O comércio eletrônico abre muitas portas para aqueles que buscam formas mais flexíveis de ganhar dinheiro investindo pouco.
Novas profissões surgiram no marketing, bem como novas modalidades de empreendimentos, um deles é o dropshipping.
Se você ainda não entende bem o que é dropshipping, quanto dinheiro dá pra fazer com isso e o que é preciso para iniciar nesse ramo, está no lugar certo.
Nos parágrafos a seguir você descobrirá tudo sobre esse jeito de fazer dinheiro no marketing digital.
Leia até o final.
O que é dropshipping?
Antes de mostrar como, cabe esclarecer o que é dropshipping, de fato.
O dropshipping é um modelo de negócios online que libera o comerciante de arcar com os custos da logística de entrega dos produtos adquiridos pelo consumidor final.
Aqui, basicamente o comerciante atua como um moderador no processo de compra e vendas.
Ele utiliza seu site como uma vitrine para expor produtos de diversos fornecedores ao redor do mundo.
Sites como Shopee, Madeira Madeira e Amazon são exemplos de lojas que operam na modalidade dropshipping.
Como funciona o dropshipping?
A lógica de funcionamento do dropshipping é muito simples e se divide em co-responsabilidades entre fornecedor e vendedor com o objetivo de proporcionar ao cliente final uma experiência encantadora.
Basicamente, são três etapas:
- O cliente faz o pedido na loja virtual do vendedor;
- O vendedor retira a sua comissão sobre a venda e repassa o pedido ao fornecedor;
- O fornecedor envia o produto ao cliente.
O processo termina quando o cliente recebe o produto.
Mas, caso haja necessidade de troca ou devolução, a operação também é feita dentro do site do vendedor, que encaminha a solicitação ao fornecedor que dá sequência a logística reversa.
Vantagens do dropshipping
A grande vantagem do dropshipping é que nele o lojista não tem que se preocupar em gerenciar estoques, entregas ou devoluções de mercadorias.
Todo esse custo de operação é retirado das suas costas e recai sobre o fornecedor.
Logo, é um modelo de negócio muito atraente, pois não exige grandes investimentos para ser mantido.
Além disso, é possível trabalhar com fornecedores nacionais e internacionais, o que te dá a vantagem de ter um mix bem diversificado de produtos no seu site.
Outra grande vantagem é que no dropshipping não há o problema do estoque ocioso, onde você tem vários produtos parados sem saída e gerando custo para a empresa.
Por fim, há um enorme potencial de escala dos ganhos sem o aumento equivalente dos custos operacionais.
Isso significa que você lucra mais, gastando menos com mão de obra, estoque e estrutura de operação.
Os maiores riscos do dropshipping
É claro que nem tudo são flores.
Por isso, é importante que você conheça alguns riscos que o dropshipping oferece antes de decidir experimentar esse modelo de negócio.
O primeiro risco é o vendedor ser inteiramente responsável por qualquer problema com a compra e entrega dos produtos, ainda que não tenha controle direto sobre isso.
Isso faz com que a escolha de fornecedores confiáveis seja ainda mais rigorosa.
Outro ponto é que pode haver uma margem de lucro reduzida, se comparado ao modelo tradicional de e-commerce, por exemplo.
Isso se deve ao fato de o vendedor não controlar o processo de compra do produto e acabar ficando dependente da precificação de terceiros.
Além disso, no dropshipping, os prazos de entrega costumam ser bem maiores, o que pode acabar frustrando e deixando os clientes insatisfeitos.
Isso torna necessário também que o seu atendimento ao cliente seja ainda mais encantador, para compensar esse descompasso com o prazo de entrega.
Responsabilidades do vendedor de dropshipping
Como você viu acima, a maior função do vendedor de dropshipping é de intermediar o processo comercial.
Na prática, isso requer a execução das seguintes funções estratégicas, como:
1 Ter uma loja virtual
O site (ou loja virtual) é a vitrine online dos produtos, logo este é um dos elementos mais importantes dentro de uma estratégia de dropshipping.
É através dessa plataforma que você irá:
- Hospedar produtos;
- Receber os pagamentos;
- Gerenciar pedidos;
- Enviar remessas de pedidos aos fornecedores;
- Acompanhar o processo de compra.
2 Precificar os produtos
A segunda responsabilidade que o vendedor de dropshipping possui está relacionada à precificação dos produtos.
Aqui, é essencial que os preços sejam atribuídos de forma estratégica, para te garantir uma boa margem de lucro ao mesmo tempo em que é atrativo para o consumidor.
3 Atrair e atender clientes
De nada adianta ter uma loja virtual se ninguém sabe disso, certo?
Isso significa que como vendedor, também é sua responsabilidade garantir que os seus potenciais clientes encontrem a sua loja na internet..
Isso significa que você vai precisar dominar Copywriting – uma habilidade valiosíssima no marketing digital que vai garantir que você se comunique com as pessoas de forma persuasiva e gere nelas interesse pelos seus produtos e serviços.
Além disso, também será necessário atender, responder e tirar dúvidas dos clientes dentro da sua plataforma de vendas, de forma que as pessoas sintam confiança em comprar de você.
O objetivo é criar um relacionamento íntimo com os clientes, para que eles voltem e comprem de você mais vezes.
4 Monitorar a operação do início ao fim
Embora não seja responsabilidade do vendedor preparar e despachar encomendas, a venda não acaba no momento em que o cliente passa o cartão.
Isso significa que o vendedor precisa monitorar a operação do início ao fim, até a entrega da mercadoria.
Quanto se pode ganhar com dropshipping
Não existe um limite para quanto se pode ganhar fazendo dropshipping, afinal depende de quais produtos e fornecedores você escolhe trabalhar.
Mas, via de regra, a margem de lucro no dropshipping varia entre 15% a 45%, podendo chegar até a 100%, para alguns fornecedores.
Isso porque há uma concorrência acirrada quando se fala em venda de commodities no comércio eletrônico.
Isso significa dizer que basicamente o que diferencia uma loja da outra é o preço, por isso a estratégia mais comum é jogar o preço lá embaixo para atrair mais clientes.
O que precisa ficar claro é que há inúmeras possibilidades de fazer dinheiro online hoje, sem que você precise se levantar do sofá. Dropshipping é uma delas.
Agora, se o seu objetivo é maior do que fazer uma renda extra na internet, se procura carreiras séries, lucrativas e duradouras no marketing digital, confira quais são as 7 profissões do marketing digital para atuar em 2023.