Template de Copy: O ladrão de vendas no marketing digital

Template de Copy: O ladrão de vendas no marketing digital

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Diferente do que a maioria dos resultados de pesquisas entregam ao digitar “template de copy” no buscador, aqui você vai entender porque NÃO RECOMENDAMOS que você coloque os lucros do seu negócio nas mãos de templates e fórmulas engessadas.

Nos próximos parágrafos você vai descobrir:

  • O que é um template de Copy;
  • Como templates roubam vendas no digital;
  • Se templates e fórmulas são a mesma coisa;
  • Qual é a melhor alternativa aos templates de copy.

Leia até o final.

O que é um template de Copy?

Muito provavelmente você vai viu anúncios do tipo:

“400 templates de copy de alta conversão”

“Mais de 100 templates editáveis.”

“É só baixar e usar.”

O que não te contam é que os templates são verdadeiros ladrões de vendas, especialmente no marketing digital.

Mas o que são templates de Copy, exatamente?

São modelos prontos de textos onde você só precisa preencher as lacunas com os dados do seu produto e negócio.

A primeiro momento, eles parecem a solução para os problemas de comunicação de muitas empresas, que às vezes não têm condições de manter um time de marketing ou mesmo de contratar um Copywriter profissional.

O problema é que os templates são lindos na teoria, mas na prática eles não funcionam e podem, inclusive, fazer a sua marca parecer ridícula aos olhos do público.

Afinal, você não foi o único espertalhão a acreditar que os templates resolveriam seus problemas… 

Imagine só quantos negócios estão usando exatamente o mesmo template que você?

Mas esse não é o maior problema dos templates.

O maior problema dos templates é que eles pisam nos princípios do Copywriting.

Veja bem, uma Copy (texto persuasivo) é capaz de persuadir as pessoas não por conter uma headline, um gatilho mental ou uma CTA, e sim por ser tão pessoal e específica, a ponto de fazer a pessoa pensar que aquele texto foi escrito unicamente para ela.

Uma copy autêntica aborda os problemas, dores e sonhos tão particulares das pessoas que geram nelas profunda conexão emocional, e é isso o que faz elas agirem.

Evidentemente, não é possível provocar esse efeito psicológico no público com um texto genérico.

Por isso que além de prejudicar a imagem da sua marca, os templates roubam os lucros do seu negócio. 

Pois são ignorados pelo público e, consequentemente, não geram vendas. 

Template e fórmula de copy são a mesma coisa?

Certo, e quanto às fórmulas de copy… São a mesma coisa que templates? Funcionam ou não?

Em primeiro lugar, fórmulas – ou modelos de copy – são diferentes de templates, embora tragam uma conotação negativa e irreal no Copywriting que é a exatidão.

Por isso, aqui na VL preferimos chamar fórmulas de estruturas de copy, justamente para não causar esse conflito na mente dos nossos alunos.

Diferente dos templates, as fórmulas de Copy são estruturas que tem o objetivo de organizar as informações dentro do texto persuasivo, para garantir que ele conduza o leitor por uma linha de raciocínio clara até chegar à conclusão inevitável.

A melhor alternativa aos templates de Copy

Definitivamente, usar estruturas de copy é a melhor alternativa para garantir que os seus textos vão converter em vendas, especialmente se você está começando no Copywriting.

Confira algumas das principais estruturas de Copy logo abaixo.

ICC

Desenvolvida pela Copywriter e Sócia-Fundadora da Você Ligado, Roberta Santos, a estrutura de Copy ICC organiza o texto persuasivo em três etapas:

  1. Impacta

Essa é a primeira parte da copy, composta principalmente pela headline – ou título persuasivo.

Aqui o objetivo é capturar a atenção imediata do leitor, a ponto de fazê-lo parar tudo o que está fazendo para continuar lendo a Copy.

  1. Conecta

Após conquistar a atenção do leitor é preciso mantê-lo interessado na mensagem e preparar o caminho para a oferta.

Dessa forma, nesta etapa, usa-se os recursos da escrita persuasiva para fazer o leitor se conectar emocionalmente com a mensagem, através:

  1. Converte

Não adianta chamar a atenção e gerar conexão na copy e não converter, certo?

Por isso, nessa etapa é hora de chamar o leitor para a ação através de uma CTA única e clara.

AIDA

O modelo AIDA é uma das estruturas de copy mais utilizadas por Copywriters e profissionais de marketing no mundo, e se divide em:

  1. Atenção

Assim como o ICC, a primeira missão de uma copy construída sob o modelo AIDA é chamar a atenção do público através de um título irresistível que:

  • Fale de um benefício;
  • Resolver um problema;
  • Gere curiosidade.
  1. Interesse

Após conquistar a atenção do leitor, é hora de mostrar que aquele assunto é relevante para ele.

Uma das formas de fazer isso é trazer à tona uma dor latente.

  1. Desejo 

Na etapa de desejo, a sua missão é mostrar que você tem a solução para o problema ou dor que o leitor possui.

Aqui, apresente as soluções para esses problemas e faça o leitor imaginar como a vida dele será mais feliz após resolver aquele problema.

  1. Ação

Na quarta e última etapa do modelo AIDA você deve investir suas energias na construção de uma chamada para ação urgente.

PAS

A estrutura PAS também é bem simples, sendo dividida em três etapas:

  1. Problema

Aqui você chama a atenção do leitor apresentando um problema latente.

  1. Agitação

Em seguida, agite (ou amplifique) esse problema, mostrando quais são os danos e implicações que não resolvê-lo pode trazer para a vida do leitor.

  1. Solução

Mostre que existe uma solução para esse problema (o seu produto) e chame para a ação.

Domine Copywriting e livre-se dos templates de uma vez por todas!

Além de conhecer as estruturas, para escrever copy que converte é essencial que você domine os fundamentos, técnicas e estratégias atualizadas de Copywriting.

Isso significa que embora as estruturas de copy te deem um norte seguro, ainda está em suas mãos a responsabilidade de construir o texto persuasivo.

É claro que não vamos te deixar sozinho nessa, fique tranquilo.

Por isso, preparamos um Guia completíssimo para te ajudar a dar os seus primeiros passos no Copywriting, começando por um nicho onde mais há demanda por textos persuasivos: as redes sociais.

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