Abrir um negócio online e gerenciar um time remoto é muito legal e, ao mesmo tempo, desafiador.
Por que?
No Marketing Digital as coisas acontecem muito rápido, as possibilidades são praticamente ilimitadas e é comum acabar preso em alguma armadilha que impede o negócio de evoluir sem ao menos perceber.
O conteúdo de hoje é fruto de anos de experiência do @luizsvl – CEO e Estrategista da Você Ligado – como gestor de negócios digitais e mentor de dezenas de empreendedores nesse mercado.
Nas próximas linhas você vai entender quais são os 7 erros mais comuns que todo gestor já cometeu, ou pode cometer, e que você deve evitar a todo custo, principalmente se acabou de abrir um negócio online e quer fazer a sua empresa crescer.
Vamos nessa?
1° Priorização
Esse aqui é um dos erros clássicos do empreendedor digital.
Como você viu no terceiro parágrafo deste post, infinitas possibilidades se abrem diante de você a partir do momento em que decide empreender online.
Depois de “pegar o jeito”, você percebe que dá para fazer qualquer coisa no digital.
É nesse momento que você precisa ajustar o foco e começar a dizer não para alguns projetos.
Reflita sobre o seguinte, toda vez que você diz “sim” para um novo projeto, está dizendo “não” para algo que pode beneficiar bem mais o seu negócio.
Então, como gestor, aprenda a identificar e priorizar o que de fato é importante para o seu negócio, ajudá-lo a alcançar os seus objetivos e dizer “não” quando necessário.
Se você não souber priorizar as coisas, vai começar a se encher de tarefas, não vai conseguir entregar o que prometeu e, consequentemente, acabar quebrando.
Além do mais, estar em muitos projetos te fará sentir que perdeu o controle. Você terá dificuldades em identificar onde investir mais energia, não vai conseguir elaborar um bom planejamento, logo não vai sair do lugar.
Então, como descobrir o que é, de fato, importante para o seu negócio e definir quais são as atividades que precisa executar?
Use essa ferramenta para priorizar tarefas
Existe uma ferramenta chamada Matriz de Eisenhower – uma matriz de prioridades, dividida em 4 quadrantes que separam as atividades por:
- Urgência;
- Importância.
Dentro dessa matriz você vai organizar as tarefas da seguinte forma:
- Urgente e Importante: Tarefas prioritárias, que precisam ser realizadas imediatamente ou o quanto antes.
- Não urgente e Importante: Tarefas que precisam ser realizadas, mas não naquele exato momento. Então, você pode agendá-las.
- Não importante e Urgente: Tarefas que podem ser delegadas para um membro do seu time;
- Não importante e Não urgente: Distrações, portanto, devem ser descartadas.
2° Falta de comunicação com o time
Um dos erros gigantescos que qualquer empreendedor pode cometer ao abrir um negócio online, e até mesmo físico, é não se comunicar com o time.
Sabe aquele Gestor que só dá ordens e passa tarefas, com quem o time não pode contar e não se sente à vontade para conversar?
Não seja como ele, a menos que queira perder colaboradores ou enfiar o seu negócio em um buraco.
Quando o Gestor assume esse tipo de posicionamento, não há conexão entre a equipe e ele, além disso, a equipe não terá a sensação de progresso e pode acabar desistindo do projeto no meio do caminho.
Essa é uma das razões pelas quais a liderança de negócios digitais bem sucedidos é feita por objetivos e não por tarefas.
Confira também: Como planejar um negócio digital com OKRs
3° Planejar demais
Planejar é essencial para o crescimento de todo e qualquer negócio, mas planejar demais pode ser prejudicial na mesma proporção que não planejar.
O Gestor de um negócio digital precisa ter controle sobre a sua agenda, entretanto, a menos que você seja um chefe de estado, não é interessante planejar cada minuto do seu dia.
Por que?
Como empresário, haverá momentos em que você vai precisar “apagar incêndios” e lidar com imprevistos rotineiros, por isso é importante manter espaços em branco na sua agenda.
Imagine o que pode acontecer se algo inesperado acontecer, ter uma atividade remanejada ou ocupar mais tempo do que você esperava?
Você vai perder o controle da situação e se sentir improdutivo, mesmo que tenha executado mil e uma atividades naquele dia.
Por isso, não planeje demais porque surpresas podem surgir e você precisa estar preparado para lidar com elas.
4° Falta de foco no que realmente importa
Uma das coisas mais fantásticas do digital é que nem mesmo o céu é limite para as coisas que você pode idealizar e realizar, principalmente quando se tem um time altamente qualificado.
O problema é que também é muito fácil ir do paraíso ao inferno e arruinar o seu negócio em um piscar de olhos.
Aqui na VL, por exemplo, se decidirmos criar um produto hoje para lançar na semana que vem, temos braço para produzir todas as Copies, criar as páginas, subir os ads e dar suporte aos clientes.
O ponto é que isso não vai nos aproximar do nosso maior objetivo, porque a criação desse novo produto não foi planejada de forma prévia.
É claro que os negócios digitais precisam ter um certa flexibilidade para conseguir aproveitar as oportunidades e se adaptar com velocidade, mas equilíbrio não faz mal a ninguém.
Para não perder as ideias geniais que vão surgindo enquanto o planejamento é executado, é preciso implantar a incubadora de ideias.
Esse método é dividido em quatro fases:
- Ideias: relacione em um quadro todas as ideias que você ou o seu time tiveram;
- Incubação: analise se a ideia é realmente inovadora e vale a pena ser executada;
- Planejamento: estruture o plano de execução da ideia (defina quais estratégias serão aplicadas, bem como os prazos para a realização de cada etapa);
- Execução: hora de colocar o plano em ação.
O detalhe mais importante ao colocar a incubadora de ideias para rodar não é distribuir as ideias dentro dessas etapas, mas determinar qual é a velocidade de execução de cada fase.
Se você começou a empreender agora, esse prazo deve ser de 2 dias, em cada fase, no mínimo.
Por que?
Se você não pensar na ideia por esse tempinho, é provável que queime a largada e se frustre no meio do caminho ao perceber que aquilo nem era tão importante para o negócio.
Quando você gasta tempo planejando, fica mais claro quais são os passos que precisa dar para transformar essa ideia em algo palpável.
Por outro lado, se você já tem um negócio mais sólido e um time maior, por exemplo, vai precisar aumentar o tempo em que as ideias levam para passar de uma fase para a outra dentro da incubadora.
Isso porque mover um transatlântico não é tão simples quanto mover um barco a velas.
Pequenas mudanças podem trazer desdobramentos enormes em um negócio bem estruturado.
Por isso o Gestor precisa analisar com cuidado todos os prós e contras antes de tomar alguma ação.
5° Não ouvir
Infelizmente, muitos Gestores têm o ego bastante inflado e se comportam como chefes ao invés de líderes.
Pessoas assim, tendem a não ouvir os colaboradores, clientes e achar que estão sempre com a razão.
O problema é que se você não ouve o seu time, você não faz parte de um time.
Imagine como as partidas de futebol seriam caóticas se os jogadores ignorassem completamente as instruções do técnico e entrassem em campo para jogar na base do “cada um por si”?
Como Gestor, você precisa ouvir mais, principalmente porque hoje em dia, dentro dos métodos ágeis de gestão – que é como a maior parte das empresas digitais operam – há feedbacks constantes.
Empreendedores que não sabem ouvir sugestões e críticas, não conseguem desenvolver e melhorar o seu produto, logo, estão fadados ao fracasso, pois o mercado e a concorrência evoluem continuamente.
6° Falta de empatia
O sexto erro está relacionado com o anterior e você já vai entender o porquê.
Muitos gestores se limitam a cobrar resultados e apontar o dedo antes de, sequer, tentar entender o que está acontecendo com fulano que, do nada, teve uma queda brusca na produtividade.
Ter empatia significa se colocar no lugar do outro.
Como Gestor, você precisa abrir espaço para o diálogo. Tente entender o motivo do colaborador não ter cumprido os prazos, se é um problema pontual que pode ser resolvido ou é algo frequente que exige medidas mais severas.
“Eu tenho 200 funcionários, como vou conversar com todo mundo?”
Se você tem 200 funcionários é evidente que não precisa e nem deve conversar no um a um com todos os membros do time.
Um negócio desse porte, geralmente, já possui uma hierarquia bem definida, com líderes em cada área ou departamento.
Se você tem 200 funcionários, deve falar com os líderes dos departamentos do seu negócio.
Assim, você vai conseguir ouvir e ensiná-los como agir nessas situações a partir do seu próprio exemplo.
Isso significa que quando um líder estiver com problemas, você deve mostrar empatia para que ele repita esse comportamento com os demais colaboradores.
Se você tem um perfil de gestão autoritário, é bem provável que essa cultura se espalhe pelo seu negócio, as pessoas não sintam prazer em trabalhar com você ou mesmo considerem o ambiente da empresa, no mínimo, agradável.
Resultado: Alta rotatividade e desequilíbrio financeiro.
7° Se tornar o gargalo da empresa
Você acredita que a Magazine Luiza seria o que é hoje se a Luiza Helena Trajano micro-gerenciasse cada departamento da empresa?
Quando tudo o que acontece na empresa precisa da sua aprovação para acontecer, você se torna o gargalo, o elemento que impede o negócio de crescer.
Existe muito Gestor por aí com dificuldades absurdas de delegar responsabilidades e autoridade, por acreditar que ninguém faria o trabalho tão bem feito quanto ele mesmo.
Mas, imagine que você seja o Gestor de uma Agência de Marketing.
Ao decidir contratar um designer para criar as artes para os posts dos clientes da Agência, certamente você confia que esse profissional tem habilidades para realizar esse trabalho com uma qualidade muito superior à que você teria se comprasse templates do Canva, por exemplo.
Para contratar alguém, no mínimo, você precisa confiar na pessoa, caso contrário, não contrate.
Então, se você já tem uma equipe, tire da sua cabeça que tudo precisa passar e ser aprovado por você.
Insistir no controle absoluto sobre cada pequena tarefa vai impedir o seu negócio de crescer.
Cuidado com velhos hábitos
Talvez você já tenha cometido um, dois ou todos os erros que viu aqui e isso é normal.
Até mesmo gestores experientes precisam se policiar o tempo todo para repetir os mesmos erros novamente.
Por isso, redobre o cuidado com velhos hábitos, fique atento o tempo todo para não ser você a maior barreira que impede o seu negócio de lucrar muito no digital.
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