5 formas de negociar e prospectar clientes de Copy de forma persuasiva

5 formas de negociar e prospectar clientes de copy de forma persuasiva

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Se você está ansioso para conquistar uma boa oportunidade ou ser selecionado para aquela vaga dos sonhos como Copywriter, este conteúdo é para você.

Aqui você vai descobrir como negociar e prospectar clientes de Copy de forma persuasiva para fechar contratos lucrativos na Profissão Copywriter.

Além disso, você vai descobrir como se comportar ao aplicar para vagas de Copy, afinal, antes de te mostrar como conseguir clientes, você precisa entender como abordá-los para não correr o risco de queimar boas oportunidades.

Vamos ao que interessa?

Faça isso ao aplicar para uma vaga de Copy

Seja amistoso e confiante, nunca arrogante

Embora trabalhar com Copy seja até um pouco solitário, isso porque você vai precisar estar em um lugar tranquilo e livre de ruídos para deixar a mente fluir, saber lidar com as pessoas, ser agradável e amistoso é um diferencial gigante, ainda que você faça parte do time dos Copywriters introvertidos.

Outro ponto é que, ao prospectar um cliente você precisa transmitir confiança na sua abordagem.

Mesmo que seja um Copywriter iniciante e não tenha experiência ou como garantir que a Copy vai vender, se mostre confiante e determinado em fazer tudo o que estiver ao seu alcance para gerar resultados.

Essa confiança não tem nada a ver com arrogância, com cuspir dígitos faturados em outros projetos na cara do cliente e agir como se fosse a estrela do time. 

Até porque, o sucesso de uma campanha é mérito de toda a equipe e não só do Copywriter.

Dessa forma, preste muita atenção nesse aspecto, principalmente se você já vive da escrita persuasiva e está em busca de novas oportunidades.

Se mostre interessado em trazer resultados

A razão pela qual Copywriting faz brilhar os olhos dos empresários e empreendedores digitais é o seu potencial de aumentar as vendas do negócio.

Ao aplicar para uma vaga de Copy ou negociar novos projetos, sempre se posicione como o profissional que está ali para trazer resultados para a campanha.

Fazendo isso, você ganhará não apenas 1, mas todos os pontos possíveis com o seu potencial cliente e aumentará em muito as chances de ser selecionado como o Copywriter do projeto.

Não seja um Copywriter canibal

Essa é uma das piores atitudes que qualquer Copywriter, iniciante ou avançado, pode cometer – querer devorar uma parte enorme dos lucros da empresa.

Agir como um Copywriter canibal significa querer cobrar um valor desproporcional com a experiência, conhecimento e resultados que você pode gerar para o cliente.

Aqui na Você Ligado, por exemplo, esse é um dos primeiros mecanismos para desclassificar candidatos em nossos processos seletivos, seja na área de Copy ou qualquer outra.

Pediu alta remuneração fixa + porcentagem sobre os lucros sem agregar ao negócio ou entregar resultados antes, o candidato é desclassificado automaticamente.

Agora que essas 3 atitudes estão bem alinhadas, vamos aos 5 passos para prospectar clientes de Copy e fechar parcerias lucrativas.

5 passos para prospectar clientes de Copy

1 Comece procurando vagas para produtor de conteúdo

Apesar de ser centenária, a profissão Copywriter ainda está em ascensão no Brasil.

Isso significa que uma parcela muito grande dos empreendedores não sabem o que faz um Copywriter muito menos que precisam desse tipo de profissional para vender mais com marketing digital.

Muitos empreendedores acreditam que a solução para todos os seus problemas está na produção de conteúdo. 

O grande x da questão é que apenas disseminar conhecimento na internet tornará o seu conteúdo um lixo digital, que as pessoas simplesmente escrolam a tela e vão para o próximo post.

Empreendedores estão mais familiarizados com o termo Social Media e abrem muitas vagas para esse tipo de profissional, então se apresente como um Copywriter Social Media.

Explique quais são os impactos que um conteúdo com técnicas de Copy gera nos resultados (alto engajamento e conversão em vendas) e aos poucos mostre quais são as outras oportunidades que a escrita persuasiva pode trazer para o negócio dela.

Confira também 10 técnicas de Copywriting para criar conteúdos que vendem.

2 Prospecte clientes de forma ativa 

Instagram, Youtube e plataformas como a Hotmart são uma mina de ouro para encontrar clientes dispostos a colocar dinheiro no seu bolso em troca de você ajudá-los a:

  • Criar conteúdo;
  • Escrever anúncios;
  • Escrever emails;
  • Criar páginas de captura;
  • E muito mais.

Mas não caia na besteira de criar conteúdo sobre Copy para fazer o cliente vir até você. Isso dificilmente vai acontecer.

Ao criar esse tipo de conteúdo você conquista pessoas que querem aprender Copywriting e não contratar um Copywriter.

Se você não sabe por onde começar, siga essa estratégia simples de prospecção ativa para encontrar potenciais clientes:

  1. Liste perfis ou Experts interessantes com quem você gostaria de trabalhar;
  2. Envie essa mensagem de abordagem para cada um deles;
  3. Marque uma reunião, apresente a sua proposta;
  4. Ofereça um período de teste para ela ver na prática quais resultados você pode trazer para só então fechar contrato.

Repita o processo até conquistar um número interessante de projetos de Copy que estejam alinhados a sua expectativa e aspirações na profissão Copywriter. 

3 Faça parte de Comunidades no Facebook

Networking é uma das ferramentas mais poderosas para conquistar bons contratos de Copy.

Por isso, sempre indicamos para os nossos alunos que participem de boas comunidades no Facebook.

Como identificar uma boa comunidade?

Através de algumas características:

  1. Contribuição: os membros se ajudam para evoluírem juntos na profissão;
  2. Empatia: profissionais iniciantes são acolhidos pelos mais experientes;
  3. Ética: as pessoas não perdem tempo criticando o trabalho uns dos outros.

Na área de Copy, por exemplo, existe o grupo gratuito no Facebook Copywriters do Brasil onde, além de poder tirar dúvidas com mais de 37 mil membros, você ainda tem acesso a vagas de empregos exclusivas para Copywriters.

5 formas de negociar e prospectar clientes de Copy de forma persuasiva - Membro do grupo Copywriters do Brasil divulgando vaga para Copywriter

4 Pesquise por vagas em portais de vagas como Catho e LinkedIn

O LinkedIn é uma das redes sociais profissionais mais conhecidas e utilizadas atualmente. 

Por lá, além de fazer networking com profissionais de diversas áreas, adicionando-os à sua rede de amigos, você também tem acesso a centenas de milhares de oportunidades de emprego como Copywriter todos os dias.

5 formas de negociar e prospectar clientes de Copy de forma persuasiva - GIF com diversas vagas para Copywriter no LinkedIn

Da mesma forma, a Catho é um portal de classificados de empregos, que você também pode acessar para procurar oportunidades como Copywriter.

5 Central de Vagas e Marketplace VL 

A quinta forma de encontrar excelentes oportunidades na área de Copy é através da Central de Vagas e Marketplace VL.

Temos uma equipe exclusiva que seleciona as melhores vagas do mercado, que os maiores especialistas do mercado digital restringem aos alunos dos nossos treinamentos de Copy:

  • APL – Além das Palavras Lucrativas;
  • Formação APL Experience.

Além das indicações pessoais dos melhores alunos que fazemos para Especialistas do digital, que não podem ser encontradas de outra forma em sites de empregos.

5 formas de negociar e prospectar clientes de Copy de forma persuasiva - Print de um depoimento de aluna falando sobre fechamento de contrato com a Ana Perci

Para entender como funciona o APL e ter acesso a essas indicações e facilidades para conseguir clientes de Copy, aperte aqui e converse com o nosso suporte.

Mas se você sente que ainda não é o seu momento, preparamos um ebook super completo e gratuito que vai te ajudar a conquistar o seu primeiro cliente como Copywriter.

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