3 atitudes de um Copywriter profissional que encantam bons clientes

3 atitudes de um Copywriter profissional que encantam bons clientes

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Se a curiosidade motivou o seu clique nesse conteúdo, saiba que ele vai evitar que você passe algumas vergonhas na internet, durante a prospecção de clientes ou participação de processos seletivos para vagas como Copywriter.

Nos próximos parágrafos você descobrirá algumas falhas graves de comportamento e profissionalismo que afastam bons clientes e podem até manchar a sua boa reputação como Copywriter no mercado.

Além disso, será capaz de identificar 3 atitudes de um Copywriter profissional capazes de encantar e fidelizar bons clientes. 

Leia até o final para entender mais!

A importância do profissionalismo para Copywriters

É fato que a Profissão Copywriter é a mais lucrativa e inclusiva do Marketing Digital, já que você não precisa:

  1. Ter experiência com marketing digital;
  2. Ter faculdade de marketing, publicidade, comunicação ou qualquer outra;
  3. Ser uma pessoa muito criativa ou com dom para a escrita.

Com apenas o seu celular, internet e conhecimento sobre os fundamentos de Copywriting você é capaz de fazer dinheiro através das palavras que digita.

Palavras que unem pessoas às soluções para os seus problemas. 

Palavras que emocionam e se conectam profundamente com o público.

Palavras que vendem produtos e serviços todos os dias e proporcionam abundância financeira para as empresas e para o profissional que as escreve – o Copywriter.

Apesar de todas essas possibilidades e facilidades que a habilidade de escrever palavras lucrativas proporciona, muita gente esquece que assim como um médico, um professor ou um advogado, Copywriter também é um profissional, logo precisa agir e se comportar como tal.

“Mas aonde queremos chegar com isso?”

Há alguns dias, nos deparamos com um desabafo de uma contratante que nos chamou muito a atenção na Comunidade Copywriters do Brasil no Facebook – fundada pela @robertasvl há pouco mais de 3 anos e hoje possui mais de 45 mil membros ativos.

Esse desabafo trouxe alguns pontos essenciais que sempre frisamos para os alunos VL dos treinamentos de Copy – O APL Mission e a Formação APL Experience – e que gostaríamos de compartilhar com você também.

Afinal, o objetivo da Você Ligado é elevar a régua quando se fala em formar os melhores Copywriters do mercado.

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E isso se aplica a você também, que ainda não teve a oportunidade de ser nosso aluno ou conhecer os treinamentos VL, mas que acompanha o nosso trabalho aqui no Blog, no Youtube ou Instagram.

Confira no tópico a seguir.

Atitudes de um Copywriter profissional

Nos próximos parágrafos você encontra 3 direcionamentos simples, porém fundamentais, para que você se posicione com mais profissionalismo e não tenha que viver a triste experiência de frustrar um cliente e se queimar no mercado, por causa do seu comportamento.

1 Converse com o seu cliente

A gente sabe que Copywriter normalmente é introspectivo, não gosta muito de conversar e prefere ficar ali no seu mundinho, quietinho, escrevendo…

Acredite, você terá inúmeras oportunidades de fazer isso.

Porém, durante as reuniões de briefing ou alinhamento, você precisa conversar com o seu cliente e tirar todas as dúvidas que possam surgir.

Não se trata de ficar incomodando o especialista de 5 em 5 minutos, em cada etapa da campanha de vendas ou do lançamento.

Mas, como Copywriter, você precisa garantir que tem todas as informações que precisa para realizar o seu trabalho da melhor forma possível.

Por isso, vá para cada reunião com o especialista, com uma lista de todas as dúvidas que estão travando o seu processo de escrita.

Nossa sugestão é que anote cada uma dessas dúvidas e peça para gravar a reunião, assim você poderá rever quantas vezes quiser e não precisará atormentar o Expert com perguntas que ele já respondeu.

Dica extra: documente tudo!

Não se esqueça de documentar essas respostas.

Se você acompanha a VL a mais tempo, sabe que aqui usamos um método chamado Arsenal de Copy.

O Arsenal de Copy é um documento onde você vai registrar todos os dados recolhidos na sua pesquisa de público e persona, como:

  • Maiores objeções;
  • Problemas da audiência;
  • Benefícios e transformações do produto;
  • A promessa do produto ou campanha.

E muito mais.

Além de reunir todos esses dados, você pode também usar o Arsenal de Copy para registrar os insights da reunião com o Especialista – ou o seu cliente.

Assim, terá tudo o que precisa em um único arquivo.

O que precisa ficar claro é que: 

Quando você não pergunta, não tira suas dúvidas, o seu cliente subentende que você entendeu tudo.

Logo é natural que ele fique frustrado ao receber uma Copy totalmente desconexa com o público ou a mensagem que a marca deseja transmitir.

E isso nos leva ao segundo ponto, muito, muito, muito importante.

Preste atenção:

2 Jamais envie qualquer texto

Engana-se quem pensa que o trabalho de um Copywriter é apenas escrever, quem dirá escrever qualquer coisa!

Existem fundamentos muito importantes que sustentam e modelam cada técnica aplicada em uma Copy.

Usar bullet points, gatilhos mentais, escrever frases curtas, dar espaço a cada 3 linhas… 

São técnicas importantes, mas que sozinhas não são suficientes para tornar um texto de fato “persuasivo”.

É por isso que antes de escrever, todo Copywriter precisa realizar uma pesquisa de mercado detalhada, como já foi mencionado no tópico anterior.

Amparado pela pesquisa e nos fundamentos de Copywriting, o Copywriter tem nas mãos todas as ferramentas necessárias para criar copies certeiras, altamente persuasivas e capazes de quebrar recordes em vendas, para qualquer nicho, tipo de produto ou serviço.

3 Evite erros absurdos de português

O terceiro ponto que deixa os contratantes indignados são erros absurdos de português.

Entenda que o Copywriter não precisa ser o gênio da gramática ou ter dom para a escrita, muito menos ter tirado nota máxima na redação do Enem.

Até porque não é isso que faz uma Copy vender ou não.

Porém, erros básicos de português, gramática, coesão e coerência são inaceitáveis e colocam em cheque o seu profissionalismo.

O Copywriter precisa ter intimidade com a escrita, afinal de contas ela é o seu principal instrumento de comunicação.

É claro que a sua Copy não vai deixar de vender se, por um descuido, você esqueceu de colocar o ponto final no final da frase.

Entretanto, é importante ter cuidado pois erros assim podem afetar a compreensão da mensagem que você quer passar.

Logo, se o público não entender o que você quer dizer, a sua Copy não vai vender e o cliente que te contratou ficará irritado com você.

Por isso, sempre submeta os seus textos a uma revisão minuciosa antes de enviar para o cliente.

Na revisão você consegue identificar, por exemplo, se:

  • O texto segue uma única linha de raciocínio;
  • Os parágrafos conversam entre si;
  • Os problemas e dores conectam com a solução que você oferece;
  • Há erros de pontuação e gramática que dificultam o entendimento da Copy.

Outra super dica é que usando apenas a ferramenta de revisão do próprio Google Docs você já consegue eliminar praticamente 90% dos erros de português da sua Copy, como:

  • Vírgulas flutuantes;
  • Erros de pontuação;
  • Palavras com erros de gramática.

E até alguns erros básicos de concordância.

Continue evoluindo, sempre! 

Lembrando que, como Copywriter profissional, também é sua responsabilidade tomar medidas para aperfeiçoar a sua escrita, tanto na estética, quanto na grafia.

E a leitura é uma das maneiras mais assertivas de fazer isso. 

Podemos afirmar, após 4 anos formando bons Copywriters, que não conhecemos nenhum Copywriter bem sucedido que não tenha o hábito de ler ao menos 15 minutos por dia.

A prática da leitura é essencial para enriquecer o seu repertório e refinar a sua escrita. 

Por isso, não vá embora antes de conferir também quais são os 10 livros que todo Copywriter deveria ler.

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