Confira 4 estratégias para ser Copywriter em projetos simultâneos e escalar a sua renda nessa profissão

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Se você já ouviu falar sobre quão lucrativa é a Profissão Copywriter, muito provavelmente, uma das perguntas que não lhe saem da mente é: como ser Copywriter em projetos simultâneos?

Afinal de contas, um dos grandes benefícios de escrever palavras lucrativas como profissão é a liberdade de escolher não somente em quais como também em quantos projetos de Copy atuar.

Isso significa que diferente de uma CLT, onde você tem a cláusula da exclusividade, na Profissão Copywriter é possível prestar serviços para diferentes negócios e escalar ainda mais seus ganhos.

Mas como conciliar tantos projetos de Copy

Existe um limite ideal de projetos em que um Copywriter pode atuar? 

Como manter a qualidade na entrega dos textos e escrever campanhas lucrativas simultaneamente?

Nos parágrafos a seguir, você vai descobrir técnicas que vão te ajudar a gerenciar projetos de Copy simultâneos, gerar muitas vendas para os seus clientes e lucro para o seu bolso.

Não caia nessa armadilha

Como ser Copywriter em mais de um projeto simultâneo? - Reprodução meme da página "Diferentona".
Reprodução: Diferentona

Provavelmente você já viu esse meme circular pelas redes sociais ao menos alguma vez.

Mas, apesar de ser engraçado, ele traz uma verdade mascarada sobre profissionais que acumulam muitas atividades ao mesmo tempo: perda da qualidade.

O objetivo deste conteúdo não é te dar hacks para se tornar hiper-produtivo sem qualquer esforço.

Na verdade, acreditar que é possível gerenciar um número gigante de projetos ao mesmo tempo é um engano terrível.

Isso porque Copywriters não são máquinas, são seres humanos e humanos têm capacidades limitadas.

Você pode até fechar 8-10 contratos de Copy, mas reflita por um momento:

Você conseguirá dedicar 100% das suas capacidades e esforços em cada um deles? 

Não é preciso ser o gênio da lâmpada para entender que a resposta é não. 

Você não conseguirá trabalhar com velocidade, acabará prejudicando a qualidade da sua escrita, os resultados do seu cliente e ainda correrá o enorme risco de se queimar no mercado.

Por isso, não caia na armadilha de se entupir de trabalho e perder o que de mais valioso a profissão Copywriter pode lhe proporcionar: liberdade de tempo.

Qual é o limite de projetos em que um Copywriter pode trabalhar?

Aqui na Você Ligado temos 2 valores muito importantes que compartilhamos com os alunos dos nossos treinamentos de Copy – o Além das Palavras Lucrativas e a Formação APL Experience:

Velocidade e qualidade.

Baseado nesses valores, o limite máximo que acreditamos que um Copywriter consegue conciliar para trabalhar com eficiência e gerar resultados satisfatórios para os clientes são de três projetos.

O grande ponto é que, para ser bem remunerado como Copywriter, o potencial de cada projeto vale mais do que a quantidade de projetos para os quais você decide escrever.

Isso tem a ver com a mentalidade empreendedora na Profissão Copywriter.

A mentalidade do Copywriter empresário

Se você decidiu se tornar um Copywriter profissional e prestar serviços como PJ – Pessoa Jurídica – ou mesmo como Freelancer, isso significa que uma pontinha de empreendedorismo existe dentro de você.

Afinal, também existe a possibilidade de trabalhar como Copywriter CLT de uma Agência de Marketing ou mesmo em uma empresa.

Acontece que, embora seja um Copywriter prestador de serviços, você também é uma empresa e o objetivo de todo empresário é fechar negócios lucrativos para a sua empresa. 

Por isso, escolha com muita cautela os clientes que vai atender

Avalie não somente a sua capacidade de trazer retorno para o cliente como o potencial lucrativo do produto desse cliente.

Se acontecer de um projeto deixar de ser interessante ou não condizer mais com o seu momento profissional, encerre a parceria e se abra para novas possibilidades.

4 dicas para ser Copywriter em projetos simultâneos

Vamos supor que você está decidido a fechar 2-3 projetos de Copy e, embora seja um número razoavelmente pequeno, não há que se negar que é muito trabalho para uma pessoa só.

Então, como se organizar para dar conta de tudo, respeitando prazos e sem sofrer com crises de ansiedade às 3 horas da manhã?

O segredo está em ter um método – de escrita, organização e até de pesquisa.

Veja abaixo, 4 dicas que damos para os nossos alunos e que você também pode usar para administrar uma carreira lucrativa na Profissão Copywriter.

1 Planeje a sua agenda semanalmente

Quer você atue em 3 ou apenas 1 projeto de Copy, a primeira coisa que deve fazer é planejar a sua agenda, semanalmente.

O Calendário do Google é o melhor amigo do Copywriter profissional.

Separe um momento (domingo ou segunda-feira) apenas para distribuir as tarefas que precisa executar em cada dia da semana e garantir que todas elas sejam entregues no prazo.

Atenção: não adianta encher cada espaço do seu dia com 1001 atividades, isso apenas servirá como gatilho para a procrastinação e o bloqueio criativo.

Liste 3 grandes tarefas que precisa realizar em cada dia e deixe um tempinho livre para antecipar imprevistos ou mesmo fazer algo que seja prazeroso para você.

Vamos entrar em detalhes sobre isso na dica 4.

2 Tenha checklists de tarefas por projeto

A segunda técnica que você pode aderir para se tornar mais produtivo e manter a mente em ordem ao assumir a responsabilidade de escrever para vários projetos de Copy é criar checklists.

As checklists são ferramentas poderosas de produtividade e ajudam a quebrar tarefas maiores em várias partes a fim de evitar que você se assuste com o volume de trabalho que precisa executar dentro de um curto espaço de tempo.

Crie checklists de tarefas para cada projeto em que estiver envolvido.

Precisa escrever um lançamento? 

Liste todas as etapas, cada tipo de Copy que precisa escrever em cada uma delas até que todo o trabalho seja concluído.

Está responsável por gerenciar a estratégia de conteúdo de um perfil no Instagram?

Anote o processo que você precisa seguir para criar e distribuir esses conteúdos, desde a definição dos temas até a publicação dos posts.

As checklists vão facilitar muito a execução das suas atividades e fazer de você um Copywriter mais produtivo.

3 Preencha todo o Arsenal de Copy para cada projeto

O Arsenal de Copy é o segredinho dos Copywriters bem-sucedidos que escrevem para qualquer nicho com assertividade e velocidade.

Ele é um documento idealizado pela @robertasvl – Sócia Fundadora, Especialista e Copywriter da Você Ligado – com o objetivo de acelerar a escrita das Copies sem pecar na persuasão.

Nele, o Copywriter registra informações importantíssimas recolhidas na pesquisa de mercado e persona, nas reuniões com o Especialista ou com o Gestor do negócio, como por exemplo:

Uma vez que você tenha todos esses dados preenchidos para cada projeto em que esteja atuando, as Copies se escreverão praticamente sozinhas.

Confira também Arsenal de Copy: O que é e como criar um?

4 Não abra mão dos momentos de ócio criativo

Tocamos de forma superficial nesse ponto na dica 1, mas é importante reforçar que ter momentos de qualidade para o ócio criativo é fundamental para você se manter produtivo e feliz na Profissão Copywriter.

O que acontece com muitos Copywriters iniciantes é que na ânsia de faturar mais e mais com Copywriting, em pouco tempo se dão conta de que se tornaram escravos da profissão e não mais tem prazer em viver da escrita persuasiva.

A culpa é da profissão? 

De forma alguma. 

Afinal, quantos profissionais você conhece por aí que têm a liberdade de escolher o quanto, quando e onde vão trabalhar com a possibilidade de conquistar, em meses, salários que profissionais do mercado de trabalho tradicional levam anos e anos para alcançar?

A chave está em saber administrar a própria liberdade.

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