Conseguir o primeiro cliente de Copy é um desafio por vezes desanimador para Copywriters iniciantes.
Milhares de dúvidas passam pela cabeça daqueles que querem viver de Copy e estão na busca pelo primeiro projeto:
- Será que as empresas vão contratar Copywriters iniciantes?
- Como mostrar que sou um bom Copywriter sem nunca ter atuado na área?
- Onde buscar os primeiros clientes?
Se você está nessa jornada, leia este conteúdo até o final.
A seguir, você encontrará 4 dicas que vão ajudá-lo a destravar e conquistar o primeiro cliente de Copy.
Ah, ao final você receberá um presente muito especial que vai te ajudar ainda mais nessa jornada.
Confira!
1 Se assuma como um Copywriter profissional
Pode parecer óbvio, mas a verdade é que o medo e a insegurança são os maiores sabotadores dos Copywriters iniciantes.
O erro começa em ter medo de se assumir como um Copywriter.
“Ah, mas eu nunca tive um cliente para me considerar um Copywriter profissional…”
Veja bem, todo Copywriter bem-sucedido, com vários clientes e projetos sob o seu comando, um dia já estiveram exatamente no mesmo lugar de um Copywriter iniciante.
O ponto é que se você não se enxerga como um Copywriter e tem vergonha de falar que é um, dificilmente as pessoas vão bater na sua porta pedindo que você escreva Copy para o negócio delas, quem dirá confiar você trará resultados através do seu trabalho?!
Então, se assuma hoje mesmo um Copywriter profissional.
Deixe seus amigos saberem. Comente sobre o que faz com a cabeleireira ou aquele seu colega psicólogo.
Empreendedores sonham com profissionais que vão facilitar a vida deles, afinal, ou eles produzem conteúdo ou atendem seus clientes, certo?
Por isso, se você se posicionar como um facilitador, as oportunidades vão surgir naturalmente e ficará mais fácil conseguir o primeiro cliente de Copy.
2 Invista em Networking
Conseguir o primeiro cliente de Copy pode parecer mais desafiador, quando você mora em uma cidade pequena e não tem contato com outros profissionais do Marketing Digital que falam a mesma língua que você.
De fato, pode ser mais difícil se manter motivado, quando você não tem com quem conversar, trocar experiências e a sua mãe jura de pés juntos que você está se metendo em pirâmide com esse negócio de trabalhar na internet.
Por isso, para conseguir o primeiro cliente de Copy é fundamental investir em networking.
Esteja perto de pessoas que falam a mesma língua, têm os mesmos interesses e objetivos que você.
Isso não só vai te ajudar a evoluir, abrir a mente para novas possibilidades, como estar em contato com oportunidades na área e não desanimar de uma profissão tão lucrativa como a de Copywriter.
Se você ainda não possui condições de pagar para estar em um grupo de Mastermind específico para Copywriters e empreendedores do Marketing Digital ou mesmo participar de eventos de Marketing, comece pelas comunidades gratuitas.
O Grupo Copywriters do Brasil, por exemplo, é 100% gratuito.
Por lá, sempre são compartilhadas oportunidades interessantes para aplicar em vagas de Copy.
Além disso, você poderá estudar através das Copies que os membros compartilham e tirar dúvidas com os outros mais de 37 mil Copywriters ativos no grupo.
Aperte aqui para fazer parte agora mesmo.
3 Enriqueça o seu portfólio de Copy
Você está enganado se pensa que precisa ter um cliente para escrever Copy.
Praticar a escrita persuasiva diariamente é o que separa os homens dos meninos na Profissão Copywriter.
Se você não tem clientes, escolha produtos com os quais tenha afinidade e escreva Copies fictícias.
Você pode até criar produtos fictícios e escrever campanhas inteiras para eles.
Isso vai te ajudar a não enferrujar na arte de escrever palavras lucrativas como profissão, enquanto não surgir um projeto bacana para você escrever.
Mas o melhor de tudo é que ao mesmo tempo em que você pratica Copy também enriquece o seu portfólio.
Afinal, nada impede que anexe essas Copies a ele para apresentar em reuniões de vendas com potenciais clientes.
Confira também Como criar um portfólio de Copy do zero
4 Movimente-se
A quarta e última forma para conseguir o primeiro cliente de Copy, e talvez a mais importante, é se colocar em movimento.
Prospecte e aborde potenciais clientes oferecendo seus serviços.
Comece com profissionais liberais da cidade ou região em que você mora.
Se ofereça para criar conteúdos, escrever anúncios, emails e artigos de blogs (caso o negócio tenha um Blog), por um período de tempo limitado (uma espécie de teste gratuito).
Apresente a possibilidade de vocês fecharem uma parceria se a pessoa gostar do seu trabalho e perceber que trouxe resultado para o negócio dela.
Lembre-se sempre de mostrar quais são os benefícios que aplicar Copywriting na comunicação pode trazer para uma empresa.
O conteúdo está chegando ao fim, mas ainda não acabou (vivaaaaa!).
Lembra-se da surpresa que prometemos no início?
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