Como ganhar dinheiro com conteúdo digital em 2023

Como ganhar dinheiro com conteúdo digital em 2023

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Além da velocidade de comunicação, a internet abriu o leque de oportunidades para aqueles que desejam fugir de carreiras tradicionais e ganhar dinheiro com conteúdo digital.

Mas você pode estar pensando:

Sou uma pessoa tímida, não gosto de aparecer e nem me expor na internet como os influenciadores digitais fazem… como posso ganhar dinheiro online?

Antes de mais nada, saiba que trabalhar com conteúdo digital não é só para os desinibidos, que adoram posar para as câmeras e se comunicar com uma multidão de pessoas na internet.

Na verdade, existem áreas no digital que são como um paraíso para os introvertidos, então não se preocupe que também há espaço para você.

Ao longo deste post, você vai descobrir:

  • O que faz um criador de conteúdo digital;
  • Quais são os tipos de conteúdo digital;
  • Qual é a habilidade obrigatória em todo produtor de conteúdo;
  • Por onde começar a criar conteúdo digital.

Leia até o final.

O que faz um criador de conteúdo digital?

O que faz um criador de conteúdo digital? - Mulher apresentando uma paleta de sombras durante uma live com vários reações de curtidas e corações na tela

O criador de conteúdo digital é o profissional que planeja, executa e em muitos casos gerencia a produção de conteúdo para as empresas e especialistas no marketing digital.

Seu papel é fundamental tanto para a geração de tráfego orgânico, como à formação de público qualificado e aumento das conversões em vendas dos negócios.

O trabalho de um criador de conteúdo digital vai muito além de idealizar conteúdos criativos para gerar engajamento entre o público e a marca.

No contexto atual, esse profissional tem um papel estratégico nas ações de marketing e vendas de uma empresa, influenciando diretamente na boa performance dessas campanhas.

A habilidade obrigatória em todo produtor de conteúdo

Para garantir conteúdos que vendem, é obrigatório que o produtor de conteúdo domine uma habilidade centenária e extremamente valiosa: Copywriting.

Se você nunca ouviu falar em Copywriting, antes de lhe mostrar o conceito dessa palavra, entenda que um criador de conteúdo digital precisa ajudar a empresa a vender na internet e redes sociais sem parecer que está vendendo.

Isso significa que os conteúdos não podem ser meramente informativos, eles precisam:

  1. Ser altamente relevantes – ao ponto de capturar a atenção do público que está ali na internet sendo bombardeado a todo instante com milhares de informações;
  1. Ativar emoções específicas que geram identificação e conexão com o conteúdo e a marca;
  1. Provocar uma ação imediata em quem recebeu o material.

Resumidamente, como definimos aqui na Você Ligado, eles precisam impactar, conectar e converter.

Copywriting é a arte e ciência que alia fundamentos do comportamento humano à técnicas de escrita para criar uma comunicação persuasiva que chama a atenção, gera conexão emocional e conduz o receptor a uma tomada de ação imediata.

Se você é capaz de construir conteúdos que contemplam essas 3 características, o céu se torna o limite para o quão valorizado e bem remunerado você pode ser produzindo conteúdo digital.

Independentemente se você decida usar as técnicas de Copy no seu próprio negócio ou prefira atuar prestando serviços como produtor de conteúdo para terceiros.

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Quais são os principais tipos de conteúdos digitais

Até aqui você entendeu que pode ganhar dinheiro com conteúdo digital e que dominar a habilidade do Copywriting fará de você um profissional mais valioso.

Mas quais são os tipos de conteúdos digitais que você pode produzir?

A verdade é que há inúmeros tipos, além disso, todos os dias, os formatos de conteúdos são modificados e alguns até entram em desuso devido a atualizações dos algoritmos das redes sociais.

Um exemplo disso é IGTV no Instagram.

O que você precisa entender é que a partir do momento em que domina os fundamentos de Copy, o formato do conteúdo se torna um mero detalhe, já que você pode adaptar as técnicas conforme a sua necessidade.

Mas para te trazer exemplos práticos do que está funcionando hoje (2022), confira abaixo uma lista com alguns tipos de conteúdo com os quais você pode ganhar dinheiro na internet.

Posts

Posts para redes sociais são um dos tipos de conteúdo digital com maior demanda pelas empresas hoje.

Isso porque as postagens nas redes sociais são elementos essenciais nas estratégias de vendas dos negócios. 

Dessa forma, se você consegue criar posts magnéticos que engajam e vendem a partir das técnicas de copy, sem dúvida alguma será muito bem remunerado por isso.

Veja um exemplo de como esse post foi criado estrategicamente durante uma ação de vendas de um dos treinamentos em Copywriting da Você Ligado:

Vídeos

Atualmente, vídeos são o formato de conteúdo com maior receptividade e boa performance nas mídias sociais.

Conteúdos em vídeo prendem a atenção das pessoas por mais tempo, trazem mais pessoalidade para a comunicação e, consequentemente, geram mais conexão com o público.

Por essa razão, os algoritmos têm priorizado a distribuição orgânica desse tipo de conteúdo para os usuários.

Vale ressaltar que há diversos formatos de vídeos, desde os mais curtinhos de 1-5 minutos até os mais longos e densos.

Como produtor de conteúdo o seu papel é analisar qual formato a audiência prefere e planejar a abordagem e conteúdo desse material, seja um reels ou um vídeo para o Youtube, por exemplo.

Você pode até mesmo escrever tim tim por tim tim o conteúdo que o especialista vai narrar no vídeo, como uma espécie de roteiro.. 

O importante é não esquecer de planejar conteúdos que são do campo de interesse do público e que elevem o nível de consciência das pessoas para:

  1. O problema que o produto/marca resolve;
  2. A solução para esse problema;
  3. O produto que resolve esse problema.

Aqui na Você Ligado, por exemplo, todos os vídeos são planejados e roteirizados por um Copywriter produtor de conteúdo.

Um exemplo é esse vídeo com dicas de filmes e séries para estimular a criatividade e repertório do Copywriter e como bombou em comentários no canal da VL no Youtube.

Lives

Assim como os vídeos curtos, também há a possibilidade de ganhar dinheiro através do planejamento e roteirização de lives com temas mais densos e que também estejam alinhados aos problemas, dores e sonhos daquela audiência.

Quer ver um exemplo prático?

Uma das maiores dores que os produtores de conteúdo enfrentam é não conseguir agregar valor aos seus serviços e, consequentemente, serem bem remunerados pelos seus clientes.

Sabendo disso, essa live foi idealizada para ajudar Social Medias e produtores de conteúdo a criar conteúdo que vende todos os dias e se posicionar como profissionais mais valiosos no mercado.

Artigos

Outro tipo de conteúdo digital com o qual você pode ganhar dinheiro são os artigos de Blog, como este que você está lendo.

Nesse formato específico de conteúdo, além do Copywriting, é importante entender de Otimização para Mecanismos de Busca (SEO).

Isso porque além de criar conteúdos valiosos e relevantes para aquela audiência, é preciso garantir que esses conteúdos sejam encontrados pelos mecanismos de busca, como Google, Yahoo e Bing.

Como redator de Blog você tem o poder de ajudar a gerar tráfego e oportunidades orgânicas de negócios para as empresas, sobretudo se souber como construir conteúdos que prendem a atenção das pessoas.

Ebooks

Os ebooks são materiais utilizados em estratégias para captura de leads – contatinhos de potenciais clientes para uma determinada marca.

Via de regra, esses materiais são disponibilizados como iscas digitais em páginas de captura, onde o usuário deixa o seu nome e informação de contato em troca de uma material valioso.

Dentro de uma estratégia de marketing de conteúdo isso é muito importante, pois ajuda a gerar leads qualificados que, após uma campanha de email marketing ou ligações do time de vendas da empresa, podem se tornar clientes pagantes.

Percebe como o papel do produtor de conteúdo aqui é fundamental?

Por onde começar a criar conteúdo digital

Por onde começar a criar conteúdo digital - Vários símbolos de redes sociais jogados sobre um fundo branco

Se você chegou até aqui, muito provavelmente essa pergunta esteja circulando a sua mente nesse momento: por onde eu começo a produzir conteúdo?

Então, vamos lá. 

1° Adquira conhecimento

Para ganhar dinheiro com conteúdo digital, antes de mais nada você precisa adquirir conhecimento.

Isso porque você já aprendeu aqui que produzir conteúdo por produzir não traz resultados para as empresas.

Logo, se você quer ser visto como um profissional indispensável para os contratantes, precisa garantir que os seus conteúdos sejam capazes de impactar, conectar e converter.

Mas não se preocupe, pois você não precisa sair como louco pesquisando no Google como produzir conteúdo digital que vende.

Preparamos um guia completasso com o passo a passo exato que todo Social Media e Produtor de Conteúdo digital precisa seguir para criar conteúdos magnéticos que são verdadeiras máquinas de imprimir dinheiro.

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2° Defina um objetivo

Depois definir o seu objetivo.

Você quer prestar serviços como produtor de conteúdo para outros negócios ou quer produzir conteúdo para divulgar os seus próprios produtos e serviços?

Se o seu objetivo é prestar serviços, a segunda coisa que deve fazer é escolher um nicho para começar. 

Entenda que isso não significa delimitar o seu campo de atuação, mas apenas te dar um norte de por onde começar, afinal nada o impede de trabalhar com dois ou mais nichos.

3° Determine quais serviços vai oferecer

Em seguida, escolha quais tipos de serviços você vai oferecer.

Vai trabalhar apenas com posts para redes sociais? Quer focar mais na roteirização de vídeos? Quer combinar 3-4 tipos de conteúdos e oferecer pacotes de serviços?

Tenha isso muito bem claro, pois vai te ajudar na prospecção e negociação com potenciais clientes.

4° Ofereça seus serviços

Em seguida, ofereça seus serviços para algum amigo, conhecido ou profissional que conheça.

Coloque-se à disposição para criar alguns conteúdos por um período específico de tempo como teste para você usar como portfólio. 

Se fizer um bom trabalho e gostarem do seu trabalho, pode ter certeza que há uma grande chance de vocês fecharem uma parceria.

Gostou do conteúdo?

Confira também 3 maneiras de usar Storytelling para vender.

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