Quanto cobra um Copywriter iniciante, segundo a média do mercado?

Quanto cobra um Copywriter iniciante, segundo a média do mercado - Imagem de uma mão segurando cédulas de dinheiro em formato de leque

Compartilhe:

Seja você um empreendedor a procura de um bom profissional ou um aspirante a Copywriter, este conteúdo te ajudará a ter uma base sobre quanto cobra um Copywriter iniciante hoje no Brasil.

De antemão, saiba que não há um “piso salarial” para esse tipo de profissional de marketing.

Isso porque as formas de atuação de um Copywriter são muito variadas, assim como as possibilidades de remuneração nessa profissão.

Evidentemente, isso é algo que você entenderá de forma mais profunda nos parágrafos a seguir.

Por hora, o nosso objetivo aqui é apenas dar um norte sobre valores justos e dentro da realidade que você pode cobrar para prestar serviços de Copy ou pagar, caso precise contratar um Copywriter iniciante.

Os dois grandes erros dos Copywriters iniciantes

Se você está começando na Profissão Copywriter, há dois grandes erros que está sujeito a cometer:

  1. Cobrar valores altíssimos logo de cara;
  2. Cobrar valores muito baixos por medo de precificar.

Infelizmente, esses são dois extremos que prostituem o mercado de Copy, desvalorizam a escrita persuasiva e lançam sementes de dúvidas na mente dos contratantes sobre o real valor do trabalho de um Copywriter.

O problema é que muita gente confunde o “conquistar uma carreira lucrativa” através do Copywriting com “ganhar dinheiro fácil” e sem esforço.

Sejamos realistas:

As chances de um Copywriter iniciante, sozinho, gerar múltiplos 8 dígitos de faturamento em sua primeira campanha de vendas são as mesmas que ganhar na mega sena.

Isso não anula o fato de que Copywriting abre sim as portas da abundância financeira, mas você precisa entender que para subir uma escada é preciso pisar um degrau de cada vez.

É claro que é perfeitamente possível faturar 10, 20, 30 mil como iniciante. 

A própria Roberta Santos – Copywriter e Sócia Fundadora da Você Ligado – alcançou esses resultados quando começou no Copywriting.

Só que essa remuneração depende da forma como você vai atuar na Profissão Copywriter. 

Se você já tem um negócio, por exemplo, e resolve estudar Copywriting para aplicar na sua empresa, gerar esse tipo de resultado é totalmente alcançável. 

Porém, é ilógico exigir uma remuneração assim, quando você é um Copywriter iniciante que presta serviços para empresas, especialistas ou agências de marketing no regime CLT, por exemplo.

Por outro lado, não há qualquer vantagem em cobrar valores muito abaixo do mercado, uma vez que isso afeta diretamente a percepção de valor que o contratante tem sobre o trabalho do Copywriter.

Imagine que você foi contratado para escrever todas as Copies de um lançamento, onde um Copywriter freelancer profissional cobraria em média R$5.000,00.

Mas, para fisgar a oportunidade, você decidiu cobrar apenas R$500,00 – 10% do que o trabalho realmente vale – para entregar exatamente as mesmas demandas que um Copywriter experiente faria.

Você acredita que o cliente vai querer pagar os 5 mil em uma próxima campanha?

Certamente não! 

Podemos afirmar isso após 4 anos formando Copywriters de excelência nos nossos treinamentos de Copy.

Quando você cobra menos do que o trabalho realmente vale, acaba perdendo a credibilidade com o seu cliente.

Por isso, se tiver que cobrar pouco, não cobre nada. 

Faça o trabalho de graça por um período de tempo limitado, apenas para ganhar experiência, e dê o seu melhor.

Pode ter certeza, que se o cliente gostar do seu trabalho, ele não vai querer perdê-lo de vista.

Quanto cobra um Copywriter iniciante?

Agora que nos certificamos de que você não cometerá os dois erros clássicos dos Copywriters iniciantes, vamos às vias de fato e responder a dúvida que o trouxe aqui: 

Quanto cobra um Copywriter iniciante?

Pela nossa experiência de mercado, o Copywriter iniciante, no nível Júnior, ganha em média R$1.500,00 a R$3.000,00 por mês, conforme o tipo de acordo financeiro estipulado com o contratante.

Além desse valor, há empresas que também distribuem uma parte dos seus lucros com os colaboradores, o que acaba sendo um grande diferencial na remuneração do Copywriter.

Evidentemente, o quanto você vai cobrar – ou aceitar como remuneração – como Copywriter iniciante depende se atua como freelancer, CLT ou PJ.

Um Copywriter PJ ou Freelancer pode fechar 3 campanhas com empresas diferentes e receber 3x o valor médio que um Copy CLT recebe, por exemplo.

Por essa razão, ainda que haja um parâmetro, não existe uma régua para nivelar o valor máximo que você pode ganhar com Copywriting.

E essa é justamente mais uma super vantagem de escrever palavras lucrativas como profissão.

Chegamos ao fim de mais um conteúdo aqui no Blog. 

Mas esse não precisa ser o fim da sua jornada de aprendizado. 

Inscreva-se em nossa lista de transmissão para receber semanalmente nossas atualizações de conteúdos, além de sacadas e estratégias de Copywriting, Marketing e Vendas que renderam mais de 10 milhões de reais para a Você Ligado nos últimos 3 anos.

Basta preencher o seu nome e email no formulário abaixo 👇

Índice

Inscreva-se em Nosso Blog

O segredo dos nossos bastidores revelados na sua caixa de entrada. É conteúdo de mentoria, só que de graça.

Conteúdo 
Relacionado