando não aceitar projetos de Copy

A situação é muito diferente quando falamos de produtos que ferem princípios e valores pessoais do Copywriter.

“Quais valores?”

Não há uma regra, já que isso é muito particular de cada profissional.

Pode ser que você não se sinta confortável em escrever para produtos eróticos, por exemplo. 

Mas um colega Copywriter pode não enxergar o nicho como um empecilho e desenvolver um bom trabalho.

O ponto é que, embora um produto não sirva para você, ao sentar para escrever, você precisa transmitir firmeza e confiança na sua escrita de que ele transforma a vida das pessoas para melhor.

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Se você não acredita que um produto é benéfico ou esse produto pertence a um nicho conflitante com algum princípio ou conduta de vida, você se sentirá super desconfortável, a sua escrita não vai fluir e não sentirá prazer no que está fazendo.

É claro que Copywriting é um trabalho como qualquer outro. 

Isso significa que você deve fazer o seu papel mesmo naqueles dias em que não estiver se sentindo motivado e animado para escrever. 

Mas, você precisa escrever com a convicção de que está ajudando a transformar a vida de centenas e porque não dizer milhares de pessoas com aquele produto.

Escrever apenas por dinheiro, porque a porcentagem de comissão será boa, pode até ser suficiente para você por algum tempo, mas não se sustentará no longo prazo e ainda pode desencadear em você um sentimento de frustração e perda de propósito.

O senso de propósito é que traz sentido à escrita do Copywriter.

3 estratégias para selecionar projetos de Copy relevantes

Como fugir dessa armadilha e não cair no mesmo ciclo que te fez largar a CLT, um emprego na sua área de formação ou até mesmo um concurso público?

Essas 3 dicas vão te ajudar:

1ª Identifique quais são os seu valores

Assim que finalizar a leitura deste conteúdo, vá para um lugar tranquilo e comece a refletir sobre quais são os seus valores.

Pense no que é inegociável para você.

  • Liberdade?
  • Honestidade?
  • Respeito?
  • Segurança?
  • Tempo com a família?

Liste todos esses valores em um papel e tente se lembrar de situações ou momentos da sua vida em que eles orientaram suas decisões mais importantes.

Esse exercício vai te trazer clareza e autoconhecimento sobre si mesmo como um Copywriter profissional.

Assim, quando surgir alguma situação que ameace ferir os seus valores, você vai conseguir se portar de forma profissional e se desvencilhar sem maiores constrangimentos. 

2º Analise bem os projetos antes de fechar contrato

A fase de negociação com o contratante é o momento perfeito para avaliar se a conduta da empresa, os valores e princípios que ela defende e até mesmo o produto estão em harmonia com os seus valores pessoais.

Fazer essa análise vai evitar que não somente você se frustre ao perceber que entrou em um projeto sem sentido para você, como evitar que o seu contratante se decepcione com o seu trabalho e performance no projeto e isso te queime de alguma forma no mercado.

3º Jamais esqueça o seu porque

Ganhar dinheiro é muito bom, isso é um fato.

Dinheiro permite que você tenha uma vida estável, que realize seus sonhos, dê uma boa qualidade de vida para a sua família.

Mas não deixe que apenas o dinheiro determine as suas escolhas, os projetos que vai aceitar porque o caminho da frustração é certo.

Afinal, se você não estiver bem ou satisfeito onde você está, com o trabalho que está desempenhando, consciente do seu propósito, dificilmente somente o dinheiro vai te manter motivado por muito tempo.

Faz sentido para você?

Então escreva nos comentários abaixo desse post o que pensa sobre o assunto.

Assim, podemos transformar esse espaço em um ambiente de contribuição e crescimento mútuo.

Combinado?

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