“Devo escrever Copy para produtos que eu não compraria?”

Devo escrever Copy para produtos que eu não compraria? - Polegar para cima e para baixo indicando duas pessoas que discordam uma da outra

Compartilhe:

Alerta de assunto polêmico: Um Copywriter deve ou não escrever Copy para produtos que não compraria?

Neste conteúdo você entenderá o ponto de vista da @robertasvl – Copywriter, Sócia Fundadora e Especialista da Você Ligado – sobre o assunto e quais são os riscos de escrever para produtos em que você não acredita na transformação.

Vamos lá?

O que a Roberta Santos pensa sobre isso?

Afinal, o que Roberta Santos pensa sobre escrever Copy para produtos que ela não compraria? Será que ela já fez isso alguma vez?

A resposta é: sim.

Por que? 

Porque é muito mais importante acreditar na transformação daquele produto do que ser a persona, o tipo de cliente que compraria o produto ou serviço. 

A Rô já escreveu Copy, por exemplo, para quem estava endividado mesmo que nunca tenha sido uma pessoa endividada. 

Outro exemplo foi quando ela escreveu para um produto do nicho religioso, do teólogo Ivan Saraiva, apesar de não ser uma pessoa religiosa. 

Esse produto ajudava pastores e pessoas que queriam melhorar a sua oratória e passar a mensagem de Deus de forma clara e mais eloquente.

Foi complexo e desafiador, exigiu muita pesquisa, mas valeu a pena porque a Roberta acreditava na transformação daquele produto.

O ponto é exatamente esse: Para Copywriters profissionais não importa se ele é ou não a persona do produto, desde que ele acredite na transformação que o produto causa na vida das pessoas.

Você não deve escrever Copy para produtos nessa situação

“Em quais situações o Copywriter não deve escrever Copy para produtos ou serviços específicos?”

De Copywriter para Copywriter, fuja de projetos em que você não acredita que:

  • O produto é benéfico;
  • É um produto de qualidade;
  • Que entrega o que promete;
  • Que transforma de fato a vida das pessoas.

Pode até ser um nicho com o qual você se identifique, mas se não é um bom produto e você não acredita que ele entrega o que promete é melhor recusar o projeto.

Copywriting é um universo abundante de possibilidades, por isso você não precisa vender produtos que não acredita ou não gosta.

Vale mais a pena escrever para projetos alinhados com os seus valores e que trarão mais resultados. 

Se você está trabalhando em um projeto e quer demitir o seu cliente, basta ter autoconfiança e dizer:

 “Obrigada pelo projeto, até aqui funcionou muito bem, porém para mim não vai dar mais”

Se você não acredita na transformação, você não consegue vender a ideia e isso impactará a sua reputação como Copywriter. 

Então, é algo mais profundo do que somente “não gostar” de um produto ou serviço.

“Comecei agora como Copywriter, devo recusar trabalho?”

Todo início é difícil. 

Muitos Copywriters acabam escrevendo para produtos em que não acreditam porque precisam de três coisas:

  1. Dinheiro;
  2. Experiência;
  3. Portfólio.

Se essa é a sua realidade no momento, saiba que está tudo bem.

Apenas tome cuidado para não levar isso para o longo prazo.

Saiba que o mercado é muito abundante e você não precisa permanecer em um projeto que não acredita ou não gosta para conseguir viver da Profissão Copywriter e ter muito resultado.

Gostou deste conteúdo? Leia também 3 habilidades que todo Copywriter deve desenvolver para ter sucesso.

Índice

Inscreva-se em Nosso Blog

O segredo dos nossos bastidores revelados na sua caixa de entrada. É conteúdo de mentoria, só que de graça.