Não cometa esses 3 erros ao revisar a Copy

Não cometa esses 3 erros ao revisar a Copy - Quadro negro com três carinhas expressando sentimentos de alegria, indiferença e tristeza

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Alô, alô Copywriter iniciante:  quer começar com o pé direito com o cliente? Fuja a todo custo dos três erros ao revisar a Copy apresentados neste conteúdo.

A etapa de revisão é muito importante antes da entrega de um trabalho de Copy. 

É nessa fase que o Copywriter consegue mapear tudo o que “passou batido” durante a escrita das Copies e refinar o texto antes de colocá-lo no ar.

Mas o fato é que existem alguns erros de revisão que podem matar a percepção do Copywriter sobre o seu próprio trabalho e até mesmo fazê-lo questionar se ele nasceu para escrever palavras lucrativas.

Tudo o que não queremos é que você desista dessa profissão incrível por detalhezinhos bobos.

Por isso, nas próximas linhas você verá quais erros precisa evitar ao revisar a sua Copy e ainda descobrirá o tempo ideal que uma revisão deve durar.

Evite esses erros ao revisar a Copy

1° erro: Ser muito crítico

A primeira coisa que você deve evitar ao revisar a Copy é ser muito crítico.

Por que?

Ser muito crítico vai te deixar travado. Você começará a se questionar demais sobre cada detalhe do seu texto e, com isso, não vai conseguir evoluir.

Se até hoje você acreditava que “ser perfeccionista” era uma qualidade, saiba que o perfeccionismo vai impedir você de alcançar seus objetivos (financeiros ou não) na Profissão Copywriter.

É como a @robertasvl diz: “Copywriter perfeccionista fica pobre”.

Entenda que não cabe a você julgar se a Copy está boa ou não. Quem deve fazer isso é o seu cliente e os clientes do seu cliente. 

Por isso, tenha em mãos o seu checklist de revisão, respire fundo e tente não ser tão crítico consigo mesmo ao revisar a Copy. 

2° erro: Julgar se a Copy vai vender ou não

Assim como não é seu papel dizer se a Copy está boa ou não, também não cabe a você julgar se ela vai vender ou não.

Por que?

Mesmo que você seja um Copywriter experiente, tenha alguns projetos no portfólio ou mesmo tenha feito múltiplos 6 em 7, as audiências são diferentes.

Suponha que tenha feito uma pesquisa para estudar a audiência e desenhar a persona do seu cliente. Você escreverá a partir dos resultados dessa pesquisa.

Então não cabe a você determinar se a abordagem está tosca ou não. Você saberá se a sua comunicação foi assertiva após testar. 

Por isso é indispensável fazer uma boa pesquisa de mercado e persona antes de escrever.

Assim, você aumentará as chances de que a Copy impacte, conecte e converta em vendas.

3° erro: Ter medo de criar expectativas

Entre os três, esse é o maior erro que você pode cometer ao revisar sua Copy.

Muitos Copywriters iniciantes costumam dizer: “Escrevi minha primeira Copy e não vou criar expectativas para não me frustrar”. 

Acontece que se você não cria expectativas com medo de que a campanha não venda, você não vai dar 101% e ainda vai se permitir escrever de qualquer jeito.

Então é melhor aprender a lidar com a frustração e ter humildade para analisar onde foi que você errou e o que poderia melhorar do que não criar expectativas e economizar esforços para fazer dar certo.

Existe um lema que compartilhamos com os alunos APL – treinamento de Copywriting da Você Ligado – que diz o seguinte:

“Faça o certo para dar certo, até dar certo.”

É assim que você precisa encarar a Profissão Copywriter – e porque não dizer qualquer desafio da vida, não é?

Cuidado com o tempo na hora de revisar sua Copy

Antes de encerrar o conteúdo, vale registrar aqui um cuidado extra que todo Copywriter deve tomar: não exagerar no tempo de revisão da Copy.

Por que?

Se você deixar um tempo muito grande para revisar correrá o risco de “achar pêlo em ovo” – sempre achar que tem alguma coisa para melhorar – e não conseguir entregar as Copies no prazo para o seu cliente.

Por isso, separe um tempo razoável para revisar e depois não olhe mais para a Copy.

Você precisa testar para ter certeza se vai dar certo ou não e não ficar se martirizando com pensamentos sabotadores:

“Será que poderia ficar melhor?” 

“Onde é que eu poderia melhorar?”

Faz sentido para você?
Então fica o convite: participe do canal exclusivo de Copywriting da @robertasvl no Telegram para ficar por dentro dos melhores conteúdos produzidos na Você Ligado sobre esse tema.

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