Quais são as habilidades que todo Copywriter deve desenvolver para de fato ter muito sucesso?
Desenvolver? Sim, você leu certo, caro leitor.
Isso porque todas as habilidades necessárias para ser um Copywriter valorizado, bem remunerado e disputado no mercado podem ser treinadas.
Então o que não pode faltar para você ter sucesso na Profissão Copywriter?
Quem vai responder essa pergunta é o Copywriter Victor Palandi.
As informações que você verá a seguir foram retiradas de um CopyTalks – um programa exclusivo para alunos do treinamento pago de Copywriting da Você Ligado: o Além das Palavras Lucrativas.
Por isso, leia o post até o final e vá anotando os insights que esse conteúdo lhe trouxer.
Essas são as habilidades que todo Copywriter deve desenvolver
1° Auto-confiança
A primeira habilidade indispensável em um Copywriter de sucesso é a autoconfiança.
O Copywriter precisa vender um produto como aquele fosse o melhor produto do mundo.
A sua Copy não pode dar margem para que as pessoas pensem “ah, esse produto é bom mas aquele outro também é”.
Não.
O Copywriter profissional senta para escrever com a mesma confiança do Leonardo DiCaprio em O Lobo de Wall Street.
Afinal, quando você não tem autoconfiança isso transparece na Copy por meio de palavras fracas e que demonstram insegurança e incerteza.
Veja um exemplo de como insegurança transparece na Copy:
“Esse produto pode…”
“Esse produto vai…”
Percebeu a diferença?
2° Gostar de vender
A segunda habilidade que todo Copywriter deve desenvolver é gostar de vender.
Na verdade, é mais que gostar.
O Copywriter precisa sentir prazer em vender, ou como diria Palandi “ter tesão por vendas”.
É sobre ver a conversão acontecer e pensar: “Holly shit, mais uma pessoa comprou”.
Se você é o tipo de pessoa que fica com vergonha ou medo de vender, saiba que essa é uma barreira que você precisa vencer para ser bem-sucedido na Profissão Copywriter.
3° Praticar, praticar, praticar
A última entre as três habilidades que todo Copywriter deve desenvolver para ter sucesso é praticar incansavelmente.
É assim que você vai ficar bom em Copy.
Encontre o tipo de Copy que você tem mais aptidão – ou seja, que mais gosta de escrever – e treine.
Por exemplo, o Paulo Maccedo gosta muito de contar histórias através das cartas de vendas.
Outros Copywriters gostam mais de escrever emails ou páginas de vendas.
Como Copywriter, você precisa saber como escrever qualquer tipo de Copy, sejam:
- Páginas de captura;
- Páginas de Checkout;
- Anúncios de Remarketing;
- Conteúdos de Instagram.
Mas é interessante encontrar o formato que mais gosta de escrever (e quer se desenvolver) para se diferenciar ainda mais.
Depois é só praticar, praticar e praticar.
Bons Copywriters andam de mãos dadas com a obsessão
Se você chegou até aqui é porque realmente deseja ter sucesso na Profissão Copywriter.
Então lá vai um segredo que ninguém te conta: Copywriters de alto nível são loucos por resultados.
Ao avaliar a conversão de uma campanha, eles começam a pensar em inúmeras formas de otimizar as Copies e vender muito mais.
Isso é o que passa na mente de um Copywriter obcecado por resultado:
“Se a mensagem X trouxe tanto em faturamento, o que aconteceria se usasse a mensagem Y ou Z?”
Dica: Ferramenta para otimizar a Copy de uma página
Reprodução: Google Optimize
O Google Optimize permite você criar um teste AB sem que você tenha que criar uma página nova do zero.
Assim, você pode editar a Copy da página direto no Optimize e automaticamente ele vai:
- Criar uma página de teste;
- Direcionar 50% dos usuários para uma página e 50% para outra.
Então, suponha que esteja em dúvida sobre qual headline vai converter mais.
Basta criar o teste lá no Optimize e verificar.
Essa obsessão faz com que o Copywriter consiga aumentar cada vez mais a conversão.
Às vezes, 5% a mais de conversão em uma determinada página do teste já significa dinheiro a mais no seu bolso.
Principalmente quando falamos de campanhas com potencial de conversão milionário.
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Um canal indispensável para quem:
- Está no digital e quer ter sucesso como um prestador de serviço;
- Tem um negócio e deseja alavancar as vendas;
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