Se a curiosidade motivou o seu clique nesse conteúdo, saiba que ele vai evitar que você passe algumas vergonhas na internet, durante a prospecção de clientes ou participação de processos seletivos para vagas como Copywriter.
Nos próximos parágrafos você descobrirá algumas falhas graves de comportamento e profissionalismo que afastam bons clientes e podem até manchar a sua boa reputação como Copywriter no mercado.
Além disso, será capaz de identificar 3 atitudes de um Copywriter profissional capazes de encantar e fidelizar bons clientes.
Leia até o final para entender mais!
A importância do profissionalismo para Copywriters
É fato que a Profissão Copywriter é a mais lucrativa e inclusiva do Marketing Digital, já que você não precisa:
- Ter experiência com marketing digital;
- Ter faculdade de marketing, publicidade, comunicação ou qualquer outra;
- Ser uma pessoa muito criativa ou com dom para a escrita.
Com apenas o seu celular, internet e conhecimento sobre os fundamentos de Copywriting você é capaz de fazer dinheiro através das palavras que digita.
Palavras que unem pessoas às soluções para os seus problemas.
Palavras que emocionam e se conectam profundamente com o público.
Palavras que vendem produtos e serviços todos os dias e proporcionam abundância financeira para as empresas e para o profissional que as escreve – o Copywriter.
Apesar de todas essas possibilidades e facilidades que a habilidade de escrever palavras lucrativas proporciona, muita gente esquece que assim como um médico, um professor ou um advogado, Copywriter também é um profissional, logo precisa agir e se comportar como tal.
“Mas aonde queremos chegar com isso?”
Há alguns dias, nos deparamos com um desabafo de uma contratante que nos chamou muito a atenção na Comunidade Copywriters do Brasil no Facebook – fundada pela @robertasvl há pouco mais de 3 anos e hoje possui mais de 45 mil membros ativos.
Esse desabafo trouxe alguns pontos essenciais que sempre frisamos para os alunos VL dos treinamentos de Copy – O APL Mission e a Formação APL Experience – e que gostaríamos de compartilhar com você também.
Afinal, o objetivo da Você Ligado é elevar a régua quando se fala em formar os melhores Copywriters do mercado.
E isso se aplica a você também, que ainda não teve a oportunidade de ser nosso aluno ou conhecer os treinamentos VL, mas que acompanha o nosso trabalho aqui no Blog, no Youtube ou Instagram.
Confira no tópico a seguir.
Atitudes de um Copywriter profissional
Nos próximos parágrafos você encontra 3 direcionamentos simples, porém fundamentais, para que você se posicione com mais profissionalismo e não tenha que viver a triste experiência de frustrar um cliente e se queimar no mercado, por causa do seu comportamento.
1 Converse com o seu cliente
A gente sabe que Copywriter normalmente é introspectivo, não gosta muito de conversar e prefere ficar ali no seu mundinho, quietinho, escrevendo…
Acredite, você terá inúmeras oportunidades de fazer isso.
Porém, durante as reuniões de briefing ou alinhamento, você precisa conversar com o seu cliente e tirar todas as dúvidas que possam surgir.
Não se trata de ficar incomodando o especialista de 5 em 5 minutos, em cada etapa da campanha de vendas ou do lançamento.
Mas, como Copywriter, você precisa garantir que tem todas as informações que precisa para realizar o seu trabalho da melhor forma possível.
Por isso, vá para cada reunião com o especialista, com uma lista de todas as dúvidas que estão travando o seu processo de escrita.
Nossa sugestão é que anote cada uma dessas dúvidas e peça para gravar a reunião, assim você poderá rever quantas vezes quiser e não precisará atormentar o Expert com perguntas que ele já respondeu.
Dica extra: documente tudo!
Não se esqueça de documentar essas respostas.
Se você acompanha a VL a mais tempo, sabe que aqui usamos um método chamado Arsenal de Copy.
O Arsenal de Copy é um documento onde você vai registrar todos os dados recolhidos na sua pesquisa de público e persona, como:
- Maiores objeções;
- Problemas da audiência;
- Benefícios e transformações do produto;
- A promessa do produto ou campanha.
E muito mais.
Além de reunir todos esses dados, você pode também usar o Arsenal de Copy para registrar os insights da reunião com o Especialista – ou o seu cliente.
Assim, terá tudo o que precisa em um único arquivo.
O que precisa ficar claro é que:
Quando você não pergunta, não tira suas dúvidas, o seu cliente subentende que você entendeu tudo.
Logo é natural que ele fique frustrado ao receber uma Copy totalmente desconexa com o público ou a mensagem que a marca deseja transmitir.
E isso nos leva ao segundo ponto, muito, muito, muito importante.
Preste atenção:
2 Jamais envie qualquer texto
Engana-se quem pensa que o trabalho de um Copywriter é apenas escrever, quem dirá escrever qualquer coisa!
Existem fundamentos muito importantes que sustentam e modelam cada técnica aplicada em uma Copy.
Usar bullet points, gatilhos mentais, escrever frases curtas, dar espaço a cada 3 linhas…
São técnicas importantes, mas que sozinhas não são suficientes para tornar um texto de fato “persuasivo”.
É por isso que antes de escrever, todo Copywriter precisa realizar uma pesquisa de mercado detalhada, como já foi mencionado no tópico anterior.
Amparado pela pesquisa e nos fundamentos de Copywriting, o Copywriter tem nas mãos todas as ferramentas necessárias para criar copies certeiras, altamente persuasivas e capazes de quebrar recordes em vendas, para qualquer nicho, tipo de produto ou serviço.
3 Evite erros absurdos de português
O terceiro ponto que deixa os contratantes indignados são erros absurdos de português.
Entenda que o Copywriter não precisa ser o gênio da gramática ou ter dom para a escrita, muito menos ter tirado nota máxima na redação do Enem.
Até porque não é isso que faz uma Copy vender ou não.
Porém, erros básicos de português, gramática, coesão e coerência são inaceitáveis e colocam em cheque o seu profissionalismo.
O Copywriter precisa ter intimidade com a escrita, afinal de contas ela é o seu principal instrumento de comunicação.
É claro que a sua Copy não vai deixar de vender se, por um descuido, você esqueceu de colocar o ponto final no final da frase.
Entretanto, é importante ter cuidado pois erros assim podem afetar a compreensão da mensagem que você quer passar.
Logo, se o público não entender o que você quer dizer, a sua Copy não vai vender e o cliente que te contratou ficará irritado com você.
Por isso, sempre submeta os seus textos a uma revisão minuciosa antes de enviar para o cliente.
Na revisão você consegue identificar, por exemplo, se:
- O texto segue uma única linha de raciocínio;
- Os parágrafos conversam entre si;
- Os problemas e dores conectam com a solução que você oferece;
- Há erros de pontuação e gramática que dificultam o entendimento da Copy.
Outra super dica é que usando apenas a ferramenta de revisão do próprio Google Docs você já consegue eliminar praticamente 90% dos erros de português da sua Copy, como:
- Vírgulas flutuantes;
- Erros de pontuação;
- Palavras com erros de gramática.
E até alguns erros básicos de concordância.
Continue evoluindo, sempre!
Lembrando que, como Copywriter profissional, também é sua responsabilidade tomar medidas para aperfeiçoar a sua escrita, tanto na estética, quanto na grafia.
E a leitura é uma das maneiras mais assertivas de fazer isso.
Podemos afirmar, após 4 anos formando bons Copywriters, que não conhecemos nenhum Copywriter bem sucedido que não tenha o hábito de ler ao menos 15 minutos por dia.
A prática da leitura é essencial para enriquecer o seu repertório e refinar a sua escrita.
Por isso, não vá embora antes de conferir também quais são os 10 livros que todo Copywriter deveria ler.