O que são técnicas de Copywriting e como aplicá-las na prática

O que são técnicas de Copywriting e como aplicá-las na prática

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Alguma vez você já teve a sensação de que algo foi criado ou escrito exclusivamente para você?

Sejam produtos ou textos, nesses dois casos estão escondidos princípios de Copywriting.

Se você está colocando os seus pezinhos agora nesse universo e não entende ao certo:

  • O que é Copywriting;
  • O que faz um Copywriter;
  • O que são técnicas de Copywriting.

Fique tranquilo.

O Blog da Você Ligado tem como missão apresentar os fundamentos da escrita lucrativa para os quatro cantos da internet brasileira.

Isso significa que nas próximas linhas você terá clareza sobre esses 3 pontos e descobrirá porque Copywriting é uma habilidade duradoura e valiosa para quem quer ganhar dinheiro escrevendo de casa e sem dar as caras na internet.

O que é Copywriting e como ser um Copywriter de sucesso

O que é Copywriting e como ser um Copywriter de sucesso

Antes de nos aprofundar nos fundamentos e revelar o que são técnicas de Copywriting, é importante que você entenda o que é de fato Copywriting e o que significa ser um Copywriter.

Copywriting é a arte e ciência escondida nos textos persuasivos – que capturam a atenção das pessoas, geram conexão emocional e as conduzem a uma tomada de ação imediata.

A Copy – texto recheado com técnicas de Copywriting – assume diversos formatos no Marketing Digital, como:

  • Um anúncio;
  • Um email;
  • Uma página online;
  • Um vídeo no Youtube.

Não importa o formato ou tamanho, se o texto tem o objetivo de vender um produto ou ideia e chama para a ação, ele é uma Copy.

O Copywriter é o profissional que conhece e domina as técnicas de escrita persuasiva e dá vida aos textos.

Pelo fato de ser uma habilidade extremamente rentável, já que a principal função de uma Copy é vender em escala, o Copywriter é um dos profissionais mais valiosos e requisitados nas empresas, justamente pela capacidade que ele tem de gerar milhões em vendas através da sua escrita.

O que são técnicas de Copywriting: conceito e exemplos 

Técnicas de Copywriting são elementos e artifícios de persuasão que ao serem aplicados na escrita geram identificação entre a mensagem e o receptor, levando-o a tomar uma ação.

Existem inúmeras técnicas de Copywriting e cada uma pode ser modelada ao tipo de comunicação que você deseja criar e até mesmo ao seu objetivo.

Entretanto, as técnicas mais conhecidas e eficientes na arte da persuasão são:

Títulos atraentes

Títulos, mais conhecidos como headlines no universo do Copywriting, são a parte mais importante de uma Copy, pois eles determinam se o leitor vai ler a Copy até o fim ou não.

Dessa forma, por mais bem escrito e persuasivo que esteja o corpo de um texto, ainda que você tenha deixado claro todos os benefícios e transformações do seu produto ou que a CTA esteja impecável, nada disso vai adiantar se a headline não capturar a atenção imediata e instigar no leitor o desejo de continuar lendo.

Quebra de padrão

O que são técnicas de Copywriting conceito e exemplos - Quebra de padrão

A quebra de padrão é um outro artifício de Copy que pode tornar a sua comunicação magnética.

A técnica consiste em chocar o público com uma afirmação inesperada e às vezes até controversa, como por exemplo:

 “Insultar a audiência pode fazer ela te amar como ninguém.”

Essa técnica pode ser aplicada tanto nas headlines, com o objetivo de chamar a atenção, quanto no corpo do texto, contribuindo para que o interesse do leitor pelo assunto não se perca. 

Leitor na voz ativa

O que são técnicas de Copywriting: conceito e exemplos - Leitor na voz ativa

Uma das coisas mais interessantes sobre a escrita persuasiva é que nela, o leitor é sempre o personagem principal.

Isso significa que o seu público precisa ser colocado na voz ativa, como o sujeito executor, caso contrário, o tiro pode sair pela culatra e o texto soe arrogante.

Colocar o leitor na voz ativa na prática significa trocar o “eu” pelo “você”.

Assim:

Eu vou te mostrar como ir do zero a 10 mil de faturamento como Copywriter.”

Você descobrirá como ir do zero a 10 mil de faturamento como Copywriter.”

Isso é muito importante pois coloca sobre o receptor da mensagem o poder de decisão e é esse mesmo o objetivo da escrita persuasiva.

Você não quer convencer alguém a fazer algo que ela não quer e te acusar de manipulador, mas sim apontar o caminho de forma sutil para que ela sinta que a decisão de seguir por ele foi dela mesma desde o início.

Texto sexy

Você já abriu uma página online e se deparou com um bloco enorme de texto que te fez fechar a página o mais rápido possível e fingir que nunca esteve ali?

Tornar o seu texto sexy impede que a audiência tenha essa mesma reação ao se deparar com uma Copy do seu negócio.

Não se trata do tamanho do texto, mas da forma como esse se apresenta aos olhos do público.

Especialmente na internet, a escrita precisa ser mais dinâmica e visual para manter o leitor preso ao texto do início ao fim.

Dessa forma, recursos como:

  • Emojis;
  • Negrito;
  • Itálico;
  • Sublinhado;
  • Bullet points;
  • Parágrafos e frases curtas;
  • Imagens e vídeos (a depender do tipo de Copy).

São formas de tornar a escrita mais atraente, interessante e menos massiva para os internautas.

Regra do um

O que são técnicas de Copywriting: conceito e exemplos - Regra do um

Outra técnica persuasiva que rege a escrita persuasiva é a regra do um. 

Ela é fundamental para evitar que você despeje um monte de informações sobre o leitor, deixando-o confuso a ponto de não entender qual é o seu objetivo ou o que ele deve fazer na sequência.

Você já viu aqueles posts no Instagram onde a CTA era “curta, comente, salve e compartilhe esse post”?

São exemplos clássicos de como pisar na regra do um, fazer uma salada na mente do seu público e não conseguir a ação desejada.

Para aplicar a regra do um, basta se lembrar de que cada texto deve focar em:

  • Uma ideia;
  • Uma emoção;
  • Um problema;
  • Um benefício;
  • Uma ação.

Quebra de objeções

O que são técnicas de Copywriting conceito e exemplos - Quebra de objeção

Por fim, outra técnica indispensável em qualquer tipo de Copy é a quebra de objeções.

Mas o que são objeções?

Objeções são desculpas que as pessoas dão para não comprar um produto ou serviço, aceitar um convite, ou mesmo dizer sim para algo que você está oferecendo.

Por isso, você deve mapear de forma prévia quais são as objeções da sua audiência e quebrar essas objeções ao longo da Copy para que no momento da oferta a pessoa não tenha argumentos para recusar a sua proposta.

Esse recurso pode ser aplicado em qualquer formato de texto, desde um conteúdo no Instagram, isca digital até um vídeo de vendas.

Quebrar objeções é fundamental para aumentar a conversão em vendas de um negócio e lucrar muito mais com a escrita.

E já que tocamos no assunto, que tal conhecer os 5 tipos de texto que um Copywriter escreve para vender em escala

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