As redes sociais não servem apenas para passar tempo.
Muita gente já abriu os olhos para o potencial que elas têm – especialmente o Instagram – para gerar oportunidades lucrativas de negócios.
Para você ter uma ideia, uma pesquisa realizada em 2018 pela Statista mostrou que:
- 83% dos usuários usam o Instagram para descobrir novos produtos e serviços
- 80% compram através da plataforma.
De acordo com dados internos do Instagram, de 2019, 90% dos usuários da rede social seguem ao menos um perfil comercial.
Não é à toa que tem gente faturando muito por lá, e não falamos das blogueiras.
Aqui você descobrirá quais estratégias utilizar para escrever posts capazes de colocar dinheiro no seu bolso.
Confira.
Como vender no Instagram
É um engano ainda acreditar que não dá para fazer dinheiro no Instagram.
Embora seja uma rede social, milhares de pessoas ganham a vida através da plataforma.
Não falamos dos influenciadores digitais e sim pessoas normais, como eu e você:
- Infoprodutores
- Prestadores de serviços
- Profissionais liberais.
Pessoas que descobriram o segredo para criar conteúdos valiosos, capazes de tocar as emoções do público e fazê-los querer comprar.
Veja, a seguir, como criar posts que vendem no Instagram.
Método para criar posts que vendem
O segredo dos posts que vendem no Instagram está em uma estrutura de escrita que atrai o público, engaja e converte.
É mais simples do que parece, basta apenas seguir um método que funcione.
Você descobrirá, nas próximas linhas, o método utilizado no perfil de Instagram da @robertasvl e que ajuda a Você Ligado faturar milhares de reais todos os meses.
Pronto para entender como aplicar o Impacta, Conecta e Converte na prática e começar a ganhar dinheiro no Instagram?
Impacta
A primeira etapa é impactar as pessoas certas e atraí-las para o seu perfil.
Você pode fazer isso falando sobre:
- Assuntos relevantes para o seu público;
- As dores que eles têm;
- Os problemas que enfrentam;
- Seus desejos e sonhos mais profundos.
Nessa etapa é muito importante caprichar na headline – título do seu post ou aquela primeira frase em um conteúdo carrossel.
Além disso, você pode utilizar hashtags, anúncios do seu conteúdo ou inserir a localização nos posts como estratégia de distribuição e atração de novos seguidores.
Conecta
Agora que você já impactou o público, precisa gerar conexão. É nessa parte que a maioria dos criadores de conteúdo erram.
“Como saber se as pessoas se conectaram com o meu conteúdo?”
A conexão é identificada nas métricas de engajamento, através de três indicadores:
- Comentários
Mostra que as pessoas se envolveram de forma mais profunda com o conteúdo.
- Compartilhamentos
A pessoa gostou tanto do post que sentiu necessidade de compartilhá-lo com os amigos, e isso é ótimo porque ajuda a atrair novas pessoas para o seu perfil.
- Salvamentos
Indica que a percepção de valor foi tão grande que ela decidiu salvar para consultar sempre que quiser. É através do salvamento que a sua marca é fixada na mente da pessoa.
“E as curtidas?”
Elas não são descartáveis, mas no Marketing Digital são consideradas “métricas de vaidade”, por isso não são tão relevantes.
Gerar conexão requer dar atenção a forma como um tema é abordado.
Lembre-se que o conteúdo não é para você, é para o seu público.
As pessoas que te acompanham podem até achar o post lindo, bem escrito e interessante. Mas o problema real é não serem persuadidas por ele.
Se o seu público não é influenciado pela sua comunicação, então tem algo errado.
É um forte indício de que você está falhando na fase de conexão.
Converte
Se você está se dedicando em falar sobre temas relevantes e produzir o melhor conteúdo para os seus seguidores, não tenha medo de ofertar o seu produto ou serviço.
É claro que você não vai fazer isso o tempo todo.
Mas quando estiver em período de lançamento, ou abrir condições especiais para produtos específicos, venda o seu peixe.
- Faça posts que chamem para o link da bio;
- Comente sobre o seu produto nos stories/posts no feed;
- Convide as pessoas a tirar dúvidas no direct.
É possível que você perca seguidores? Sim, absolutamente.
Mas isso é normal, não se preocupe.
Saiba que as pessoas que te seguem porque gostam do seu conteúdo e se conectaram com você, vão entender que o Instagram é a sua ferramenta de trabalho e não vão virar as costas somente porque você fez uma oferta.
Bônus: Use os níveis de consciência a seu favor
Anote porque essa dica bônus é como ouro em pó, quando se fala em criar posts que vendem.
Para criar uma estratégia de conteúdo que funciona, tanto para novos seguidores quanto para seguidores antigos, entenda quais são os níveis de consciência da sua audiência.
Isso significa que você precisa produzir conteúdos que conversem com pessoas em diferentes etapas do seu funil de vendas.
Mesmo se estiver em período de lançamento, considere como criar:
- Conteúdos topo de funil para continuar atraindo novos seguidores para o seu perfil;
- Conteúdos relevantes para quem já te segue e não pretende comprar de você ainda;
- Conteúdos direcionados aos interessados em adquirir seu produto/serviço.
Deseja entender de forma mais profunda o que são os níveis de consciência e como utilizá-los no seu planejamento de conteúdo?
Aperte aqui e aumente os seus conhecimentos em técnicas mais avançadas de persuasão que vão contribuir na criação de posts que vendem todos os dias.