Entenda como as mudanças no IOS 14 vão impactar o Tráfego Pago

Entenda como as mudanças no IOS 14 vão impactar o Tráfego Pago - Ilustração de um iPhone sobre um fundo gradiente azul

Compartilhe:

Recentemente a Apple divulgou uma série de mudanças no IOS 14 – no sistema operacional móvel da Apple.

Acontece que essas mudanças vão impactar diretamente a vida do Gestor de Tráfego Pago – o profissional responsável por distribuir anúncios na internet através de ferramentas como:

  • Facebook ADS;
  • Google ADS.

O objetivo deste conteúdo é mostrar como essas mudanças no IOS 14 vão impactar o mercado de Tráfego Pago no Brasil e que todo Gestor de Tráfego precisa saber.

Aproveite a leitura. 

Quais são as novas mudanças no IOS 14?

Fato é que as mudanças no IOS 14 não impactaram somente usuários de iPhone. 

IOS 14, na verdade é um nome que o Facebook atribuiu para novas políticas de privacidade que foram obrigados a adotar por causa de uma série de situações externas.

Por exemplo, o Facebook está sendo processado por muita gente lá nos EUA, por causa dessas questões de privacidade.

A Apple viu nessa situação uma oportunidade para criar uma estratégia para se impulsionar e “boicotar” o Facebook através da atualização do IOS 14.

Mas como?

A gigante norte-americana deu poder para o usuário decidir se ele quer ser rastreado na internet ou não.

Essa pequena variável foi suficiente para neutralizar a força do Facebook, afinal é com anúncios que a empresa mais lucra.

Quais são as novas mudanças no IOS 14 - Reprodução do título de um matéria da Valor Econômico com o título "Facebook ganha mais com anúncio"

Reprodução: Valor Econômico

Então você deve imaginar o impacto que essa mudança no IOS 14 terá sobre a receita da empresa bilionária do Zuckerberg. 

É assim que as mudanças no IOS 14 vão impactar o trabalho do Gestor de Tráfego Pago 

Mas o que de fato muda agora para o Gestor de Tráfego Pago? 

Ele encontrará uma dificuldade maior em popular um pixel, por exemplo?  

É exatamente isso.

O pixel é um cookie, ou seja, um código que o servidor do site onde está o pixel injeta no navegador do usuário.

O ponto é que influenciados por esse movimento encabeçado pela Apple navegadores como Mozilla e Opera, por exemplo, estão banindo o uso de cookies. 

Raciocine, se o Facebook não consegue instalar um cookie no navegador de alguém, como é que ele vai rastrear um IP para incluir pessoas dentro de uma campanha de remarketing?

Outro ponto é que por causa dessas mudanças agora empresários precisam ter uma empresa verificada no Facebook, domínios verificados.

Consequência lógica: o amadorismo no Tráfego Pago morreu.

Agora o Facebook terá um prazo bem estendido para registrar os resultados das campanhas e não mais de forma instantânea.

Isso significa que agora vai demorar um pouco mais para contar, por exemplo, as conversões em uma campanha. 

Essas foram algumas das alterações, as principais, pelo menos, e que vão impactar diretamente o trabalho do gestor de tráfego pago. 

Outro impacto significativo – específico para usuários de iPhone –  é que se eles decidirem não ser mais rastreados, caso converta em um site, o relatório do Facebook Ads não vai conseguir identificar se esse usuário converteu na campanha ou não.

Com isso, fica difícil identificar a origem da venda. 

Logo o gestor não vai conseguir saber o que otimizar, refazer ou replicar. Afinal, será difícil traquear o movimento da pessoa ao longo da estratégia.

Será o fim do Tráfego Pago?

A pergunta que não quer calar: 

“Se o banimento de cookies ganhar força, será o fim do tráfego pago? Como muitos gurus andam dizendo por aí…”

A resposta é não.

Por que o Facebook não deixou barato.

Na mesma hora popularizou a solução para isso que é a Page Conversões – um mecanismo que não dispensa a instalação de cookies nos navegadores.

Agora toda essa informação fica guardada no servidor do site e é redirecionada para dentro do Facebook.

E você? Quais foram suas impressões sobre as mudanças no IOS 14? 

Compartilhe com a gente nos comentários desse post.

Índice

Inscreva-se em Nosso Blog

O segredo dos nossos bastidores revelados na sua caixa de entrada. É conteúdo de mentoria, só que de graça.