Pioneiros do Copywriting: 3 profissionais brilhantes para você se inspirar e copyar

Pioneiros do Copywriting: 3 profissionais brilhantes para você se inspirar e copyar - Imagem de uma máquina de escrever antiga em um cenário vintage

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Não há que se negar: Copywriting é a carta na manga mais inteligente da publicidade, quando falamos de Marketing Direto.

Hoje em dia, um único anúncio tem o poder de impactar milhares de pessoas ao mesmo tempo e promover vendas em alta escala para empresas e empreendedores do Marketing Digital.

Mas, você sabe quais os primeiros Copywriters a se aventurar pela escrita persuasiva?

No conteúdo de hoje, você vai conhecer 3 pioneiros do Copywriting. 

Profissionais brilhantes que vão te inspirar na jornada pela profissão que nasceu nos Estados Unidos há quase 200 anos e hoje é a mais lucrativa do Marketing Digital: Copywriter.

Vamos lá?

Pioneiros do Copywriting

John Emory Powers

Pioneiros do Copywriting -John Emory Powers

Considerado o pai da publicidade criativa moderna, John Emory Powers viveu entre 1837 e 1919.

Ele foi um redator americano altamente influente, o primeiro a viver da escrita persuasiva em tempo integral e, por isso, é considerado o primeiro Copywriter da história.

Powers trabalhou com duas grandes e famosas lojas de departamento nos Estados Unidos, a Lord & Taylor e Wanamaker’s.

Ele iniciou sua carreira na escrita persuasiva em 1870, escrevendo 6 anúncios por semana para a Lord & Taylor, como um emprego de meio período. 

Os anúncios criados por ele, chamaram a atenção de John Wanamaker, o fundador da Wanamaker’s Store, que o contratou oficialmente em 1880.

Durante nove meses, Powers escreveu 6 anúncios por semana, experimentando estilos e estruturas diferentes até que chegasse ao estilo que o caracterizou a sua escrita: 

Um inglês coloquial e frases curtas.

O emprego na Wanamaker’s não durou muito tempo. 

Powers tinha dificuldade para se relacionar com outras pessoas e era inflexível sobre ser sincero nos anúncios – característica que rendeu alguns desentendimentos com os seus empregadores.

Ele chegou a ser descrito por John Wanamaker como o “homem mais insolente que ele já tinha visto”. 

Mas embora curta, a passagem de Powers pela tradicional loja de departamentos norte-americana, durou o suficiente para dobrar a receita da Wanamaker’s de 4 para 8 milhões de dólares.

Em relação ao seu estilo de escrita, Powers foi o primeiro a usar a utilizar muitas estratégias e técnicas de marketing, como:

  • Anúncios de página inteira com storytelling;
  • Testes gratuitos de produtos;
  • Parcelamento de compras.

Além disso, sua escrita era simples, sem exageros, com títulos curtos e nenhum design bem elaborado ou ilustrações.

Powers considerava a escrita fina como ofensiva e defendia o uso de linguagem simples nos negócios.

A verdade é que o pai da publicidade criativa moderna ia na contramão da publicidade feita naquela época, onde os anúncios eram cheios de hipérboles, afirmações exageradas e excesso de apelo emocional.

Ele se recusava a escrever Copy para produtos em que não acreditasse na transformação e chegou até afirmar o seguinte:

 “A primeira coisa que alguém precisa fazer para ter sucesso em publicidade é ter a atenção do leitor. Isso significa ser interessante. Depois disso, é preciso se manter verdadeiro, e isso significa retificar qualquer coisa errada no negócio do comerciante. Se a verdade não puder ser contada, conserte-a para que seja. Isso é tudo que é necessário.”

Para você ter uma ideia de como funcionava “o estilo Powers” de escrita, enquanto trabalhava para a Wanamaker’s, ele foi informado de que um departamento precisava zerar o estoque de tecidos que estavam apodrecendo.

Então, ele decidiu escrever um anúncio que dizia: 

“Temos muitos tecidos podres e coisas de que queremos nos livrar”. 

Pasme, no dia em que o anúncio foi publicado, os clientes compraram todo o excedente dos tecidos até o meio-dia.

Outros dois anúncios bastante peculiares feitos para promover as vendas e divulgar uma promoção de gravatas para a Wanamaker’s, diziam:

“O preço é monstruoso, mas não temos nada a ver com isso”.

“Elas não são tão boas quanto parecem, mas são boas o suficiente – 25 centavos”.

Um último trabalho de Powers que vale a pena destacar foi feito para uma loja de roupas na cidade de Pittsburgh, que estava à beira da falência.

A recomendação que Powers deu para a empresa, não poderia ser diferente daquilo que ele já fazia: ser 100% honesto com os clientes.

Foi assim que ele criou o anúncio que aumentou imediatamente as vendas e salvou o negócio da falência:

“Estamos na falência. Este anúncio fará nossos credores agarrarem nossos pescoços. Mas se você vier e comprar amanhã, teremos dinheiro para encontrá-los. Se não, iremos ao paredão”.

Ousado e inspirador, não é?!

David Ogilvy

Pioneiros do Copywriting - David Ogilvy

O segundo Copywriter da nossa lista de pioneiros do Copywriting não poderia ser outro. 

Sim, falamos dele, o publicitário e pai da propaganda moderna: David Ogilvy.

David Mackenzie Ogilvy nasceu em 1911, em West Horsley na Inglaterra e faleceu em julho de 1999.

Após a segunda guerra mundial, ele fundou uma das mais famosas agências do mundo: a Ogilvy & Mather.

Além disso, ele também foi autor de duas grandes obras:

e

Autor da headline mundialmente famosa “A 60 milhas por hora, o barulho mais alto no novo Rolls-Royce vem do relógio elétrico”, o anúncio de 607 palavras escrito por Ogilvy para a Rolls Royce, não só aumentou as vendas como elevou o status da marca de carros, ao ponto de até hoje, o carro mais barato da empresa custar em torno de 2,9 a 3 milhões de reais.

Anúncio escrito por David Ogilvy para a Rolls Royce

Os princípios de escrita e publicidade que o nosso paizão Copywriter seguia eram fundamentados em 3 pilares:

  1. Brilho criativo

Onde os textos davam ênfase para a Big Idea do negócio, produto ou serviço;

  1. Pesquisa

Característica que ficou bem evidente quando ele foi contratado para escrever o anúncio da Rolls Royce que até hoje inspira as novas gerações de Copywriters.

  1. Entregar resultados reais para os clientes.

Sobre o terceiro pilar, Ogilvy dizia que:

 “No mundo moderno dos negócios, é inútil ser um pensador criativo e original a menos que você também possa vender o que cria.”

Bill Bernbach

Pioneiros do Copywriting - Bill Bernbach

Bill foi o cara que revolucionou a publicidade, após longos anos da mesmice publicitária dos anos 70. 

Ele se destacou por sua devoção à criatividade e uso de temas inusitados na escrita persuasiva.

Defendia com unhas e dentes que publicitários deveriam ser mais do que meros vendedores anônimos e repudiava a publicidade meramente vendedora.

Para ele:

“Quanto mais intelectual você fica, mais você perde as habilidades intuitivas que realmente tocam as pessoas”.

Ele foi o primeiro publicitário a estimular a união do Diretor Criativo e o Copywriter, durante a execução de uma campanha de vendas. 

Ideia que as empresas e agências de marketing seguem até hoje, inclusive a Você Ligado.

Co-fundador da Doyle Dane Bernbach (DDB), uma rede mundial de comunicações de marketing, propriedade da Omnicom Group – uma das maiores holdings de publicidade do mundo – Bill foi o idealizador de um dos anúncios mais lucrativos do século XX:  o Think Small.

Anúncio Think Small

Caiu no colo de Bill Bernbach o desafio de introduzir e vender nos Estados Unidos o Fusca: um carro de origem alemã, feio, pequeno e sem nenhuma inovação tecnológica.

Num cenário onde a indústria automobilística lançava carros cada vez maiores, pesados e de cores vibrantes e a população já estava acostumada a esse tipo de veículo.

Mas é como o ditado popular: não há nada ruim que não possa piorar.

O Fusca ainda era considerado carro de nazista, pelo fato de ser o modelo queridinho de Adolf Hitler, o que você deve imaginar que gerava aversão instantânea na população judaica que vivia em Nova Iorque, naquela época.

Pioneiros do Copywriting: Bill Bernbach - Adolf Hitler entrando em um fusca

Apesar desses desafios, Bill conseguiu fazer o Fusca vender como água no deserto ao persuadir os americanos a escolher o modelo como o segundo veículo da família.

Como ele fez isso?

Acompanhado da ilustração de um carro pequeno, dentro de um enorme espaço em branco com a headline “Pense pequeno”, a Copy do anúncio que Bill criou enumerava uma série de características negativas do Fusca, como tamanho e forma, para ressaltar o outro lado da moeda: 

O Fusca tinha um menor custo de manutenção, proporcionava maior autonomia e possuía um seguro mais barato.

O anúncio criado por ele rendeu para a Volkswagen um aumento de 23% nas vendas somente no primeiro ano, além de consolidar a marca como uma referência contracultural nos Estados Unidos.

Chegamos ao fim de mais um conteúdo aqui no Blog Você Ligado e torcemos para que esses 3 profissionais brilhantes e pioneiros do Copywriting tenham te inspirado a prosseguir nessa profissão tão maravilhosa e lucrativa.

Confira também 5 dicas para ser um Copywriter bem remunerado e valioso no mercado.

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