Como começar no Copy sem ter experiência em marketing

Como começar no Copy sem ter experiência em marketing

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Quando se fala em viver da escrita lucrativa, o que de fato é essencial para iniciar nessa profissão? Como começar no copy sem ter experiência em marketing, sem ter nascido com aptidão para a escrita ou mesmo se achar lá a pessoa mais criativa do mundo?

Bem, antes de lhe mostrar os caminhos possíveis para viver da sua habilidade de escrita, vamos à uma analogia que exemplifica como a Profissão Copywriter é como qualquer outra.

Onde você não nasce com um dom, mas desenvolve habilidade com a prática.

Confira.

O cirurgião da comunicação

Como começar no Copy - O cirurgião da comunicação - Mão com uma luva azul, segurando uma tesoura cirúrgica

Imagine um jovem que acabou de entrar no curso de medicina e sonha em se tornar um neurocirurgião.

Na sua opinião, esse aspirante a médico já entrou na graduação sabendo manejar o bisturi, abrir crânios e suturar, sem provocar qualquer hemorragia cerebral?

Bastante improvável, não é?!

Por isso, durante toda a graduação e residência, os estudantes passam por um treinamento prático e intensivo até ter nas mãos um cérebro de verdade na mesa de cirurgia.

Isso significa que a habilidade desses profissionais foi desenvolvida e lapidada com a execução.

O mesmo se aplica ao cirurgião da comunicação: o Copywriter.

Como especialista na linguagem persuasiva, ele é responsável por diagnosticar problemas e anomalias na comunicação de uma marca ou negócio e tratá-los com persuasão. 

Esse tratamento garante a saúde financeira da empresa.

Fato é que não existe um Copywriter sequer que não tenha começado do zero, por mais brilhante que ele seja ou quantos milhões já tenha gerado com seus textos.

O fato de não ter experiência com marketing digital hoje não significa que você não possa adquiri-la, tampouco o impede de escrever copy que vende.

Afinal o digital é apenas um meio pelo qual os textos persuasivos são distribuídos e não a base que fundamenta a escrita persuasiva.

Copywriting é sobre comportamento humano. 

É por isso que desde muito antes da internet existir, esse conjunto de técnicas já trazia resultados em vendas para os negócios, mesmo que, na época, a Copy tomasse a forma de uma carta de vendas enviada pelos correios ao invés de uma página online, como é hoje.

O objetivo desse post é te tranquilizar.

Não quebre a cabeça pensando em como começar no copy se nunca trabalhou com marketing antes.

Isso não vai impedir você de fazer dinheiro com os textos persuasivos, porque tanto Marketing como Copywriting são conhecimentos e habilidades treináveis, adquiridos e lapidados com a execução.

Continue a leitura para entender mais.

Como começar no copy: um plano prático para você executar

No tópico anterior você descobriu que Copywriting é uma habilidade absolutamente treinável e que não exige qualquer talento nato ou experiência prévia em marketing para te trazer resultados.

Agora, você terá acesso a um plano prático que te ajudará a entender como começar no copy e construir o seu conhecimento enquanto executa e gera resultados.

1 Defina o seu objetivo

Como começar no copy: um plano prático para você executar - 1 defina o seu objetivo

Antes mesmo de pesquisar artigos e vídeos com tutoriais de Copy no Youtube, senta a bunda na cadeira, pegue papel e caneta e escreva qual é o seu objetivo.

Você procura transição de carreira para uma nova profissão no digital? Procura formas de aumentar as vendas do seu negócio? Quer desenvolver novas habilidades e se tornar mais valioso na empresa onde trabalha?

Pense: 

“O que quero conquistar com Copywriting?”

Essa é uma etapa muito importante para te trazer clareza sobre o que você precisa fazer para conquistar o que almeja.

Além disso, ao iniciar a sua jornada no Copywriting inúmeras distrações e obstáculos vão surgir no seu caminho, desde um sentimento de auto sabotagem até a falta de apoio e incentivo de alguém que você ama.

Por isso, tenha muito claro o que você quer conquistar, aonde quer chegar. 

Assim, não correrá o risco de desviar a rota ou se perder no meio do caminho.

2 Escolha um mentor e siga o método que ele ensina

Como começar no copy: um plano prático para você executar - 2 escolha um mentir e siga o método que ele ensina

Quer ir rápido? Vá sozinho. Quer ir longe? Vá acompanhado. 

Esse é um mantra aqui na Você Ligado que nos ajudou a crescer de uma empresa com 2 para 30 colaboradores em 3 anos.

Então, precisamos ser honestos. 

Você não precisa abrir a mata no machado.

Outros profissionais já trilharam o caminho que você deseja seguir. Já conquistaram o que deseja conquistar. 

Por que não se beneficiar da experiência deles, para evitar cometer os mesmos erros e assim chegar ao seu objetivo mais rápido?

Escolha um mentor

Alguém que te transmita confiança, que já teve resultados comprovados com Copy e com o qual você se identifica.

Não caia na bobeira de querer acompanhar vários experts em Copy no Instagram, pois isso só vai te gerar confusão mental, te deixar travado, imerso em meio a um mar de técnicas e métodos, sem saber como executar.

Fuja do excesso de informação. 

Escolha um mentor para te guiar e siga o método que ele ensina. 

Assim você vai economizar tempo e dinheiro e chegar bem mais rápido ao seu objetivo.

3 Aprendeu? Execute imediatamente!

Como começar no copy: um plano prático para você executar - 3 Aprendeu? Execute imediatamente

Um dos maiores erros que iniciantes em Copywriting cometem é achar que precisam estudar mais antes de praticar.

Fato é que conhecimento sem prática é apenas informação, que nada mais faz do que provocar em você a sensação de cabeça cheia e cansaço mental.

Por isso, entenda que você não precisa estudar mais. Não existe uma técnica secreta que você ainda precisa conhecer que vai revolucionar a sua vida para sempre.

O que vai de fato mudar o seu jogo é executar o que você já sabe, o aperfeiçoamento virá com o tempo.

Então, aprendeu uma técnica de Copy nova? Coloque imediatamente em prática num post de instagram, anúncio ou numa página de vendas do seu próprio negócio ou em copies fictícias, caso esteja escrevendo para praticar antes de prestar serviços de copy. 

O formato da copy não importa aqui e sim que você execute.

Por isso, anote isso num post-it e cole a sua vista: 

Aprendeu? Execute imediatamente.

4 Não espere o primeiro cliente cair do céu

Se o seu objetivo é prestar serviços como um Copywriter profissional, você vai precisar assumir o protagonismo e ir em busca do seu primeiro cliente.

Se cadastrar em processos seletivos no LinkedIn, nas vagas que surgem em comunidades de Copy no Facebook como o Copywriters do Brasil e abordar empresas e especialistas no Instagram são algumas das formas de buscar o primeiro cliente.

Mas não se limite a elas.

Abra os olhos para as oportunidades disponíveis perto de você, na sua cidade, entre amigos e familiares.

Sem dúvidas, você tem um conhecido que empreende e precisa aplicar Copy na comunicação para vender mais.

Pode ser uma cabeleireira, um dono de petshop, psicólogo ou qualquer outro tipo de empreendedor e profissional liberal.

Busque por esses profissionais. Aborde-os. Explique o que você faz e se ofereça para ajudar a dar um up nas vendas por um período de tempo gratuito.

Se você fizer um bom trabalho e trouxer resultados para essas pessoas , sem dúvidas terá aberto uma porta muito importante para o primeiro cliente.

Para te ajudar nesse processo, preparamos um guia completo que vai te mostrar como começar no copy com clientes reais que pagam pelos seus serviços de copy.

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