Medo de vender: 3 passos para destravar e lucrar com textos persuasivos

Medo de vender: 3 passos para destravar e lucrar com textos persuasivos - Personagem de uma mulher sentada, abraçando as pernas com medo, e uma sombra monstruosa avançando sobre ela.

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Vender é algo quase tão antigo quanto a própria humanidade.

As primeiras moedas de metal, surgiram na Lídia – atual Turquia – no século VII A. C. quando as pessoas começaram a buscar métodos para facilitar as trocas comerciais.

Naquele momento foram estabelecidos os primeiros processos de vendas baseado na troca de um produto ou serviço por quantias em dinheiro.

Porém, milênios antes, quando não existia nem mesmo um sistema monetário, quem dirá bancos ou cartões de crédito, o comércio já era praticado na forma do escambo: permuta de produtos.

Mas se vender é uma prática milenar, de onde surgiu a má fama das vendas? 

Por que a maioria das pessoas sente vergonha ou medo de vender?

Nos próximos parágrafos você vai entender de onde surgiram essas crenças limitantes em relação às vendas e quais são os 3 passos que você deve seguir para destravar o medo de vender e se tornar um Copywriter ainda mais valioso.

A origem da má fama dos vendedores

Para entender essa história é preciso voltar no tempo, precisamente aos anos 40

Naquela época, dois modelos de vendas eram praticados: 

  1. Vendas baseadas em manipulação;
  2. Vendas por relacionamento.

Acontece que a abordagem agressiva e manipuladora de vendedores inseguros manchou a reputação dessa classe de profissionais e deixou como herança para a sociedade a crença de que vender é algo feio, errado, que significa tirar vantagem dos outros.

Tanto que hoje, numa época em que qualquer pessoa pode comprar sem precisar levantar do sofá, usando apenas o celular, essas mentiras assombram e impedem milhares de pessoas de viver da profissão mais lucrativa e requisitada no Marketing Digital: 

Copywriters – profissionais que usam técnicas de persuasão para transformar palavras comuns em lucrativas, palavras que vendem produtos em alta escala e tem o poder de transformar a vida de milhares de pessoas.

Mas como um profissional que tem a missão de impulsionar as vendas de um negócio pode ter medo de vender?

É impossível ser um Copywriter bem-sucedido e ter medo de vender, mas se esse monstro te assombra, fique tranquilo pois isso termina agora.

A seguir, você vai saber quais são os três passos para perder o medo de vender e escrever textos persuasivos que vendem muito todos os dias e impactam a vida de milhares de pessoas para melhor.

Como perder o medo de vender

1° Passo: Identifique a origem do seu medo

O seu problema é uma crença limitante? 

Você acredita que vender não é para você? Que está incomodando as pessoas ao fazer uma oferta? Que elas entendem que você só quer tirar o dinheiro delas ou que para ser um bom com vendas precisa ter dom?

Você se sente inseguro ou tem vergonha?

Você acha que não se comunica bem através das palavras ou que os seus argumentos não serão fortes o suficiente para persuadir o receptor da mensagem?

Você tem pouco domínio sobre técnicas de vendas?

A falta de conhecimento e domínio sobre um determinado tema também é gatilho para bloqueios na hora de criar textos que vendem.

Você precisa entender qual é a origem desse medo para criar mecanismos para combatê-lo. 

Se é pouco conhecimento, dedique-se um pouco mais, estude mais, leia livros sobre o assunto, busque conhecimento.

Mas se o seu problema são crenças limitantes e insegurança, faça o seguinte exercício: 

Antes de escrever qualquer Copy, escreva todos os seus medos, todas as suas travas em um papel.

Isso vai te ajudar a limpar a mente e direcionar o seu foco para sentar e escrever para vender.

2° Passo: Liste as transformações que o seu produto traz na vida das pessoas

Como Copywriter, você não precisa ser a persona do produto, mas precisa acreditar que aquele produto é benéfico e transforma a vida de um grupo específico de pessoas.

Por isso, antes de escrever qualquer Copy, liste no seu Arsenal de Copy todas as transformações que aquele produto ou serviço traz para as pessoas.

3° Passo: Estude as objeções do seu público e prepare os seus argumentos de vendas com antecedência

Muitas vezes a insegurança e o medo de vender vem pela falta de preparo em lidar com objeções – as desculpas que as pessoas inventam para não comprar um produto ou serviço – e até mesmo a falta de argumentos estruturados para destruir essas objeções de forma natural e definitiva e tornar a sua oferta irresistível para o cliente.

E a forma de resolver isso é muito simples.

Através da pesquisa de audiência, você vai mapear quais são as maiores e mais fortes objeções daquele público – desde as genéricas como “não tenho dinheiro” até as específicas de cada nicho, como por exemplo “não consigo escalar como Copywriter”.

Quando tiver a lista completa das objeções da audiência, abra o seu Arsenal de Copy, registre lá dentro todas essas objeções e crie ali mesmo argumentos para rebater cada uma delas

Veja 3 exemplos práticos de como fazer isso:

  1. Objeção: Copywriting vai sumir com o tempo?

Argumento: É uma habilidade centenária que gerou muita fortuna ao redor do mundo e cada vez mais terá espaço para crescimento aqui no Brasil. 

  1. Objeção: Não sei vender.

Argumento: Dominar Copywriting te dará uma confiança inabalável para vender até areia no deserto.

  1. Objeção: Não tenho dinheiro.

Argumento: É por este motivo que você precisa urgentemente aprender Copywriting. É a habilidade de escrever de forma persuasiva que te leva para o próximo nível, sempre.  

Perca o medo de vender através do Copywriting

Dominar Copywriting te dará uma confiança inabalável para vender até areia no deserto.

Se você ainda se sente inseguro, há um forte indício de que precisa evoluir seus conhecimentos nas técnicas e princípios de Copy e, principalmente, praticar.

Afinal, ninguém é bom no que não pratica.

E você está no lugar certo.

A Você Ligado produz conteúdos diários no Youtube, Instagram e Blog para ajudar pessoas comuns a dominarem a habilidade de ouro, que te fará enriquecer com as suas próprias mãos, independente de circunstâncias externas como inflação ou instabilidade política 

Copywriting é a única habilidade que te ajuda a fazer dinheiro em tempo recorde na internet sem precisar de nenhum recurso a não ser o que você já tem: 

  • acesso a wifi;
  • um celular;
  • vontade de fazer acontecer.

Por isso, se você deseja continuar evoluindo suas habilidades, preencha o seu nome e email no formulário abaixo para receber nossas atualizações de conteúdo de forma gratuita.

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