Eis a dúvida que assombra Copywriters iniciantes: Como criar um portfólio de Copy sem ter feito nenhum trabalho ainda?
Será que isso é possível? Como é de fato um portfólio de Copy? Onde criar esse portfólio?
Todas essas dúvidas serão solucionadas neste conteúdo.
Aqui você descobrirá como criar um portfólio de Copy do absoluto zero, mesmo que seja iniciante na Profissão Copywriter e ainda não tenha trabalhado em um projeto real.
Se acomode, pegue um café e vamos ao que interessa.
O que é um Portfólio de Copy?
Portfólios são documentos que reúnem trabalhos já executados por algum profissional com o objetivo de dar uma amostra sobre o estilo de trabalho da pessoa.
Esses documentos são utilizados por:
- Fotógrafos;
- Designers gráficos;
- Arquitetos;
- Músicos;
- Ilustradores;
E muitos outros profissionais, incluindo Copywriters.
O portfólio de um Copywriter contém textos que ele já escreveu que vão ajudar o cliente a entender como funciona o seu trabalho, seu estilo e habilidade de escrita.
Através desse documento você consegue ilustrar a forma como se comunica através da escrita persuasiva.
“Preciso ter portfólio para atuar como Copywriter?”
Você não é obrigado a ter um portfólio de Copy se não quiser.
Porém, ter um portfólio é muito importante para você não precisar ficar escrevendo de graça ou fazendo testes iniciais para provar que o seu trabalho realmente é bom.
Então, se quer economizar tempo e já garantir retornos financeiros antes mesmo de começar a escrever para alguém, é bom que tenha um portfólio.
Assim, quando um cliente entrar em contato com você, poderá ver o seu trabalho e avaliar rapidamente se é isso mesmo o que ele procura.
Como criar um portfólio do zero
Um questionamento muito comum entre os alunos da Formação APL Experience – O treinamento completo em Copywriting da Você Ligado – é o seguinte:
“Como eu consigo um portfólio se ainda não trabalhei Copywriter? Ou se o meu cliente não deixa disponibilizar as Copies que escrevi para outros clientes?”
Se este também é o seu caso, não entre em desespero.
É completamente possível criar um portfólio mesmo que você nunca tenha tido um cliente.
Você pode escrever Copy para produtos fictícios ou usar produtos reais e melhorar a página de vendas daquele produto, emails, anúncios etc.
Em seguida, você vai apresentar esses textos para o seu cliente em potencial e ser honesto:
“Fulano, eu não tenho experiência real ainda, mas se você me der uma oportunidade, aqui estão alguns dos meus trabalhos que já fiz. São para produtos fictícios, mas eu consigo te mostrar aqui minhas habilidades com a escrita e você pode decidir se está disposto a trabalhar comigo ou não.”
É possível que algumas pessoas digam “não”, mas está tudo bem.
Continue buscando oportunidades e em algum momento terá a chance de provar o seu valor como um Copywriter Profissional.
Onde criar o Portfólio de Copy?
Uma das formas de criar um portfólio de Copy é organizar os documentos em uma pasta no Google Drive e compartilhar o link com permissão para visualizar.
É simples e funcional.
No entanto, se você quer dar uma aparência mais profissional para o seu portfólio, pode fazer isso através do aplicativo Notion.
Ele é gratuito, fácil de usar, possui diversas funções clicáveis e por isso, é mais atrativo. Inclusive, tem uma aula completa sobre isso aqui.
Você pode organizar o seu portfólio no Notion como se fosse uma página da internet, com imagens, links, títulos e legendas.
Depois é só enviar o link para o seu cliente e ele conseguirá visualizar mesmo que não tenha o aplicativo notion instalado no computador ou celular.
Curtiu o conteúdo? Vai seguir essa dica? Conte para a gente nos comentários.
Ah, e se você já quer conquistar o seu primeiro cliente como Copywriter, mesmo que ainda não tenha experiência ou não saiba por onde começar baixe o Guia Definitivo Conquiste o seu primeiro cliente como Copywriter, clicando no banner aqui embaixo 👇