3 técnicas psicológicas para vendas que grandes marcas usam para fisgar clientes

3 técnicas psicológicas para vendas que grandes marcas usam para fisgar clientes

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Você já ouviu falar no diagrama de pareto? Se a resposta for não, trata-se de um recurso desenvolvido para organizar num gráfico os problemas obedecendo a ordem do maior para o menor.

Assim, o Gestor de uma empresa ou projeto consegue identificar facilmente onde precisa agir para sanar problemas latentes e imediatos que estão afetando a boa performance dos negócios.

O mais interessante é que através desse diagrama é possível chegar a proporção do 80/20 que pressupõe que 80% dos problemas vem de 20% das causas.

Na escrita persuasiva essa relação proporcional entre causa e efeito se repete, através do ditado de que todo Copywriter profissional deve concentrar 80% do seu tempo e energia criando a headline da Copy e os outros 20% no corpo do texto.

A razão disso é que os seres humanos têm sim a tendência de “comprar o livro pela capa”, até porque se o título não chamar a atenção, dificilmente os leitores vão se convencer de que o conteúdo valerá a pena.

Isso significa que escrever títulos magnéticos é o primeiro passo para fisgar clientes em potencial e as grandes marcas sabem muito bem disso.

Nos parágrafos a seguir, você vai entender quais são as técnicas psicológicas para vendas que as marcas famosas utilizam nos títulos para emplacar e vender a ideia por trás dos seus produtos e serviços.

O melhor de tudo é que ao final da leitura, você saberá como adaptar e replicar essas técnicas no seu negócio e fisgar potenciais clientes pelos olhos.

Aproveite a leitura!

Técnicas psicológicas para vendas muito poderosas

1 – Vantagem

O viés da vantagem é um dos mais poderosos quando se fala em atrair a atenção imediata das pessoas.

Afinal de contas, ninguém gosta de perder tempo com o que não acrescenta em nada.

Por isso, mostre porque o produto, conteúdo ou solução que você oferece é útil logo de cara.

Deixe claro o benefício e/ou transformação que o seu produto oferece no título e será quase impossível para a sua audiência resistir.

técnicas psicológicas para vendas - viés cognitivo da vantagem usado no livros Como fazer amigos e influenciar pessoas

Dale Carnegie, autor do best seller mundialmente famoso “Como fazer amigos e influenciar pessoas” explora muito bem o viés da vantagem logo na headline do livro, exatamente para vender a transformação do produto.

2 – Curiosidade

Em se tratando de comunicação persuasiva, jamais esqueça essa regrinha básica: Não entregue o ouro de primeira.

Deixe um suspense no ar para que o futuro cliente leia a sua mensagem até o fim e o texto persuasivo cause o efeito esperado.

A Audi fez isso com maestria nesse anúncio famoso, ao lançar o gancho de que as mudanças no design do carro foram pontuadas na próxima página.

técnicas psicológicas para vendas - viés cognitivo da curiosidade usado pela marca de carros Audi
“Pelo visto as mudanças no design funcionaram. Você ainda não virou a página.”

Genial, não é?!

3 – Novidade

Tudo que é novo chama atenção. 

Isso porque a sensação de ser o primeiro a experimentar e/ou saber de algo novo nos faz sentir especiais.

Mark Zuckerberg domina as técnicas psicológicas para vendas como ninguém e explora o viés da novidade sempre que pode para anunciar atualizações nas redes sociais Instagram e WhatsApp.

técnicas psicológicas para vendas - viés cognitivo da novidade usado para anunciar atualizações no instagram
“Escolha novas maneiras de ver o seu feed.”

Viu só?

Da mesma forma como você leu esse post até o fim, as grandes marcas usam esses três recursos para te fisgar pelos olhos com títulos impactantes.

O que prova que:

1° Persuasão funciona.

2° Você pode usar Copywriting a favor do seu negócio.

E já que você chegou até aqui, suponho que não vê a hora de colocar essas técnicas em prática, não é?

Por isso, preparamos um Guia bem completo com uma seleção minuciosa das melhores técnicas de persuasão que você pode aplicar nos seus conteúdos digitais, assim como o passo a passo para colocar cada uma delas em prática.

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