Como criar Copy para legenda no Instagram que pesca o público

Como criar Copy para legenda no Instagram que pesca o público

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Engana-se quem pensa que a comunicação persuasiva se aplica apenas a anúncios e páginas de vendas.

Essa é uma habilidade mais do que bem vinda também nos conteúdos e legendas de posts no Instagram.

Isso porque a internet virou um campo de batalha pela atenção do público.

O que significa que para fazer um conteúdo se destacar é preciso fazer mais do que preparar um bom conteúdo, é necessário garantir que ele seja persuasivo.

Caso contrário, ele simplesmente vai passar batido e ser ignorado pelo público.

Nos próximos parágrafos você vai entender o passo a passo para escrever copy para legenda no instagram que atrai o público e gera engajamento.

Leia até o final!

Por que usar persuasão no Instagram

O tempo que define se um conteúdo vai morrer ou ser lido no feed do instagram é de 3 segundos.

O que significa que, embora publicar nunca tenha sido tão fácil, ser notado nunca foi tão difícil.

Isso porque a oferta de conteúdo nas redes é muito maior que o número de usuários, o que fez o feed virar um campo de batalha sangrento onde conteúdos disputam atenção.

E só há um jeito de vencer essa guerra.

Criar um mecanismo que garante que os seus posts:

  1. Sobrevivam a regra dos 3 segundos.
  2. Sejam compartilhado antes mesmo de serem lidos
  3. Gerem tanta curiosidade que o público não resista ao clique.

A boa notícia é que isso já existe e tem nome.

São os anzóis ou ganchos de valor.

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3 elementos de um gancho de valor 

O gancho de valor é um mecanismo baseado em fundamentos de Copywriting que tem o objetivo de pescar a atenção do maior número de pessoas possível com o conteúdo mais simples possível.

Para alcançar esse objetivo, um bom anzol sempre combina 3 elementos simples.

1 – Um título irresistível

O título é a isca do anzol. 

Por isso, ele deve ser simples, marcante e causar uma coceira mental nas pessoas a ponto de obrigá-las a ler o seu post.

O melhor de tudo é que você não precisa queimar neurônios bolando um título hiper criativo.

Às vezes, um bom título pode ser mais óbvio do que você imagina.

2 – Visual impactante

Usar recursos de design que traduzir o seu título para a linguagem visual e vice-versa torna o seu gancho mais valioso, simples e muito compartilhável.

Afinal, uma imagem pode ter vários títulos e um título várias imagens.

Na legenda do post, por exemplo, esses elementos podem ser traduzidos na forma de emojis ou mesmo do uso estratégico e cuidadoso da CAIXA ALTA.

3 – Vieses cognitivos

Vieses são os gatilhos mentais que vão fazer o seu gancho despertar a curiosidade e os sentimentos do público.

Ao criar um gancho no título, você fica livre para brincar com:

  • Frases de impacto
  • Bordões
  • Ditados populares
  • Contrassensos.

O céu é o limite em relação às suas possibilidades.

O importante é ter sempre em mente que quanto mais informação houver no seu conteúdo, menos atenção ele tende a atrair na regra dos 3 segundos.

O que significa que vale muito mais a pena criar bons anzóis do que perder tempo pensando em boas ideias de conteúdo.

Mais recursos de Copy para legenda no Instagram

Após pescar a atenção do público no título – a primeira frase do post ou da legenda – é hora de manter a pessoa interessada e fazer com que ela interaja com o conteúdo de alguma forma.

Para isso, há outros recursos de Copy para legenda no Instagram que você pode e deve usar para alcançar esse objetivo.

Histórias

Contar histórias nas legendas é uma das maneiras mais assertivas de fazer quem está do outro lado da tela se conectar com a mensagem e, consequentemente, ler até o final.

Para isso, você não precisa criar um textão. 

O Storytelling pode ser encaixado até mesmo em um único parágrafo.

O ponto mais importante é se lembrar que mesmo que conte uma história sobre você ou a sua marca, o leitor não deve ser tratado como um mero espectador.

Ele precisa ser trazido para o centro da sua narrativa.

Em outras palavras, isso significa que a pessoa precisa tirar algo prático para a vida dela a partir da sua história.

Veja um exemplo de como a @robertasvl, fez isso no perfil dela com esse post:

Dores e sonhos

Toda copy para legenda no instagram precisa fazer o público se identificar com a mensagem.

Acontece que o meio de fazer isso é através é pulverizar dores e sonhos específicos na sua audiência nas legendas.

É isso o que marqueteiros fazem ao escrever aqueles “posts motivacionais” contando como eles saíram de uma situação de muitas privações para uma vida de abundância financeira.

Esse tipo de conteúdo engaja porque as pessoas se identificam com os problemas que o expert apresentou e alimentam seus próprios sonhos a partir da história dele.

Ou você acha que eles só escrevem isso para inflar o próprio ego?

Bullet points

O Instagram não foi pensado como um lugar para se compartilhar textos, por isso as legendas são quase que descartáveis hoje em dia.

Quase.

Se o seu conteúdo tiver um bom gancho de valor, as pessoas vão querer ler o que você escreveu na legenda.

Por isso, é preciso tomar as devidas precauções para que a leitura seja o mais agradável possível.

Afinal de contas, quem nunca sentiu preguiça ao apertar o “Ler mais” e se deparar com aquele blocão de texto?!

Nessa hora, use emojis para criar bullet points na sua legenda.

Além de facilitar a compreensão do texto, os bullet points trazem escaneabilidade para a legenda, tornando a mensagem menos cansativa ao olhar do leitor.

Veja só a diferença de uma legenda com e sem bullet points:

Qual te chama mais atenção? Percebe? Agora replique isso ao escrever Copy para legenda no Instagram.

CTA

Não existe copy sem CTA, isso significa que ao final do seu texto, é preciso sempre instigar o leitor a interagir de alguma forma com o conteúdo.

Mas não adianta pedir para ele curtir, comentar, salvar e compartilhar.

Embora Copywriting não seja uma ciência exata, existem 3 regrinhas que você precisa seguir, se deseja que a sua CTA seja realmente persuasiva.

1 – Dê um único comando

Quando você pede pro leitor fazer um monte de coisa ao mesmo tempo, a grande probabilidade é que ele fique confuso e não faça nada.

Por isso, peça uma única ação em cada conteúdo. Se você quer que ele comente, estimule isso e apenas isso.

2 – Seja específico

Diga claramente o que você quer que a pessoa faça. O seu objetivo é facilitar a tomada de ação, para que ela não tenha que pensar muito para responder ao seu comando.

Por exemplo, ao invés de usar a CTA “comente o que você achou do post”, use “deixe um 💛 para eu saber que você gostou do post”.

Isso vai te ajudar a conseguir mais reações nas suas postagens.

3 – Use o porque

As pessoas são mais propensas a agir quando tem uma razão para fazer isso.

Por isso, ao pedir qualquer interação explique o porquê a pessoa deve fazer aquilo, dê uma razão para aquela tomada de ação.

Exemplo:

“Não esqueça de salvar o post para consultar essas referências depois

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