Como é o dia a dia de um Copywriter profissional

Como é o dia a dia de um Copywriter Profissional? - Notebook, calendário, caderno, caneta, relógio e clipes espalhados sobre um fundo amarelo ouro.

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Copywriters fantásticos e onde habitam: afinal, o que tem de diferente no dia a dia de um Copywriter profissional?

Será que profissionais que ganham a vida – e se destacam no mercado – escrevendo palavras lucrativas tem uma rotina em comum?

No conteúdo de hoje você descobrirá:

  • Como um Copywriter de sucesso organiza a sua rotina;
  • Quais são as etapas do dia a dia de um Copy profissional. 

E ainda obterá uma dica quente sobre revisão de Copy que ensinamos para os alunos do nosso treinamento de Copywriting – o Além das Palavras Lucrativas (APL).

Pegue uma caneta e papel para anotar as dicas e vamos ao que interessa.

O dia a dia de um Copywriter profissional é dividido em 3 etapas

Um dos maiores benefícios da Profissão Copywriter, especialmente quando se é um Copywriter Empresário ou Freela, é a liberdade de organizar a sua própria rotina.

Isso significa que você pode escolher começar a trabalhar às 7 da manhã ou só após o almoço.

Dessa forma, as 3 etapas que você verá a seguir não tem relação alguma com horário de trabalho, mas sim com atividades em comum que todo Copywriter profissional realiza em algum momento do dia ou semana.

Veja quais são elas.

1° É por aqui que todo Copywriter começa: Pesquisa

A primeira coisa que um Copywriter profissional faz no seu dia a dia é pesquisar – e pesquisar muito.

Bons Copywriters passam 60-80% do tempo pesquisando, porque é assim que eles adquirem repertório, estimulam a criatividade e evitam bloqueios criativos

Se você não sabe como fazer uma pesquisa detalhada, recomendamos que veja este vídeo de 3 minutinhos antes de continuar a leitura deste conteúdo.

Entendido como fazer uma boa pesquisa, é hora de organizar a sua agenda diária – ou semanal, se preferir.

Defina:

  • “Vou passar a manhã inteira pesquisando e escrevendo à tarde?”
  • “Vou passar o dia inteiro pesquisando e escrever no dia seguinte?”
  • “Vou separar X dias da minha semana para pesquisar e X para escrever?”

É uma questão de preferência. 

Então fique a vontade para encaixar a pesquisa na sua rotina como achar mais conveniente. 

Lembre-se apenas que você precisa ter tempo exclusivo para pesquisar, isso é inegociável.

2° Luz, câmera, escreva!

A segunda etapa do dia a dia de um Copywriter profissional é de fato escrever. 

Então depois que você fez a pesquisa e anotou tudo no seu Arsenal de Copy, é a hora de colocar a mão na massa.

O ponto é que é muito mais simples escrever depois que você já coletou todas as informações que precisava sobre:

  • A persona;
  • O produto;
  • Nicho/Segmento.

Então tudo o que precisa fazer é sentar a bunda na cadeira, colocar o Brain.fm para tocar e focar em escrever.

3° Todo Copywriter deveria fazer isso com os seus textos

A essa altura você tem cerca de 80% do seu trabalho concluído.

O que é que falta? 

Deixar o seu texto descansar.

Recomendamos que deixe a Copy em “standy by” por um ou dois dias. 

Assim, quando você ativar o modo “Copywriter revisor” estará com a mente limpa e terá muito mais confiança de que fez um bom trabalho.

Por que é importante deixar o texto descansar antes de revisar?” 

Em hipótese alguma tente escrever e revisar ao mesmo tempo.

Além de matar a sua produtividade, tentar fazer isso fazer deixar os seus neurônios malucos.

“Mas como assim?”

O cérebro humano é dividido em duas partes:

  • Hemisfério direito: responsável pela criatividade;
  • Hemisfério esquerdo: responsável pela lógica;
Entendido como fazer uma boa pesquisa, é hora de organizar a sua agenda diária - ou semanal, se preferir.

Defina:

“Vou passar a manhã inteira pesquisando e escrevendo à tarde?”
“Vou passar o dia inteiro pesquisando e escrever no dia seguinte?”
“Vou separar X dias da minha semana para pesquisar e X para escrever?”

É uma questão de preferência. 

Então fique a vontade para encaixar a pesquisa na sua rotina como achar mais conveniente. 

Lembre-se apenas que você precisa ter tempo exclusivo para pesquisar, isso é inegociável.
2° Luz, câmera, escreva!
A segunda etapa do dia a dia de um Copywriter profissional é de fato escrever. 

Então depois que você fez a pesquisa e anotou tudo no seu Arsenal de Copy, é a hora de colocar a mão na massa.

O ponto é que é muito mais simples escrever depois que você já coletou todas as informações que precisava sobre:

A persona;
O produto;
Nicho/Segmento.

Então tudo o que precisa fazer é sentar a bunda na cadeira, colocar o Brain.fm para tocar e focar em escrever.
3° Todo Copywriter deveria fazer isso com os seus textos
A essa altura você tem cerca de 80% do seu trabalho concluído.

O que é que falta? 

Deixar o seu texto descansar.

Recomendamos que deixe a Copy em “standy by” por um ou dois dias. 

Assim, quando você ativar o modo “Copywriter revisor” estará com a mente limpa e terá muito mais confiança de que fez um bom trabalho.
“Por que é importante deixar o texto descansar antes de revisar?” 
Em hipótese alguma tente escrever e revisar ao mesmo tempo.

Além de matar a sua produtividade, tentar fazer isso fazer deixar os seus neurônios malucos.

“Mas como assim?”

O cérebro humano é dividido em duas partes:

Hemisfério direito: responsável pela criatividade;
Hemisfério esquerdo: responsável pela lógica;

Reprodução: Netscandigital.com


Quando você tenta escrever (criatividade) e revisar (lógica) ao mesmo tempo é como se você estivesse tentando fazer um carro antes sem engatar a primeira marcha.

Você estará estimulando os dois hemisférios do seu cérebro ao mesmo tempo. 

Então toda a criatividade que precisa para colocar as ideias no papel será inibida pela crítica e julgamento estimulados pelo lado esquerdo do seu cérebro.

Além disso, os seres humanos são limitados. 

Isso significa que as chances de você se perder na linha de raciocínio - aquele estado de “flow” - e consequentemente não fazer um bom trabalho são gigantes, ao tentar fazer as duas coisas ao mesmo tempo. 
Bônus: Faça com todas as suas Copies
Para tornar o processo de revisão ainda mais assertivo mostre a sua Copy para um leigo e pergunte se ele conseguiu entender o que você explicou no texto e se gerou interesse nele.

“Por que fazer isso?”

Porque se por algum motivo a pessoa tiver uma dúvida e você precisar explicar novamente o que quis dizer, significa que você precisará retomar o processo de pesquisa a fim de escrever com mais assertividade.

Quanto mais assertiva for a pesquisa, mais simples e fácil será a revisão. Logo, mais chances de a Copy converter muito em vendas.  

Por isso, se você deseja ser um Copywriter de sucesso, insira hoje mesmo essas etapas na sua rotina.

Quer saber mais sobre rotina na Profissão Copywriter? Leia também Rotina para Copywriters: 5 dicas para organizar melhor o seu tempo.
Reprodução: Netscandigital.com

Quando você tenta escrever (criatividade) e revisar (lógica) ao mesmo tempo é como se você estivesse tentando fazer um carro antes sem engatar a primeira marcha.

Você estará estimulando os dois hemisférios do seu cérebro ao mesmo tempo. 

Então toda a criatividade que precisa para colocar as ideias no papel será inibida pela crítica e julgamento estimulados pelo lado esquerdo do seu cérebro.

Além disso, os seres humanos são limitados. 

Isso significa que as chances de você se perder na linha de raciocínio – aquele estado de “flow” – e consequentemente não fazer um bom trabalho são gigantes, ao tentar fazer as duas coisas ao mesmo tempo. 

Bônus: Faça com todas as suas Copies

Para tornar o processo de revisão ainda mais assertivo mostre a sua Copy para um leigo e pergunte se ele conseguiu entender o que você explicou no texto e se gerou interesse nele.

“Por que fazer isso?”

Porque se por algum motivo a pessoa tiver uma dúvida e você precisar explicar novamente o que quis dizer, significa que você precisará retomar o processo de pesquisa a fim de escrever com mais assertividade.

Quanto mais assertiva for a pesquisa, mais simples e fácil será a revisão. Logo, mais chances de a Copy converter muito em vendas.  

Por isso, se você deseja ser um Copywriter de sucesso, insira hoje mesmo essas etapas na sua rotina.
Quer saber mais sobre rotina na Profissão Copywriter? Leia também Rotina para Copywriters: 5 dicas para organizar melhor o seu tempo.

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