Todo mundo, alguma vez na vida, já passou por aqueles momentos em que tudo o que você mais quer é deixar para amanhã aquilo que está com preguiça de fazer hoje. Mas, como parar de procrastinar?
Quando o assunto é Profissão Copywriter, não é possível jogar as tarefas para debaixo do tapete por preguiça ou vontade de procrastinar.
Afinal, quem se compromete com resultados, deve entregá-los.
O problema é que nem sempre o nosso cérebro escolhe a melhor hora para nos sabotar, não é mesmo?
Nos próximos parágrafos, você vai descobrir:
- O que significa procrastinar;
- Quais são os malefícios que esse hábito causa na sua vida;
- Quais são as 3 técnicas de Copy que qualquer pessoa pode usar para parar de procrastinar:
O que significa procrastinar?
Quem nunca se flagrou rolando o feed do instagram ao invés de trabalhar, mesmo após planejar todas as tarefas mais importantes do dia, atire a primeira pedra.
Procrastinar significa postergar ou transferir para outro dia ou momento uma atividade que precisa ser executada o quanto antes.
Acontece que na era digital, adquirir o hábito de procrastinar tornou-se muito mais fácil do que algumas décadas atrás.
Afinal, somos bombardeados por informações de todos os lados, o tempo todo, desde o momento em que abrimos os nossos olhos pela manhã até quando os fechamos para dormir.
Esse excesso de informação causa uma sobrecarga no cérebro e acaba sendo gatilho para o início de um ciclo vicioso de procrastinação.
É assim que a procrastinação prejudica a sua vida
Embora tenha se tornado comum ouvir as pessoas dizerem que sofrem com procrastinação, algumas chegam até a brincar afirmando que “procrastinam para procrastinar”, esse hábito traz problemas severos ao ser humano.
Segundo a Febracis – Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico – organização criada pelo Dr. Paulo Viera:
“O hábito da procrastinação causa angústia e mal-estar constantes. A sensação de não conseguir atender a todas as demandas pode nos causar uma sensação de sobrecarga, gerando estresse e ansiedade. O estresse e a ansiedade, por sua vez, podem ocasionar uma baixa de imunidade e até depressão, comprometendo a sua saúde.”
Perceba que são problemas que não afetam somente a sua performance profissional, como a sua saúde.
Nessas horas, quando a procrastinação parece fugir do controle, usar a persuasão pode te impulsionar a fazer o que precisa ser feito e, finalmente, parar de procrastinar.
Técnicas de Copywriting que vão te ajudar a parar de procrastinar
Copywriting não é uma técnica psicológica usada para tratar indivíduos com problemas com a procrastinação.
Na realidade, Copywriting é uma ciência aplicada na escrita persuasiva – que impacta o receptor da mensagem, gera conexão emocional e estimula a tomada de ação imediata.
Existem diversas técnicas de persuasão para criar textos com essas características e você pode pegar algumas emprestadas para aplicar em si mesmo e se livrar desse vício e parar de procrastinar.
Veja quais são:
1 Future Pacing
O Future Pacing é um técnica de Copywriting usada para criar na mente do receptor da mensagem um quadro mental da situação que ele vive como se ela já estivesse sido resolvida – quer ela tenha um viés positivo ou negativo, a depender do objetivo da comunicação.
Você pode usar essa técnica para imaginar o acúmulo de trabalho e todas as consequências ruins que terá, caso decida deixar suas tarefas urgentes para depois.
2 Gatilho mental da urgência
Gatilhos mentais são mecanismos psicológicos para estimular uma tomada de ação imediata no indivíduo.
Existem vários tipos de gatilhos mentais, com finalidades e aplicações diferentes e um deles é o da urgência.
No contexto da procrastinação, é possível usar esse gatilho mental para lembrar a si mesmo de que o tempo para fazer determinada atividade vai se encerrar.
3 CTA
A última técnica de Copy, aliada ao gatilho mental da urgência, é a CTA – Chamada para Ação.
Em textos persuasivos essa estratégia toma a forma de um comando claro que a mensagem transmite ao indivíduo:
- clicar em um botão;
- responder um comentário;
- comprar um produto.
Você pode aplicar essa técnica ao chamar a responsabilidade para si mesmo e “se forçar” a sentar a bunda na cadeira e escrever copy que converte.
A intenção é literalmente virar o feitiço contra o feiticeiro para que você seja persuadido por si mesmo a tomar a ação necessária: fazer o que deve ser feito.
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