Você sabia que profissionais bem sucedidos em suas áreas de atuação colecionam hábitos semelhantes?
Você pode observar gestores de grandes empresas e notará que alguns padrões se repetem, como por exemplo:
- Rotina fixa de estudos;
- Alimentação balanceada;
- Exercícios físicos.
- Suplementos;
Na Profissão Copywriter isso não é diferente.
Nas próximas linhas, você conhecerá os 7 hábitos dos Copywriters bem remunerados e valorizados no mercado.
De antemão, saiba que os hábitos que você verá neste conteúdo são extremamente benéficos para Copywriters profissionais e Empreendedores, de modo geral.
Isso porque quando você tem – ou é – uma empresa, e os seus resultados dependem da sua disposição, você precisa fazer algumas coisas para:
- Manter a sua sanidade mental;
- Ser mais produtivo;
- Faturar mais.
Vamos ao que interessa?
Hábitos dos Copywriters bem remunerados
1° Meditar
Copywriters costumam ser um pouco ansiosos, especialmente aqueles que estão na faixa etária entre os 20-35 anos.
Assim, o hábito da meditação ajuda a combater pensamentos ansiosos, como:
- “Será que essa Copy vai vender?”
- “Será que esse anúncio ficou bom?”
“Por que?”
Quando você medita, está treinando a sua mente e o seu corpo para reagir melhor a pensamentos de autocobrança.
A meditação acalma, melhora o foco e a concentração, e isso vai ajudar muito na hora que precisar sentar para escrever.
Além disso, um estudo realizado pela PubMed, com mais 3.500 pessoas, comprovou, pelo menos, 8 benefícios da meditação:
- Reduz o estresse;
- Controla a ansiedade;
- Ajuda a combater a depressão;
- Melhora a autoestima;
- Aumenta o tempo de foco;
- Pode reduzir a perda de memória relacionada à idade;
- Estimula comportamentos altruístas;
- Ajuda a combater vícios.
Se você deseja desenvolver esse hábito, mas não sabe como começar, experimente o aplicativo Inside Timer.
Com o Inside Timer, você pode escolher o tempo de duração das meditações: 1, 5, 10 ou 20 minutos.
Então não existe desculpa para “não tenho tempo”.
Suponha que esteja nervoso para uma reunião com um cliente importante.
Muitas vezes, apenas 1 minutinho de respiração guiada é suficiente para acalmar os nervos e te ajudar a entrar na reunião de forma mais serena e garantir que a sua percepção das coisas não será afetada pela ansiedade.
2° Ler e pesquisar
Um bom Copywriter tira um tempo, quase que diariamente – se não diariamente – para ler, pesquisar e estudar.
Você precisa sempre se atualizar acerca das estratégias que estão funcionando atualmente para poder aplicar nas suas Copies, no seu negócio, de modo geral.
Além disso, estudo e pesquisa ajudam a desenvolver um olhar analítico para as coisas ao seu redor.
Essas impressões do mundo – o seu repertório – refletem de alguma forma no seu trabalho, facilita o processo de escrita e previne bloqueios criativos.
3° Se alimentar bem e beber bastante água
Que o óbvio seja dito: tomar bastante água e ter uma alimentação tem uma influência absurda sobre a sua produtividade.
Muitas vezes, é a falta de água que causa dores de cabeça, cansaço e desânimo.
Um post da Granato Policlínica mostra que são necessários, pelo menos, 35ml de água para cada kg.
Então, para saber a quantidade de água que você precisa tomar por dia, basta multiplicar o seu peso por 35 e converter o resultado para ml.
Por exemplo:
60 kg X 35 = 2.100 – O equivalente a 2 litros e 100 ml de água por dia
É claro que se você faz exercícios físicos, pode ser necessário beber um pouquinho mais.
Entretanto, com essa conta você já sabe a quantidade mínima de água que precisa tomar.
Além de tomar água, tenha uma rotina de alimentação para não ficar “dando susto” no seu corpo o tempo inteiro.
Isso vai te ajudar a ter mais energia, e uma pessoa com mais energia, produz mais.
Fato é que um Copywriter hidratado e bem alimentado, não quer guerra com ninguém.
4° Fazer pausas programadas
Se você é o tipo de pessoa que se cobra demais, se obrigue a fazer pausas durante o dia.
Acredite, ficar sentado durante 12 horas na frente do computador, esperando a criatividade vir, não vai te ajudar a terminar as Copies do lançamento mais rápido.
Profissionais que lidam com atividades “não-mecânicas” como os Copywriters, precisam fazer algumas pausas durante o dia para arejar a mente.
Levante, se alongue, tire uns cinco minutinhos para fazer carinho no seu cachorro ou mesmo dê uma volta no parque da sua cidade.
Você voltará com muito mais gás para concluir as atividades pendentes.
5° Não seja medíocre consigo mesmo
Esse hábito é importantíssimo, especialmente para profissionais empresários, que largaram a CLT para empreender na Profissão Copywriter.
Acontece que quando você é a sua empresa, seus ganhos financeiros dependem do quanto você trabalha e essa situação pode ser um gatilho para te levar de volta à corrida dos ratos.
Lembre-se que um dos benefícios de empreender na Profissão Copywriter é a liberdade de horários.
Às vezes, Copywriters iniciantes podem pensar “ah, eu não tenho dinheiro para viajar ou ir ao shopping comprar algo que eu gosto” e se esquecem que existe muita coisa legal que podem fazer de graça.
Fazer o que você gosta é muito importante para nutrir a sua alma e te deixar muito mais feliz.
Temos um lema aqui na Você Ligado que aprendemos com um colega de Mastermind e levamos para a vida:
“A felicidade é a nova produtividade.”
Se você está feliz, a chance de você produzir mais e melhor é muito maior.
Por isso, inclua na sua agenda períodos de “lazer obrigatório”.
Se você gosta de dançar, se inscreva em uma aula de dança. Tire uma horinha do seu dia ou da semana para passear no parque com o seu cachorro.
Trate os seus hobbies como uma prioridade e esteja certo de que você vai trabalhar muito mais feliz e, consequentemente, será mais produtivo.
6° Ter uma agenda
Ter uma agenda é mais um entre os bons hábitos dos Copywriters bem sucedidos.
Quando você não tem uma agenda, simplesmente deixa a vida passar por você – ou como diria Zeca Pagodinho “deixa a vida te levar”.
Registre todos os seus compromissos e tarefas do sida na agenda, como por exemplo:
- Horário de fazer reunião com o cliente;
- Horário de lazer obrigatório;
- Horário de fazer exercício físico;
- Tempo de qualidade com a sua família.
Com o tempo, você desenvolverá a habilidade de gerenciar de forma eficiente o seu tempo e perceberá que é muito mais produtivo do que imaginava.
7° Praticar exercícios físicos
Copywriters trabalham sentados, por isso precisam praticar algum tipo de atividade física.
Assim como beber bastante água e se alimentar bem, a atividade física fará com que o seu corpo funcione melhor, te deixará mais disposto e produtivo.
Além disso, as atividades físicas:
- Aliviam o cansaço mental – que é muito comum em profissões que exigem uso do raciocínio;
- Melhoram a auto-estima;
- Melhoram o raciocínio;
Por isso, se exercite de alguma forma. Se você é introspectivo e não gosta de academia, separe 30 minutinhos para correr ou pular corda.
Outra alternativa é acessar treinos de 15-20 minutos no Youtube e fazer em casa mesmo.
Só não invente desculpas, afinal quem é bom em dar desculpa não é bom em mais nada.
Dica extra: Use o método Pomodoro
Se você quer melhorar a sua capacidade de foco e concentração, experimente o método Pomodoro.
Existem várias ferramentas gratuitas na WEB e nos aplicativos para celular, onde você pode definir períodos de trabalho corrido de 25 minutos.
Nesse tempo o que você precisa fazer é:
- Desligar o Wi-Fi do celular ou bloquear as notificações no seu computador;
- Fechar a porta do escritório – ou do cômodo em que você trabalha – ou colocar um aviso de “não perturbe”;
- Focar 100% na tarefa que você precisa finalizar.
E se o celular é o vilão, prefira deixar ele em outro cômodo.
É interessante usar o método pomodoro porque você se sente obrigado a cumprir a tarefa naquele tempo e tende a produzir muito mais.
Além disso, fica mais fácil evitar distrações e se manter focado dentro de blocos mais curtos de tempo.
Então, tire pequenas pausas entre um bloco e outro para beber água, ir ao banheiro ou caminhar. Você voltará revigorado e pronto para “quebrar tudo” nas Copies.
Se 25 minutos for muito tempo, estipule períodos de 15 minutos.
Com o tempo você conseguirá se manter focado por mais tempo e aumentar esses períodos para 40 ou 50 minutos.
O que não adianta, é ficar sentado na frente do computador por três horas seguidas e não conseguir escrever nem 500 palavras.
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