5 segredos para ser um Copywriter bem remunerado e valioso no mercado

5 dicas para ser um Copywriter bem remunerado e valioso no mercado - Imagem de um diamante sobre um fundo preto.

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Liberdade de tempo e geográfica não são os únicos motivos que fazem as pessoas decidirem escrever palavras lucrativas como profissão.

Ser um Copywriter bem remunerado e valioso é uma meta em comum de todos que decidem colocar os pezinhos no Copywriting.

Acontece que para alcançar esse objetivo, o Copywriter precisa ter algumas atitudes que farão dele indispensável para qualquer cliente.

Nas linhas abaixo, você vai descobrir quais são essas atitudes que você precisa tomar para ser um Copywriter bem remunerado no mercado de trabalho online.

Confira até o final.

1 Preocupe-se com os resultados do seu cliente

Quer você seja iniciante ou já tenha experiência como Copywriter, precisa ter consciência de que essa é uma característica que se repete em todo Copywriter bem-sucedido:

Preocupação em entregar resultados para o cliente.

Copywriting é uma ciência, mas também é arte. 

Isso significa que em Copy, 2 + 2 não são 4.

Tudo pode acontecer durante uma campanha de vendas. 

Como Copywriter você não tem a obrigação de prometer um número X de resultados para o seu cliente e não se preocupe, qualquer empreendedor com o mínimo de senso sabe que prometer resultados é coisa de guru charlatão.

Mas existe algo que o Copywriter pode prometer e que faz brilhar os olhos de qualquer cliente ou potencial cliente: ser incansável na busca pelos resultados dele.

Isso significa não medir esforços e dar o seu melhor para fazer um trabalho de qualidade que gere conversão em vendas.

Saiba que essa é uma postura que você deve ter independente da etapa em que estiver na sua carreira. 

2 Faça mais do que te pedem (overdelivery)

Essa atitude se aplica não somente à Profissão Copywriter como a qualquer outra: fazer mais do que te pedem.

No meio empresarial essa estratégia foi apelidada de overdelivery e significa “entregar mais do que o esperado”.

Bom, e como isso se aplica na Profissão Copywriter?

É simples:

O cliente te pediu 10 anúncios? Escreva 20.

Foi contratado para escrever emails, mas o cliente tem dificuldades com as ferramentas de agendamento e disparo? Se ofereça para ajudar.

O setor parceiro está com problemas para entregar uma demanda e você tem habilidades que podem ajudar? Colabore com a equipe.

Na vivência da profissão, você vai perceber que surgem inúmeros momentos em que o overdelivery pode ser aplicado.

Esteja atento a esses pontos e pode ter certeza que os detalhes e pequenas atitudes tem um poder enorme de fazer de você um Copywriter bem remunerado e valioso para o cliente.

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Confira também Overdelivery para Copywriters: Como fazer os clientes implorarem para te contratar.

3 Se atualize frequentemente

O que acontece com uma planta quando você para de regá-la?

Seca e morre, certo?

O mesmo acontece com a sua habilidade de escrever palavras lucrativas como profissão.

Embora os princípios de Copy sejam centenários e dificilmente mudem, pois estão diretamente relacionados ao comportamento humano, a forma e os canais de aplicação mudam.

Há 100 anos, os primeiros Copywriters norte-americanos escreviam longas cartas de vendas que eram enviadas pelo correio para as pessoas.

Hoje, Copywriters escrevem posts de instagram e descrições de produtos em lojas online, entre outras dezenas de tipos de textos persuasivos.

Percebe como a tecnologia tornou esse mercado mais dinâmico?

Estratégias que funcionam hoje, em 6 meses estão obsoletas.

Por exemplo:

Até meados de 2021 a CTA para anúncios de stories era “arrastar para cima”, função que não existe mais poucos meses depois.

O Copywriter bem remunerado precisa se atualizar constantemente em relação a esses detalhes e mudanças na forma como o marketing é feito.

Afinal, as técnicas de persuasão não surtirão efeito se não fizerem sentido dentro do contexto em que forem aplicadas.

4 Não tenha medo de aceitar novas responsabilidades

O quarto ponto crucial que fará de você um Copywriter bem remunerado é não se acovardar diante novos desafios e responsabilidades.

Aqui na Você Ligado, por exemplo, isso não é apenas uma atitude desejada nos colaboradores como um princípio de conduta da empresa.

De 3 em 3 meses acontecem as renegociações dos acordos de trabalho – as chamadas “Calls de aliança”.

Durante essas calls, cada colaborador é colocado à frente de novos projetos e responsabilidades. 

É desafiador? Sim. Bate um frio na barriga? E como!

Mas é graças a isso que nossos colaboradores se desenvolvem na velocidade 2x.

Ao aceitar novas responsabilidades, mais desafiadoras e que exigirão mais de você, você e o seu trabalho se tornarão mais valiosos aos olhos do seu cliente.

Além disso, você despertará a confiança, ele sentirá que tem em você mais do que um prestador de serviços, um aliado.

Consequentemente, essa postura te leva a melhores acordos financeiros e faz de você um Copywriter bem remunerado. 

Ou seja, ao agregar valor para o seu cliente, você também sai ganhando. 

5 Valorize o seu próprio trabalho antes de esperar que te deem valor

A quinta e última atitude é igualmente fundamental às anteriores.

Alguns Copywriters, principalmente em início de carreira, tem dificuldade de entender o tamanho do impacto que o seu trabalho pode exercer na vida de milhares de pessoas que receberão as comunicações escritas por você e da empresa que te contratou.

Imagine a gratidão de uma mãe que não conseguia fazer com que o seu bebê recém-nascido dormisse bem e agora consegue em função de um post de instagram que um Copywriter escreveu sobre rotina de sono?! Algo tão importante para o bom desenvolvimento de uma criança…

Imagine quão transformador foi para a Dollar Shave Club produzir um anúncio de um minuto para vender lâminas de barbear a 1 dólar e alguns meses depois ser vendida por 1 bilhão de dólares para a Unilever?!

A Profissão Copywriter é tão satisfatória porque ao mesmo tempo em que ajuda a melhorar a performance das vendas de um negócio é ferramenta de transformação da vida de milhares de pessoas, que conseguem encontrar as soluções para as suas dores através dos textos que você escreve.

Tenha esses exemplos gravados na sua mente para se lembrar de que para receber valorização profissional, antes, você mesmo precisa se dar o devido valor.

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