4 pilares que você precisa analisar antes de planejar conteúdos digitais

Esse post vai mudar a sua forma de planejar conteúdos digitais

Compartilhe:

Quando você senta para produzir conteúdos digitais para o seu negócio ou para os seus clientes, qual objetivo atribui a esses posts?

A razão dessa pergunta é te alertar sobre uma teoria bonita que circula no marketing digital mas que pode te colocar numa grande enrascada:

A romantização do conteúdo digital.

Esse post vai mudar completamente a sua forma de pensar no objetivo de um conteúdo.

Por isso, abra a mente e preste muita atenção nos parágrafos a seguir.

Boa leitura!

Não faça isso com o seu conteúdo

Quando se fala em criação de conteúdo, há uma tendência no mercado em romantizar esse processo.

Por isso, tome muito cuidado com esse tipo de discurso:

“O conteúdo é a alma do seu negócio. Ele precisa se conectar com a alma da sua audiência, tocar as pessoas profundamente e fazer elas perceberem a transcendentalidade da vida. O objetivo do conteúdo digital é tocar corações…”

Embora tudo isso seja muito lindo na teoria, os profissionais de bastidores do digital (Copywriters, Social Media, Estrategistas e Gestores de Tráfego) não podem se dar ao luxo de produzir conteúdo para massagear ego ou arrancar aplausos.

Para esses profissionais, os conteúdos digitais precisam ser mais palpáveis.

Eles precisam aproximar um negócio do seu objetivo principal, que pode ser diferente dependendo da estratégia ou fase da campanha de vendas.

Caso contrário, o seu trabalho não se provará valioso o bastante ao ponto de impactar as métricas de conversão e vendas.

Consequentemente, isso também fará de você um profissional dispensável, já que empresa alguma em sã consciência quer desperdiçar tempo e dinheiro com o que não traz resultados.

4 pilares dos conteúdos digitais irresistíveis

Esse post vai mudar a sua forma de planejar conteúdos digitais - Pilares do conteúdo que vende

A essa altura, você pode estar se perguntando: como é um conteúdo voltado para campanhas de vendas no Instagram e lançamentos?

A verdade é que existem quatro pilares complementares que sustentam os conteúdos digitais irresistíveis.

Isso significa que um ou mais pilares sempre precisam contemplar o seu conteúdo, caso contrário você apenas terá desperdiçado tempo e energia escrevendo-os.

1 – Atração de novos seguidores

Se você já trabalha com conteúdo digital, certamente não está surpreso com o primeiro pilar dos conteúdos irresistíveis: Atrair novos seguidores.

Por outro lado, se é iniciante na produção de conteúdo, é essencial ter muito claro que não se produz conteúdo para cumprir tabela ou entrar nas “trends”.

O conteúdo digital sempre precisa ter uma intenção muito específica e uma delas é a atração de seguidores.

Conteúdos com esse objetivo precisam conter temas mais “topo” de funil, que já fazem parte do dia a dia das pessoas que você quer atrair.

Isso porque nem todo mundo que tem perfil para comprar de uma marca está preparado para receber uma oferta desde o começo. 

Por isso, nessa fase você não deve falar de aspectos técnicos do nicho, mas sim usar algo que já é comum e correlacionar com a solução que você ou o seu produto pode oferecer.

Veja o exemplo abaixo: 

Note que o período sazonal da Black Friday foi usado como gancho para apresentar Copywriting (método de escrita persuasiva) de um jeito simples para quem não resiste há uma promoção e pode se beneficiar, aplicando Copy na comunicação do seu negócio. 

2 – Qualificação de seguidores

Dentro do Copywriting existe um fundamento muito importante chamado níveis de consciência.

Esse fundamento separa os estágios de consciência do cliente em cinco fases, ao longo da jornada de compras:

  1. Inconsciente;
  2. Consciente do problema;
  3. Consciente da solução;
  4. Consciente do produto;
  5. Totalmente consciente.

Quanto mais consciente do problema, solução e produto, mais receptiva à uma oferta de vendas a pessoa estará.

Por isso, o segundo pilar dos conteúdos digitais irresistíveis é a qualificação de seguidores.

Na prática, o seu conteúdo precisa conduzir a audiência do 1° para o 5° estágio de consciência.

Observe o conteúdo abaixo:

Nele, a @robertasvl explora um problema comum de quem precisa escrever anúncios online que é a sensação de branco na hora de colocar as ideias no “papel”.

Ao longo do carrossel, são apresentadas algumas soluções para esse problema, sendo as duas principais:

1 – O PMS;

2 – O uso de um método de escrita.

Dessa forma, mais do que dar diquinhas de como se livrar do bloqueio criativo na hora de criar anúncios, o post tem o objetivo de elevar a consciência do público para esses dois mecanismos únicos para escrita de Copy ensinados pela @robertasvl.

Confira também 5 níveis de consciência do cliente: O que são e como aplicar nas copies.

3 – Encantamento de seguidores

Mais do que produzir posts relevantes, você deve fazer dos conteúdos ferramentas para encantar seus seguidores e transformá-los em verdadeiros fãs da sua marca.

Além de inspirar a confiança do seu público em você, o conteúdo que encanta ajuda a melhorar a sua autoridade como expert ou marca, o que facilita muito na hora da oferta.

Nesse terceiro pilar, o seu repertório fará toda a diferença na hora de provocar esse encantamento.

Isso significa que, além de demonstrar amplo domínio sobre o assunto, é preciso surpreender a audiência com:

  • Bons ganchos de valor;
  • Analogias bem construídas;
  • Quebras de padrão inesperadas;
  • Menções a fatos, acontecimentos e eventos aparentemente alheios ao tema central.

Quer uma inspiração de conteúdo que encanta seguidores?

Confira o post abaixo e se pintar a curiosidade, dê uma olhadinha nos comentários que os seguidores fizeram na postagem:

4 – Conversão de seguidores

O quarto e mais importante pilar é a coroação de um conteúdo irresistível de verdade: a conversão de seguidores em clientes da marca.

Afinal de contas, de nada adianta, atrair, qualificar e encantar a audiência com bons conteúdos se eles não forem utilizados também como máquinas geradoras de vendas.

Nesse sentido, há duas formas de aplicar o quarto pilar dos conteúdos digitais irresistíveis para criar posts de vendas:

1 – Vender de forma sutil.

2 – Vender de forma direta.

Os dois jeitos funcionam, desde que você entenda que cada um vai funcionar melhor em determinada etapa da campanha de vendas e do estágio de consciência em que o público esteja.

No exemplo abaixo, temos um post de vendas direto. 

Ou seja, ele é destinado para aquela parcela de seguidores que já passaram pelo processo completo de conscientização do problema, solução e produto e estão apenas esperando uma oferta irresistível para passar o cartão.

Agora, observe esse post aqui:

Neste segundo exemplo, a venda ocorre de forma sutil. 

Ou seja, o autor entrega um conteúdo relevante que quebra objeções e eleva a consciência do público para o fato de que é possível automatizar tarefas e processos no marketing digital sem precisar dominar programação.

Ao final, é criado um gancho para vender o produto que traz a solução definitiva para quem quer se aprofundar no assunto e sente necessidade de um acompanhamento personalizado do expert.

Algumas chavinhas viraram por aí?

Depois de conhecer e entender como aplicar esses quatro pilares, você está preparado para criar conteúdos que atraem, qualificam bons seguidores e vendem todos os dias.

E se deseja ganhar ainda mais velocidade e escala na produção de conteúdo, aperte o link abaixo e baixe gratuitamente o Guia do Conteúdo Diário.

Este material reúne todos os segredinhos do time de marketing da VL para criar, organizar e manter um fluxo diário de conteúdo que transforma pessoas comuns em clientes pagantes.

Índice

Inscreva-se em Nosso Blog

O segredo dos nossos bastidores revelados na sua caixa de entrada. É conteúdo de mentoria, só que de graça.