Como gerar leads qualificados de forma orgânica no marketing digital

Como gerar leads qualificados de forma orgânica no marketing digital - Ilustração de vários aviõezinhos de papel na cor branca seguindo um aviãozinho na cor laranja indo em direção a um alvo vermelho e branco.

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Imagine faturar milhões de reais em vendas, sem ter que investir um único centavo no Facebook e Google ADS? 

Sem dúvidas, esse é o sonho de todo e qualquer empreendedor digital e o fato é que gerar leads qualificados de forma orgânica é perfeitamente possível através de uma estratégia de marketing digital assertiva e consistente.

A primeira coisa que você deve saber a é que a matéria prima para gerar leads qualificados no orgânico é um conteúdo de alto valor:

Aquele que responde as maiores dúvidas da audiência e apresenta a solução para os seus problemas.

Nos próximos parágrafos você vai descobrir como gerar leads qualificados de forma orgânica, através da produção de conteúdo.

Mas, antes…

O que é um lead?

Dentro do universo do Marketing digital, um Lead representa uma oportunidade de negócio.

Na prática, isso significa que a partir do momento em que alguém entra no site da sua empresa e deixa informações em um formulário de captura que a identifique, como o nome, email e telefone, ela se torna imediatamente um lead.

Por que?

Veja bem, as pessoas não estão dispostas a sair pela internet distribuindo suas informações pessoais de contato.

Isso significa que quando alguém faz isso, essa pessoa demonstra interesse genuíno no material que você produziu, na solução que oferece e no que tem a dizer. 

Ao receber esse voto de confiança, é preciso aproveitar a oportunidade e continuar nutrindo esse lead com mais conteúdos até que ele esteja preparado para avançar na jornada de compra e se tornar um cliente pagante.

O que significa gerar leads qualificados?

Embora a ideia de ver a lista de emails aumentando dia após dia faça brilhar os olhos de muitos empreendedores, a máxima de que qualidade é melhor do que quantidade continua valendo.

Em outras palavras, um negócio não quer qualquer lead, quer o lead certo – aquele que tem perfil para utilizar e se beneficiar da solução que um produto ou serviço oferece.

Para entender melhor o conceito de lead qualificado, imagine a seguinte situação:

Uma loja de artigos de luxo tem como público um seleto grupo de pessoas com uma renda superior a 20 mil reais mensais.

Você concorda que não faz sentido ter uma lista de contatos onde a maioria dos leads são trabalhadores assalariados que, embora tenham demonstrado interesse nos produtos, muito provavelmente não terão condições de arcar com o valor dos mesmos?

Assim, o objetivo da geração de leads não é apenas popular uma lista de emails com contatos aleatórios. 

Mas sim, construir uma lista de contatos com pessoas qualificadas a adquirir determinados produtos e arcar com o investimento dos mesmos.

Vale ressaltar que ter “perfil para consumir um produto” não se refere apenas ao poder de compra da audiência, mas também aos interesses particulares dela.

Isso significa que tentar vender skates para senhorinhas interessadas em zumba será tão ineficaz quanto tentar vender carros de luxo para trabalhadores da classe C.

4 passos para gerar leads qualificados no orgânico

A essa altura, você deve estar se perguntando:

Como gerar leads qualificados, sem pagar um real por isso?

Para que você saia deste conteúdo sabendo exatamente o que fazer para construir uma lista de contatos qualificada, separamos 4 dicas simples que devem orientar a estratégia de marketing de conteúdo do seu negócio.

Veja!

1 Faça uma pesquisa de persona

O primeiro passo para construir uma comunicação que atraia as pessoas certas é estudar essa audiência.

  • Quais são as dores que essas pessoas enfrentam?
  • Quais são os seus desejos e sonhos mais secretos?
  • Onde elas estão?
  • Quais são os seus hábitos de consumo?
  • O que fazem nas horas livres?
  • Quais palavras fazem parte do seu dialeto?
  • Esse público tem uma linguagem culta ou coloquial?

Antes de escrever um único post, você precisa ter esses pontos muito claros para que o conteúdo seja capaz de gerar conexão imediata com o leitor do outro lado da tela.

2 Produza conteúdo de alto valor

Você já deve ter reparado na quantidade de conteúdo compartilhado diariamente nas redes sociais.

Sabe o que isso significa?

Que produzir conteúdo por produzir não é suficiente para gerar engajamento, quem dirá vendas. 

Para impactar e conquistar a confiança da persona, você precisa oferecer um conteúdo de alto valor agregado

Não pode ser algo que ela encontra facilmente no Google, a estética do post precisa conversar com o estilo da audiência e as informações oferecidas precisam agregar de alguma forma na vida dela, seja trazendo:

  • Um conhecimento que ela não tinha;
  • Uma curiosidade que desperte o interesse;
  • Uma técnica que seja útil no dia a dia.

Além dos posts nas redes sociais e artigos de Blog, crie e disponibilize também materiais ricos como ebooks, templates e checklists.

Esses materiais são excelentes para te ajudar a identificar em qual etapa do funil de vendas esses leads estão e quais próximos passos dar para que eles avancem no funil e se tornem clientes.

3 Estude e aplique técnicas de SEO

Para aumentar a entrega orgânica dos conteúdos é fundamental estudar e aplicar nos conteúdos as técnicas de SEO – Otimização para Motores de Busca.

Cada plataforma – Google, Social ou Youtube – possui regrinhas próprias de SEO. 

Por isso, invista um tempo estudando essas técnicas a fim de alcançar mais pessoas sem precisar investir em anúncios e o mais importante, atrair e converter leads qualificados.

4 Firme parcerias com outros negócios

A quarta e última dica é firmar parcerias com outros negócios que possuem um público que você deseja atingir e que tem perfil para consumir os produtos e serviços que você deseja vender.

Evidentemente, o formato da parceria vai depender muito do canal que você vai utilizar.

Por exemplo, se for produzir vídeos para Youtube, traga convidados para participar dos vídeos.

Se o seu maior canal de comunicação é o Instagram, crie posts collabs com perfis estratégicos para o seu negócio.

Aqui na VL, por exemplo, eventualmente fazemos isso entre os perfis da @robertasvl – Sócia Fundadora, Copywriter e Especialista da Você Ligado – e o perfil @voceligado

Como gerar leads qualificados de forma orgânica no marketing digital - Exemplo de post Collab no Instagram entre os perfis @robertasvl e @voceligado

Agora, se o foco do seu trabalho é produzir artigos para Blogs e aumentar o tráfego orgânico para o seu site, busque parcerias para troca de links e guest posts com outros blogs com autoridade mais forte no Google. 

Assim, o algoritmo vai ranquear melhor os seus artigos na primeira página e como consequência você terá um aumento no tráfego do Blog.

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