Copy, Copywriting e Copywriter… Termos semelhantes que dão um nó na cabeça de muita gente interessada em ganhar a vida escrevendo palavras lucrativas.
Afinal, o que significa cada um?
Neste conteúdo você vai descobrir o que é Copy Copywriting e Copywriter, qual é a relação entre esses três termos e como eles escondem o baú do tesouro no Marketing Digital.
Leia até o final.
Copy Copywriting e Copywriter: Para você nunca mais se confundir
Copywriting
Copywriting é a palavra que dá origem às outras duas e, em tradução literal, significa “redação”.
Aqui você já percebe que Copywriting não é a mesma coisa que Copyright – direito autoral que o autor de trabalhos originais tem no que diz respeito à exploração de uma obra artística, literária ou científica, impedindo a reprodução não autorizada desta obra.
Copywriting é a ciência escondida na comunicação (textual, escrita ou audiovisual) com foco na conversão.
Textos com técnicas de Copywriting são altamente persuasivos e conduzem o leitor a tomada de ação imediata.
Por essa razão, os textos persuasivos são muito utilizados no Marketing Digital, especialmente por negócios que almejam vender em grande escala.
Leia também: Copywriting: Os segredos para escrever palavras que viram dinheiro
Copywriter
O quadro Monalisa não se pintou sozinho, concorda?
Leonardo da Vinci utilizou todas as técnicas e ferramentas para transferir a sua genialidade artística para a tela.
Da mesma forma, o Copywriter é o artista das palavras lucrativas.
Ele é o profissional dotado do conhecimento, técnicas e habilidades persuasivas para criar textos que estimulam a tomada de ação dos leitores.
Devido a sua habilidade de digitar palavras que aumentam as vendas dos negócios, físicos ou digitais, o Copywriter é um dos profissionais mais valorizados, requisitados e bem remunerados.
Principalmente por empresas que já vendem ou tem interesse em vender na internet através do Marketing Digital.
Copy
Se Copywriting é o conjunto de técnicas persuasivas e Copywriter é o profissional que transforma essas técnicas em palavras, Copy é o resultado dessa junção.
Ou seja, Copy são os textos persuasivos.
Provavelmente, você já deve supor que os textos persuasivos não são como artigos científicos ou redações.
Textos persuasivos podem ser:
- Posts de Instagram;
- Emails;
- Anúncios;
- Notificações SMS;
- Conteúdos de Youtube;
- Anúncios em vídeo;
- Páginas de captura;
- Páginas de vendas;
- Vídeos de vendas;
- Páginas de checkout;
- E muito mais.
Até mesmo uma frase pode ser chamada de Copy, se ela tiver elementos que estimulem a tomada de ação.
Me interessei… O que fazer para iniciar na Profissão Copywriter?
A grande vantagem de escrever palavras lucrativas como profissão é que você não precisa:
- Ter feito faculdade de Marketing, Publicidade ou Letras;
- Ter anos de experiência na área ou em Marketing Digital;
- Investir em treinamentos e equipamentos caros;
- Ser criativo, ter dom para a escrita e uma gramática impecável;
- Criar conteúdos e dar as caras na internet para conquistar clientes.
E você ainda conquista as três liberdades mais desejadas pelas pessoas que buscam oportunidades de atuar no digital:
- Liberdade geográfica: você pode trabalhar como um Copywriter do sofá da sua sala ou de um café em Paris;
- Liberdade de tempo: você tem autonomia total para criar seus horários, sem ter que bater ponto às 7 da manhã;
- Liberdade financeira: você pode escrever Copies uma única vez e continuar recebendo porcentagens sobre as vendas que esses textos geraram por vários meses.
Além disso, a Profissão Copywriter é uma das mais acessíveis e democráticas da internet, você só precisa de:
- Energia elétrica;
- Um computador (ou celular);
- Acesso à internet.
E claro, conhecimento sobre as técnicas de Copywriting.
Mas, isso você pode adquirir facilmente através dos conteúdos gratuitos que a @voceligado produz e compartilha:
- No Instagram @robertasvl;
- No Canal da VL no Youtube;
- Nos treinamentos gratuitos de Copy da VL;
- Aqui no Blog da Você Ligado.
Somente com os conteúdos gratuitos você já consegue iniciar como Copywriter e conquistar os seus primeiros clientes.
Conforme for evoluindo as suas habilidades e receber pelo seu trabalho, poderá investir em treinamentos imersivos de Copywriting da VL e se tornar um Copywriter ainda mais completo.
Você está pronto para embarcar nessa profissão com alta demanda no mercado e que já transformou a vida de mais de 7 mil pessoas em todo o Brasil, somente nos últimos 3 anos?
Não perca tempo e comece agora mesmo a maratonar os conteúdos sobre Copywriting da Você Ligado.
Será um prazer enorme tê-lo como um colega de profissão!