Se você quer se tornar um redator mais valioso e escrever artigos para blog persuasivos, que geram leads e vendas para os seus clientes, este conteúdo vai te ajudar.
O Copywriting – método de escrita persuasiva – é uma ferramenta essencial para redatores, pois permite que eles usem palavras de forma estratégica para atrair, conectar com as emoções dos leitores e incentivar a tomada de ação imediata.
Se você é um Redator ou Social Media e não sabe por onde começar, aqui estão 8 dicas para escrever artigos para blog que impactam, conectam e convertem.
Leia até o final
1. Comece com um título irresistível
O título – ou headline – é uma das partes mais importantes (senão a mais importante) de qualquer texto, seja um post ou uma página de vendas.
Por isso, ele precisa ser atraente e persuasivo o suficiente para capturar a atenção imediata do leitor, afinal é a partir dele que a pessoa vai decidir clicar ou não para ler o conteúdo.
Dessa forma, ao escrever artigos para blog, procurem criar headlines que:
- Contenham uma palavra-chave com bom volume de pesquisas de forma integral;
- Sejam específicos (usem números, percentuais);
- Geram curiosidade (ex: Como escrever posts que vendem [Segredo revelado];
- Exploram um problema, uma dor latente ou desejo secreto do público;
- Quebram uma crença limitante ou objeção do público.
Lembre-se que o objetivo do título não é entregar o ouro logo de cara. Apenas atrair e despertar o interesse pela leitura, a ponto da pessoa clicar para ler mais.
Confira também 5 Técnicas De Copywriting Para Escrever Headlines Impactantes.
2. Crie uma introdução interessante
Uma ótima introdução é crucial ao escrever artigos para Blog.
A introdução precisa ser curta, direta e mostrar para o leitor por que o conteúdo é interessante para ele.
Nessa primeira parte do conteúdo, também é importante deixar claro qual a solução que o artigo traz para uma dor latente do leitor.
Assim, as pessoas verão que você não está oferecendo dados soltos, mas sim uma solução real para o problema que eles estão enfrentando.
3. Enriqueça o seu conteúdo com provas e informações relevantes
Agora que você tem a introdução criada, é hora de desenvolver o seu conteúdo.
Aqui é onde você desenvolver o seu conteúdo, expor seus argumentos e, principalmente, prová-los.
Para isso, use fatos, dados de pesquisas, estatísticas, citações a matérias e reportagens e outros tipos de informações que enriqueça o conteúdo e fortaleça relevante para o seu argumento.
Dessa forma, as pessoas darão mais credibilidade ao seu artigo e o algoritmo do Google vai entender esse voto de confiança e recompensar ranqueando o seu conteúdo no topo das pesquisas.
4. Aplique técnicas de Copy
Existem muitos recursos da escrita persuasiva específica para ações de marketing direto que você pode incorporar ao escrever artigos para blog a fim de criar textos mais interessantes e persuasivos.
Dentre as técnicas de Copywriting que você pode usar, as mais interessantes são:
- Ganchos de valor.
- Gatilhos mentais.
- Storytelling.
- Quebra de objeções.
- Provas sociais (depoimentos).
Apenas não se esqueça de ser sutil e aplicar esses elementos de forma natural ao longo do conteúdo.
5. Faça a revisão do seu conteúdo
É muito importante revisar o conteúdo antes de publicá-lo.
Assim que finalizar a escrita, deixe o texto (e a sua mente) descansar por algumas horas antes de seguir com a revisão.
Examine seu conteúdo para garantir não haver erros ortográficos. Também é importante fazer revisões estruturais para garantir que o conteúdo flui de maneira lógica e que está claro para o leitor.
Não se esqueça de conferir se os parágrafos estão curtos e escaneáveis e se utilizou recursos como negrito, bullet points e sublinhado para tornar a leitura mais agradável.
Confira também Não Cometa Esses 3 Erros Ao Revisar A Copy.
6. Crie uma CTA irrecusável
A CTA (Call To Action) é uma parte obrigatória em artigos de blogs persuasivos.
Nenhum redator quer que o leitor simplesmente abandone a página após finalizar a leitura.
Por isso é fundamental dar um direcionamento claro sobre qual é o próximo passo ao final do artigo.
Seja comprar um produto, se inscrever em um webinar, se cadastrar na Newsletter ou ler mais conteúdos, lembre-se apenas de ser específico sobre o que você está pedindo e usar o gatilho mental do porquê para tornar a sua CTA irrecusável.
7. Incorpore imagens e vídeos
Quando se fala em otimização de artigos, as imagens são tão importantes quanto o conteúdo.
Elas dão ao conteúdo uma aparência mais profissional e também podem ser usados para prender a atenção do leitor, quando a leitura começa a parecer cansativa.
Você pode usar imagens para motivar o leitor ou para ilustrar um ponto específico no seu conteúdo. Incorporar vídeos nativos do YouTube também são uma ótima estratégia prender o leitor por mais tempo na sua página.
8. Publique e distribua o conteúdo
Após escrever, revisar e otimizar o seu conteúdo, é hora de publicá-lo.
Se você estiver usando blogs ou redes sociais para publicar seu conteúdo, certifique-se de incluir a palavra-chave certa para garantir que seu conteúdo seja indexado e bem classificado nos resultados de pesquisa.
Também não se esqueça de distribuir o conteúdo nas redes sociais, páginas e comunidades moderadas pela marca.
Assim, você já consegue gerar visualizações no artigo enquanto os robozinhos do Google indexam a página e ela comece a aparecer de forma orgânica nos resultados de pesquisa.
Seguindo as 8 dicas acima, você poderá criar conteúdo convincente, persuasivo e eficaz.
Por isso, aplique as dicas e comece hoje mesmo a escrever artigos para escrever para o seu público-alvo e veja o quanto o seu conteúdo pode ser uma máquina de conversão de leads em clientes.
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