Devo escolher um nicho para começar no Copywriting?

Devo escolher um nicho para começar no Copywriting - Mão segurando uma parte, representando um gráfico de pizza

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“Preciso escolher um único nicho para começar no Copywriting?”

Atire a primeira pedra o Copywriter que nunca teve essa dúvida no início da carreira.

Nos próximos parágrafos você entenderá as vantagens e perigos de escolher um nicho para começar no Copywriting.

Além de descobrir quando é lucrativo se tornar um Copywriter especialista em um único nicho no mercado.

Vamos lá?

O que é um nicho?

Em primeiro lugar, caso você esteja meio perdido sobre o que é um nicho, vamos esclarecer.

Um nicho é como uma fatia do mercado que agrupa pessoas com características, interesses, necessidades e desejos muito específicos dentro de um determinado segmento ou área de atuação.

Por exemplo:

O segmento de transportes.

Dentro dele, existem vários nichos, com soluções também muito específicas, como:

  • Serviço Transporte de pets;
  • Serviços de Transporte para crianças em idade escolar;
  • Serviço de Transporte para mulheres.

E por aí vai.

Nesse sentido, um Copywriter que escreve para o nicho de transportes de pets usará um tipo de linguagem e canais de comunicação adequados para se comunicar com esse público com potencial para consumir aquele produto ou serviço.

Os perigos de escolher um nicho para começar no Copywriting

O que significa um Copywriter escrever para um único nicho?

Quer dizer que você só escreve para um tipo de público, que tem interesse naquele tipo de assunto e que, normalmente, se conecta com um tipo de comunicação específica.

Isso é bom ou ruim?

Depende.

Escrever para um único nicho pode ser bom ou ruim, mas isso depende do momento em que você está na sua jornada como Copywriter e até mesmo da sua experiência com a escrita persuasiva.

Isso porque ao escolher um único nicho para começar no Copywriting, você corre o risco de cair em 2 armadilhas:

1ª Limitar as suas próprias possibilidades

Suponha que você é um Copywriter iniciante que gosta e se identifica com o nicho de finanças.

Pode ser que você acerte logo de primeira, mas também pode acontecer de não conseguir projetos suficientes dentro do nicho que escolheu para te dar um bom retorno logo no início da carreira.

Além disso, se você bateu o martelo e escolheu finanças como o nicho para começar no Copywriting, mas de repente aparece uma oportunidade incrível e muito lucrativa ou você é indicado para escrever um lançamento ou campanha para um nicho completamente diferente ao que está “acostumado”, como o de crossfit, por exemplo…

Você vai simplesmente recusar?

Então, se você limita suas próprias possibilidades logo no início da carreira, isso pode abrir precedentes para a segunda armadilha.

2ª Ter medo de sair da zona de conforto

Geralmente, quando o Copywriter iniciante escolhe um nicho para atuar é porque tem mais familiaridade com ele.

Logo será mais fácil escrever para aquele tipo de público, seja porque já tem um baita conhecimento técnico na área ou porque, de alguma forma, ele é a persona transformada daquele produto.

Mas o ponto é que o trabalho do Copywriter requer sair de si mesmo e enxergar o mundo através do olhar do outro

Sentir as dores do outro, suas necessidades e aspirações e aplicar tudo isso na escrita.

Quando você escolhe um nicho porque ele é mais fácil para você, pode se acomodar tanto ao ponto de ficar com a sensação: 

“Caramba, não faço ideia de como escrever copy para outro tipo de público e produto.”

Quando escrever para um único nicho é lucrativo?

Existem duas possibilidades:

1ª Quando você vai escrever para o seu próprio negócio.

Imagine que você é médico e tenha criado um treinamento sobre hábitos alimentares e precisa desenvolver uma estratégia de Copy para apresentar e vender esse produto para mais pessoas.

Nesse caso, além de Especialista e dono do produto, você também pode atuar como o Copywriter – caso faça questão e não queira contratar um profissional para escrever por você.

2ª Quando você se torna um Especialista no assunto.

Depois de um tempo atuando como Copywriter, é natural que você se identifique com um nicho e queira especializar-se nele.

Geralmente, nesses casos, o Copywriter já tem uma clientela previsível e grandes projetos com alto potencial de lucro para o seu bolso, além de ser reconhecido por gerar grandes resultados com aquele nicho.

Qual é o conselho VL para quem está começando no Copywriting?

https://www.youtube.com/watch?v=wyvZB8smkAE

Expanda os seus horizontes, experimente, se conheça e se prove como Copywriter.

Teste nichos diferentes, desenvolva a sua habilidade de adaptar a sua escrita para qualquer tipo de nicho ou produto.

Isso vai te trazer segurança e confiança no seu próprio taco, ao saber que consegue escrever e ser muito persuasivo quer precise vender um treinamento online de desenvolvimento pessoal ou uma cobertura de luxo.

É claro que embora seja iniciante, você não precisa começar do zero.

Existe um método, testado e validado por mais de 7.000 Copywriters profissionais certificados pela Você Ligado que você pode e deve seguir para escrever para qualquer nicho ou produto, com confiança, assertividade e sem errar na persuasão, que é o mais importante.

Esse método é o Arsenal de Copy.

Um documento parrudo onde você vai reunir, de forma prévia, todas as informações coletadas durante a pesquisa de público e produto que deve fazer, obrigatoriamente antes de digitar uma única linha no Google Docs.

Gostou do conteúdo?

Confira também Arsenal de Copy: O que é e como criar um?

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